Cerveja? O que é? | SaborIntenso.com
SaborIntenso.com
Publicado a 08-05-2009, 11:01
por Tiago L. Dias
Cerveja, jola, ampola, bejeca, loirinha etc...

Uma cerveja é qualquer uma das variedades de bebidas alcoólicas produzidas pela fermentação de matéria com amido, derivada de cereais ou de outras fontes vegetais. As fábricas de cerveja e de algumas outras bebidas alcoólicas são geralmente chamadas de cervejarias (breweries, em inglês). Em termos históricos, a cerveja era já conhecida pelos sumérios, egípcios e mesopotâmios, desde pelo menos 4 000 a.C. Como os ingredientes usados para fazer cerveja diferem de acordo com o local, as características (tipo, sabor e cor) variam amplamente.
E muito importante, a cerveja faz bem á saude! (em doses não muito exageradas...)
Vão lá ver se ali na Alemanha na Baviera onde existe o maior consumo de cerveja no mundo (142 litros/ano por habitante), se a malta não é saudavel,
e não anda sempre contente...

Bom mas voltando ao importante, a cerveja é feita de:
Água, Malte, Lúpulo, Açúcar e Levedura, (acho que está tudo)

E em que paises temos boa cerveja? ui... depende dos gostos claro,
mas aqui fica a minha opinião:

As melhores:
-Portugal, claro, apesar de ser um pais com pouco mais de meia duzia de marcas, temos boas cervejas.
-Alemanha, já provei ai umas 15 apesar de nunca ter ido á Alemanha, são todas boas!
-Reino Unido, tem boas cervejas, UK não é só a terra da Guinness, fazem por lá muitas cervejas boas, é talvez onde a cerveja é mais cremosa.
-Republica Checa, terra da pilsner, aqui fazem cerveja muito boa, talvez dos melhores paises para se beber uma boa "jola". Já lá estive e assim fora do centro apanhei cerveja boa a +/- 30 centimos...
e mesmo no centro de praga bebemos cerveja sem ficarmos de bolsos vazios.

Os piores:
- Italia não sei se é por ser o pais na europa que menos consome e não terem grande tradição, mas as que já provei não são grande espigarda.

O que para mim é mau e que para muita gente é bom
- Belgica (ui aqui pode haver muita gente a dar-me um tiro) - temos aqui 2 cervejas que se bebem, mas de resto, do que já provei, ou são doces, ou tem traves completamente estranhos, 2 delas nem consegui beber.
  #1  
Antigo
08-05-2009, 11:49
2
Parece que os checos são os que bebem mais cerveja, mais de 150L por pessoa por ano, pelo menos em 2004.

Pessoalmente também não gosto muito de cerveja doce, mas há uns anos quando começaram aparecer as superbook green e do género, começou a ver-se muito mais mulheres a beber cerveja.

O que bebo agora: Sagres Mini e SuperBook 33, sabem-me sempre bem .

Das que gostei estrangeiras BUD Americana, pena cá ser tão cara. Quando fui ao Brasil, rodei uma data delas, Brahma, SKOL, Antarctica, gostei de todas.
08-05-2009, 13:04
3
Sim as cervejas brasileiras também me parecem boas, mas só provei 1 e gostei, por isso não falei no brasil por apenas conhecer 1.

A Bavaria é a zona no mundo inteiro que mais consome por ano, pelo menos é o que li em mais sites e faz todo o sentido, na Alemanha o teor alcoolico é mais fraco que em outros paises, nomeadamente na Rep. Checa, o que torna mais facil o numero subir.
Mas por exemplo Portugal tambem entra para os numeros, na altura da queima das fitas, Coimra bate records... mas enfim... beber é por prazer e não para os numeros.

Ainda em relação ás cervejas do Brasil, gostava de provar mais, pois já ouvi falar muito bem das cervejas lá.
15-05-2009, 15:02
4
Realmente Sandro, dessas Brasileiras que você falou a SKOL é a que o pessoal do Rio de Jameiro mais gosta, apesar de ter uma nova chamada Itaipava que o pessoal tem gostado muito também (além de ser mais barata! ).

Já quando o assunto é Chopp, o da BRAHMA é o melhor indiscutivelmente!

Abraços,
Fabiano
21-03-2010, 02:25
5
Tiago,
Obrigada pela informação.
Beijinhos
18-05-2011, 18:48
7
Boa tarde

Embora já não consuma, não posso deixar de mencionar a minha opinião.

Infelizmente pouco se falou (até agora) da Holanda....

Não! ... Heineken, quase não vale a pena falar!
Aliás, falando de cerveja com Holandeses não merece a pena invocar este nome Heineken...pois é uma cerveja de qualidade inferior, eles próprios o dirão.

No principio dos anos 90, frequentava um caffe com carta de cervejas...tinham mesmo de toda a parte do mundo e como foi inicialmente falado, realmente os ingredientes variam e consequentemente o sabor da cerveja.

Creio no entanto que o factor que determina o bom ou não-tão-bom sabor da cerveja, advem da sua fama/consumo. Marca que tenha grandes necessidades/consumo no mercado geralmente baixa sempre a sua qualidade, pois todo o processo é acelerado.
Recordo bem o sabor das cervejas lusas na década de 80 e as mudanças consequentes com o passar destas décadas. Alturas em que a cerveja era «amarga» e não doce como hoje se apresenta!

Quanto ao TOP,

A cerveja Presidente da Republica Dominicana (tipo Pilsener)
A cerveja Holandesa Grolsch
A cerveja Irlandesa Guiness (por pressão).
A cerveja Alemã Franziskaner
A cerveja Lowenbrau Rótulo/Classe prata ou ouro
30-06-2011, 17:24
8
Não sou super conhecedora de cervejas mas meu marido comprou algumas estrangeiras.. e gostei mais das alemãs.. são mais encorpadas.. hum estava bom =)
04-07-2011, 10:14
9
Meus caros, consumam o produto nacional, porque além de termos cervejas espetaculares ainda ajudamos a a melhorar a nossa economia
Como disse o caríssimo Presidente da Republica "consumir produtos portugueses é um acto patriótico"!
beijinhos a todos e "bebam com Moderaçao" lol
21-07-2011, 14:44
12
A Cerveja em Portugal não é má, embora a Sagres é uma cerveja mais vendida no Sul e a Super Bock no Norte e os sabores algo diferentes. Ultimamente as Cervejas têm sabores e até já existe sem álcool.
Já tive em muitos países e por isso mesmo provei algumas cervejas nesses destinos por onde andei.
Na Alemanha, a cerveja é efectivamente mais leve e tem menos álcool, e existem muitas marcas e sabores. Eu bebi numa cervejaria, que ficavam num prédio muito bonito, era um quarteirão, onde estavam milhares de pessoas e no centro um conjunto tipico a tocar músicas internacionais. Na minha mesa eramos 12 pessoas e de 10 nacionalidades. O Festival da cerveja em Munique deve ser impressionante.
Em Itália, a cerveja não é lá grande coisa.
Em França, a cerveja existem muitas marcas e bebem-se,...
Em Espanha, a cerveja é melhor que em Itália e em França.
Na Turquia, a cerveja é fraca, existem poucas marcas e bebe-se pouco álcool, especialmente os Mulçumanos.
Na Venezuela, onde nasci, a cerveja tinha bastante consumo, bem como a coca-cola.
Bebam com moderação,
Beijinhos e Abraços,
01-06-2012, 16:42
13
Melhor cerveja do mundo (para mim) Sagres Bohemia!
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2019 SaborIntenso®