SaborIntenso.com
Publicado a 04-11-2011, 20:30
por Dolphinya
Boas a todos,

Venho aqui expor uma dúvida pois talvez alguém me possa ajudar !!!

Hoje em dia no mercado português tenho-me deparado com uma basta gama de farinhas de trigo:

* Tipo 65;

* Tipo 55;

* Com ou sem fermento;

* Etc.

Tenho visto que estas de marca branca são bem mais acessíveis (em termos de preço) que as de marca conhecida. E queria saber qual a diferença entre estes tipos de farinha que feri nos ítens??? cada tipo serve para quê? E quais as que devo comprar? etc.


É que fiquei mesmo sem saber as diferenças e quais as que comprar .

Por exemplo: para os croissants da Neuza - qual tipo de farinha devo usar???
E para confeccionar bolos - qual, em norma, a mais indicada????
  #1  
Antigo
04-11-2011, 20:40
2
Penso que nos vídeos, a Neuza utiliza sempre a 55, mas depois confirmo-te. Não sei as diferenças.
04-11-2011, 20:49
3
Olá!
Farinha de trigo:
- T55 é a de moagem super-fina, para bolos (a farinha para bolos é T55 com fermento) e também serve para pão.
- T65 é a de moagem fina, melhor que a 55 para pão
- T80/T110 é a de moagem semi-integral
- e a T150 é a integral.

Para bolos pode-se usar a T55 juntando fermento tipo royal, para pão tanto a 55 como a 65 servem, juntando fermento biológico.
Na máquina do pão já usei tanto uma como outra sem problemas!

Espero ter ajudado
06-11-2011, 16:42
4
Tipos de Farinha

Pode conseguir melhores resultados nos seus cozinhados, utilizando a farinha mais adequada a cada preparação.

TIPO 45 - FARINHA FLOR

A Farinha Flor ou Farinha de Trigo tipo 45, é a farinha mais refinada e branca de toda a nossa oferta de farinhas.
É ideal para confecção de doçarias como o pão-de-ló ou tortas, pois dá origem a doces muito fofos e de qualidade extrema.


TIPO 55- FARINHA SUPER-FINA



A Farinha Super Fina tipo 55, é das farinhas mais utilizadas na culinária caseira. É especialmente indicada para a confecção de bolos, bolinhos, tartes, pastéis, massas levedas, entre outras.




TIPO 65 - FARINHA FINA

A Farinha tipo 65, farinha fina é a mais utilizada na panificação, caseira ou industrial. O pão branco é o pão que mais se produz a partir desta farinha. Mas não é só para pão que a farinha serve, poderá também, preparar bolos, tartes ou pastéis.




TIPO 80 - FARINHA SEMI-INTEGRAL

As farinhas tipo 80 e 110 e as semi-integral são utilizadas na panificação industrial e caseira. Óptimas para confeccionar pão semi-integral, que constituem parte fundamental numa dieta equilibrada e saudável.



TIPO150 - FARINHA INTEGRAL

A Farinha de Trigo tipo 150 ou farinha integral é muito utilizada na industria da panificação. Constitui parte fundamental de uma dieta saudável, dando origem a um pão rico em sementes, de textura compacta e mais escura. A sua utilização é cada vez mais frequente em bolos de fruta, bolachas, pastéis e outras confecções culinárias.


FARINHA AUTOLEVEDANTE
As autolevedantes são aquelas às quais se adicionou fermento químico. Indicadas para um melhor resultado na confecção de bolos, massas leves e arejadas.

Fonte: Lusitana.pt
10-11-2011, 14:55
5
Cara amiga , a farinha tipo 55 é a indicada para todo o tipo de pastelaria e a tipo 65 para todas as massas levedas ou digamos receitas de padaria a diferença consiste no tipo de moagen e força da farinha (gluten e enzimas ).espero ter ajudado .
 

LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®