SaborIntenso.com
Publicado a 26-01-2011, 21:48
por Nárwen
Receita de Porco Caramelizado (Thit Heo Kho) - Vietname
Cozinha Internacional (Vietname)

Citação:
A gastronomia vietnamita é um estilo de cozinha muito saudável em que muitos dos seus pratos têm uma tradição vegetariana influenciada por valores budistas e chineses.
A maioria dos pratos tem como base o molho de peixe, molho de soja, arroz, ervas frescas, frutas e legumes. E quase todas as receitas vietnamitas utilizam uma grande variedade de ervas, incluindo a erva-cidreira, hortelã, hortelã vietnamita, coentros e o manjericão tailandês, entre muitas outras.
As carnes mais utilizadas são a de vaca, porco, frango e também usam muitos peixes e vários tipos de frutos do mar.
No entanto, o gastronomia do Vietname teve grande influência chinesa e francesa e é devido a tal que surgiram pratos picantes, doces e agridoces.

Ingredientes para o Molho de Caramelo:
  • 1/4 de chávena de água fria
  • 3/4 de chávena de açúcar
  • 1/4 de chávena de água quente
Para o Porco:
  • 300 gramas de carne de porco, cortada em pedaços pequenos (cubinhos, tirinhas...)
  • 3 colheres de sopa de molho de peixe vietnamita (ou tailandês - à venda em hipermercados)
  • 3 colheres de sopa de água
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de sopa de caramelo (aquele que fará)
  • Sementes de sésamo q.b.
  • Sal e pimenta q.b.
Preparação do Molho de Caramelo:

Numa panela pequena coloque a água fria e o açúcar, deixe aquecer em lume médio/alto, mexendo bem.
Deixe ir fervendo, mexendo de vez em quando, tendo atenção à cor do líquido.
Passados uns poucos minutos começará a ver a cor a mudar, ganhando um tom amarelado.
A partir daqui tem de ter atenção (é muito fácil deixar queimar e estragar o caramelo).
Espere até que a a cor seja dourado escuro (mais escuro que o mel) e nessa altura junte, com muito cuidado, a água quente (cuidado para não se queimar porque irá borbulhar bastante).
Mexa mais um pouco até que o borbulhar quase desaparecer e obter um caramelo dourado e suave.
Retire do lume e reserve.

Preparação das Sementes:

Deve torrar as sementes de sésamo levando-as ao forno (bem espalhadinhas) a 200º durante cerca de 12 minutos, provavelmente também dará para torrar no microondas (ou pode comprar as sementes ja torradas).
É importante que as sementes sejam torradas pois estas assim têm um sabor muito mais intenso e são essenciais neste prato.

Preparação do Porco Caramelizado:

Corte a carne de porco em cubinhos ou tirinhas e tempere com sal e pimenta (atenção ao sal porque o molho de peixe é salgado).
Coloque um wok ao lume e nele coloque os pedacinhos de porco, o molho de peixe, a água, o açúcar e o caramelo (se entretanto o caramelo tiver solidificado, aqueça-o levando-o novamente ao lume até voltar a ficar líquido, nesse momento coloque-o no wok).
Deixe ferver em lume médio, mexendo sempre.
Após uns minutos, o molho começará a borbulhar aparentando um aspecto caramelizado.
Enquanto que os pedacinhos de porco irão mostrar um tom dourado enquanto a carne cozinha.
Entretanto junte mais um pouco de caramelo se achar necessário.
Deixe ao lume até o porco estar cozinhado e o molho ter um aspecto acetinado.
Retire do lume e corrija o sal e a pimenta, se for necessário.
Espalhe as sementes de sésamo sobre o cozinhado e mexa bem.
Sirva com arroz basmati.


FOTO: Nárwen
Fotografias
Porco Caramelizado (Thit Heo Kho)-eu-fiz-porco-caramelizado-thit-heo-kho-vietname-vietname..jpg  
Quem Fez
Carvalhovzky
  #1  
Antigo
27-01-2011, 08:59
2
Nárwen
Amei a receita!
Obrigada e Beijinhos
27-01-2011, 16:11
3
Tanto caramelo tanto sol...
Peguei brinquei meti-te na cesta
ris e das-me a volta à cabeca...
27-01-2011, 18:27
4
Postado Originalmente por glutao Ver Post
Tanto caramelo tanto sol...
Peguei brinquei meti-te na cesta
ris e das-me a volta à cabeca...

UAU! A receita até tem direito a música e tudo...

Muito original da tua parte, fiquei surpreendida .
Beijinhos

P.S: Tenho uma outra receita vietnamita que também é caramelizada mas ligeiramente diferente desta e é confeccionada com frango.
27-01-2011, 18:29
5
Postado Originalmente por Nárwen Ver Post
UAU! A receita até tem direito a música e tudo...

Muito original da tua parte, fiquei surpreendida .
Beijinhos

P.S: Tenho uma outra receita vietnamita que também é caramelizada mas ligeiramente diferente desta e é confeccionada com frango.
É de vez em quando, saio-me com estas.
 

LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®