SaborIntenso.com
Publicado a 27-05-2011, 10:02
por ecfmadeira
Olá, Bom dia a todos.

Ontem decidi fazer pela primeira vez a tarte de limão merengada, tinha massa folhada marca continente, e foi isso que usei como base.
Só que em vez de usar uma tarteira utilizei uma forma redonda amovível. Forrei esta com a massa, piquei com um garfo de forma a não empolar.. e coloquei no forno pré-aquecido a 180º.
Minutos depois de a ter colocado, a massa do fundo começou a empolar, abri o forno e espetei com o garfo afim de sair o ar e esta voltar "ao normal"... a massa em volta, desceu totalmente, em fez de assar e ficar com paredes altas.
Enfim, fiz o recheio. A lata de leite condensado (não era do já cozido), as gemas, sumo de limão, raspas, gemas... etc e bati tudo muito bem.
Entretanto a massa folhada já estava no ponto e retirei a forma e deitei o recheio e levei tudo de novo ao forno.
Comecei a fazer o merengue (com clares das gemas que tinha da hora e mais umas que tinha congeladas.. ou seja estavam geladíssimas)... depois voltei a retirar a forma e o recheio já estava consistente, coloquei o merengue e voltou tudo ao forno.

O merengue já estava bem dourado, e retirei a forma.
Assim que coloquei em cima da bancada passado um pouco começa a escorrer uma águadilha da tarte.
Fiquei parva a olhar para aquilo... mas de onde vinha aquela água?!
A massa folhada mais parecia uma papa autêntica em algumas partes...entre o recheio e o merengue estava uma parte líquida.
Ora mas então, se fiz tudo por partes e tudo me pareceu consistente a seu tempo, onde é que falhei?!


Não sei se é do meu forno, (pré-aquecido a 180º e depois ainda aumentei um bocadinho mais)... se da massa folhada que não presta para o tipo de base que a tarte quer... se foi o facto de ter claras frescas e outras fresquissímas... houve choque de temperatura?!
Não entendo.. só sei que não gostei, e não correu minimamente bem...

Alguém me pode explicar melhor, onde errei?

Gostava de voltar a repetir a experiencia, mas pra proxima faço base ou com massa quebrada ou de bolacha e manteiga.. mas o receio daquela águadilha voltar a aparecer.. não me agrada nada.... andar a fazer experiência, gastar dinheiro e depois deitar tudo fora.

A quem me puder esclarecer eu agradeço! Obrigada!
  #1  
Antigo
27-05-2011, 11:13
2
Olá,

Em relação à massa é preciso ter atenção pois se usar a forma alta a massa com o calor vai derreter e a parede acabam por descair. Para a próxima pica a massa com o garfo de maneira que este atravesse a massa toda.
Em relação ao merengue, as claras não ficaram bem batidas.

Beijinhos
27-05-2011, 13:52
3
Olá Ecfmadeira, um truque que uso para assar so as bases de massa folhada é depois de a colocar na forma e picar, coloque por cima uma folha de papel de aluminio sem pressionar muito e por cima da folha leguminosas secas (por exemplo feijao) e vai ao forno o tempo que precisar. espero que o truque lhe seja util. quanto a tal agua sinceramente nao sei o que pode ter sido mas a Neuza deve ter razao as claras podem nao ter ficado bem batidas.
27-05-2011, 16:01
4
Obrigadas pelas respostas.

Vou tentar faze-la de novo e vou ter muito em consideração as vossas respostas!

Beijinhos ás duas!
 

LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®