SaborIntenso.com
Publicado a 08-02-2011, 19:41
por Nárwen
Receita de Frango Marroquino
Cozinha Internacional (Marroquina)

Citação:
A requintada gastronomia marroquina é pródiga na combinação de sabores: legumes e frutos secos, especiarias perfumadas, carnes soberbamente condimentadas, peixes e mariscos delicadamente preparados...
Este é o prato de eleição da minha mãe, ela adora a gastronomia de Marrocos. E eu concordo plenamente com ela, é um dos meus pratos favoritos. Só de me lembrar daquele saborzinho adocicado e suave das tâmaras, das ameixas... a desfazerem-se na boca...

Ingredientes para 6 pessoas:
  • 1 frango cortado aos pedacinhos e sem peles
  • 1 dl de óleo/azeite
  • 2 colheres de sopa de mel (bem cheias)
  • 2 colheres de sopa de coentros em pó
  • 1 cebola média picada
  • 1 colher de chá de canela
  • 1 colher de chá de açafrão
  • 1 colher de chá cominhos
  • 1 colher de chá gengibre em pó
  • 100 g de ameixas secas
  • 60 g de passas
  • 50 a 100 g de tâmaras
  • 50 g de amêndoas torradas
  • 1/2 limão cortado em gomos
  • sal e pimenta q.b.
Preparação:

Num recipiente pequeno coloque água e junte-lhe as passas, demolhando-as por 5 minutos.
Num pratinho coloque as amêndoas palitadas e leve ao microondas por 1 minutos, ou menos, para que torrem.
Reserve ambos.
Numa caçarola anti-aderente deite o óleo, o mel, a cebola bem picada, o gengibre, a canela, o açafrão e os cominhos.
Leve ao lume e deixe ferver 2 minutos.
Coloque o frango em pedaços, os coentros, o sal e a pimenta.
Deixe refogar mais 4 minutos.
Junte as passas, as ameixas e as tâmaras, tape, e, sobre lume brando, deixe cozinhar aproximadamente 45 minutos, mexendo com alguma frequência para que as especiarias não queimem.
Assim que passar este tempo e a carne estiver tenra mexa bem, rectifique o sal, adicione o limão em gomos (com casca) e as amêndoas previamente torradas (leve-as ao microondas por 1 minuto e potência média).
Tape, apague o lume e deixe repousar durante 10 minutos.
Sirva com cuscus (eu também sirvo com arroz branco e fica igualmente bom).


FOTOS: Nárwen
Fotografias
Frango Marroquino-dsc04281.jpg   Frango Marroquino-dsc04284.jpg  
  #1  
Antigo
08-02-2011, 19:50
2
Tem óptimo aspecto. E deve se delicioso.
Beijinho
08-02-2011, 20:01
3
Hum eu tambem gosto dessas receitas de Marrocos,com as espiciarias,fica o preparado com um paladar excelentissimo.
Obrigada Narwen por essas maravilhas.Bjinho!
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®