SaborIntenso.com
Publicado a 14-07-2011, 14:25
por Miaaa
Eu Fiz Bacalhau à Gomes de Sá

Receita: https://www.saborintenso.com/f17/bacalhau-gomes-sa-280/
Experiência por: Miaaa
Receita colocada por: Neuza Costa

Após algumas pesquisas sobre o famoso Bacalhau à Gomes de Sá deparei-me que as receitas divergem muito... Mas vi num programa de televisão, no âmbito das 7 Maravilhas Gastronómicas que a receita original é de facto muito simples e fácil de fazer, tendo por base o bacalhau, as batatas, os ovos, o azeite e bastante cebolada. Com o passar dos anos a receita foi sofrendo alterações, acrescentando-se por exemplo azeitonas ou a salsa, embora o seu criador tenha citado em manuscritos que “se alterar qualquer cousa já não fica capaz”. Como devem saber, e para aqueles que não sabem, o Bacalhau à Gomes de Sá é um prato típico do Porto e foi criado por José Luís Gomes de Sá, comerciante de bacalhau, em finais do séc. XIX. Segundo a lenda, este prato terá sido criado com os mesmos ingredientes com que semanalmente José Luís Gomes de Sá fazia os bolinhos de bacalhau que deliciavam os amigos. Com efeito, os ingredientes são os mesmos, mas a receita resulta de uma confecção cuidada e de grande requinte. Bem la resolvi então fazer este belo pratinho para um almocinho em família, e não é que me deparei com um problema? Uns não gostam de salsa, outros nem podem ver azeitonas, e havia ainda outro que não podia comer ovos Lá tive que adaptar o prato, com base na receita da Neuza e no que vi no programa, para que ficasse ao agrado de todos... Como levei o bacalhau ao forno, coloquei-o numa travessa em camadas alternadas de batatas, bacalhau e cebolada. Resultou num prato bastante simples mas muito saboroso, e pronto toda a gente ficou satisfeita eh eh Acompanhei com salada de tomate e pepino. Espero que gostem










Fotografias
Eu Fiz Bacalhau à Gomes de Sá-hpim7051.jpg   Eu Fiz Bacalhau à Gomes de Sá-hpim7042.jpg   Eu Fiz Bacalhau à Gomes de Sá-hpim7026.jpg   Eu Fiz Bacalhau à Gomes de Sá-hpim7034.jpg  
  #1  
Antigo
14-07-2011, 14:28
2
Belas fotografias!
Adorei o teu Bacalhau à Gomes de Sá.
Beijinho.
14-07-2011, 14:39
3
Muito bem explicadinho
Gosto muito desse pratinho!
Ficou muito bem Mia
14-07-2011, 15:11
4
É engraçado porque a minha sogra ainda esta semana me pediu a "receita original" do Bacalhau à Sá e eu fiquei ????
Depois é que fui investigar a dita origem da receita.
Obrigada pela partilha!
Beijinhos
14-07-2011, 15:20
5
Postado Originalmente por Paula Soeiro Ver Post
Belas fotografias!
Adorei o teu Bacalhau à Gomes de Sá.
Beijinho.
Obrigada, é simples e saboroso

Bjinhos
14-07-2011, 15:23
6
E conseguiste agradar a todos! Ficou aí um belo bacalhau.
Bjinho.
14-07-2011, 15:26
7
Postado Originalmente por Monika Ver Post
Muito bem explicadinho
Gosto muito desse pratinho!
Ficou muito bem Mia

Obrigada! Cá em casa somos todos muito apreciadores de bacalhau, seja de que maneira for
14-07-2011, 15:32
8
Postado Originalmente por tixa Ver Post
É engraçado porque a minha sogra ainda esta semana me pediu a "receita original" do Bacalhau à Sá e eu fiquei ????
Depois é que fui investigar a dita origem da receita.
Obrigada pela partilha!
Beijinhos
Eu confesso que desconhecia completamente a origem só através do tal programa de televisão é que fiquei a saber a história Ah e este pratinho é um dos finalistas das 7 Maravilhas Gastronómicas
14-07-2011, 15:34
9
Postado Originalmente por Sandro Vilar Ver Post
E conseguiste agradar a todos! Ficou aí um belo bacalhau.
Bjinho.

Obrigada Sandro

Bjinhos
14-07-2011, 16:44
10
Ficou um belo bacalhau, gosto bastante deste prato e gostei de saber mais sobre o mesmo. Bjs e Obrigado.
14-07-2011, 16:46
11
Já não como bacalhau à Gomes de Sá há muuuuito tempo.
14-07-2011, 23:07
13
Bela investigação.
Para mim pode ser com tudo. Não sou esquisito neste prato.
 

LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®