SaborIntenso.com
Publicado a 25-05-2011, 22:57
por Carvalhovzky
Eu Fiz Leite-Creme Queimado com Maçã e Merengue

Receita: https://www.saborintenso.com/f82/lei...erengue-17877/
Experiência por: Carvalhovzky
Receita colocada por: Carvalhovzky

Esta foi uma das 1ªs receitas que aprendi, num workshop patrocinado pelo Chef Online do Continente, há pouco mais de 1 ano.
Como achei algo complexo e trabalhoso na altura, nunca tentei fazer sozinho, em casa, mas esta semana veio à ideia de experimentar, já que hoje estava combinado um jantareco com amigos e aqui o Chef Márrrrio ficou de impressionar a malta com as capacidades culinárias adquiridas.
Fiz um belo risotto de cogumelos (faltou um 'cadito de sal, mas eles gostaram na mesma, pois estão habituados a comida sem sal e tive cuidado nisso) e para sobremesa fiz este docinho.
Nunca tinha feito este doce, mas como já vinha com a prática do leite-creme queimado de há uns dias e ainda tinha na memória as dicas do Chef Pedro Marques, correu tudo lindamente.
Acho que foi uma das minhas criações que ficou mais bonita.
Quanto ao sabor, não consegui imitar o "original", pois na altura usou-se vinagre balsâmico (recomendadíssimo) na caramelização da maçã (não tenho aqui em Braga), mas ficou aproximado. O pessoal lambuzou-se todo e o ego ficou lá bem em cima.

Só faltou a foto do pratinho servido, mas devido ao calor comemos sem luz artificial e não deu para tirar.
Fotografias
Eu Fiz Leite-Creme Queimado com Maçã e Merengue-250520111088.jpg   Eu Fiz Leite-Creme Queimado com Maçã e Merengue-250520111090.jpg  
  #1  
Antigo
25-05-2011, 23:04
2
Só te digo...grande loucura de doce!!!
"Acho que foi uma das minhas criações que ficou mais bonita." Não conheço todas as tuas criações mas que esta está um espanto, lá isso está!
E comeram isso tudinho? Não sobrou nem um cadito?
Beijinho e parabéns. ESPETÁCULO!!!
25-05-2011, 23:11
3
Está de facto muito bonito!
Já tive a ver a receita e parece-me optimamente. Tenho que imitar! eheh
Beijinhos
25-05-2011, 23:11
4
Postado Originalmente por Paula Soeiro Ver Post
Só te digo...grande loucura de doce!!!
"Acho que foi uma das minhas criações que ficou mais bonita." Não conheço todas as tuas criações mas que esta está um espanto, lá isso está!
E comeram isso tudinho? Não sobrou nem um cadito?
Beijinho e parabéns. ESPETÁCULO!!!

Ainda sobrou metade, para eu levar para casa, para os pais comerem também.
Obrigado pelo comentário.
25-05-2011, 23:19
5
Eu faço vénia ao Chef Carvalho e com um C dos grandes,

pois tiveste coragem, nunca ter realizado esta receitinha e fazer-la para servir a convidados EXCELENTE

só de olhar para a receitinha é magnifica e um regalo vale mesmo a pena tentar fazer-la, pois desconhecia totalmente,

Obrigada Chef

Beijinhos
Sanvivi
26-05-2011, 01:42
6
Olá Carvalhovzky, o teu leite-creme está com um aspecto.......mesmo divinal!
Com tanto talento para a cozinha, qualquer um fica impressionado, parabéns.
Beijinhos.
26-05-2011, 03:42
7
Com uma sobremesa dessas, o que se pode dizer.....
Ficou, mesmo bonita!
Gostava de ter visto o recheio....ainda da para ver um bocadinho, nos cantinhos...devia estar,mesmo muito delicioso
26-05-2011, 07:45
8
Nem tenho palavras está
ESPECTACULAR
pena não podermos provar
parabens
26-05-2011, 08:01
9
Bem, Mário que show, está uma sobremesa fantástica.
Olha eu comprei no Modelo vinagre balsamico, da Marca deles, não tens por aí um Modelo perto.
26-05-2011, 08:04
10
Mário, fui ver a receita e não vi lá o vinagre balsamico? Onde é que se deve colocar?
26-05-2011, 09:35
11
Mário...desculpa, mas uma obra-prima destas merece estar bem destacada...eheh!
Ficou lindíssimo!
Beijinhos
26-05-2011, 09:43
12
Mário que lindo. Ficou espectacular.
Parabéns, estás um "sobremeseiro" e pêras.
Beijinhos
26-05-2011, 12:16
13
Postado Originalmente por CéliaM Ver Post
Bem, Mário que show, está uma sobremesa fantástica.
Olha eu comprei no Modelo vinagre balsamico, da Marca deles, não tens por aí um Modelo perto.

Postado Originalmente por CéliaM Ver Post
Mário, fui ver a receita e não vi lá o vinagre balsamico? Onde é que se deve colocar?

O pessoal aqui em casa é que não usa o vinagre balsâmico. Não são dados a modernices.
E como não queria comprar só para esta receita, fiquei-me pela versão original.
O Chef Pedro Marques é que usou lá no workshop, ao caramelizar as maçãs e ficou mesmo bom, nem estava à espera. A maçã ficou com um aroma e sabor fora do normal.
26-05-2011, 13:09
14
Postado Originalmente por Carvalhovzky Ver Post
O pessoal aqui em casa é que não usa o vinagre balsâmico. Não são dados a modernices.
E como não queria comprar só para esta receita, fiquei-me pela versão original.
O Chef Pedro Marques é que usou lá no workshop, ao caramelizar as maçãs e ficou mesmo bom, nem estava à espera. A maçã ficou com um aroma e sabor fora do normal.
Obrigado pela explicação, eu confesso que também só comprei á pouco o tal vinagre. A nutricionista disse-me á tempos atrás que só podia usar vinagre de cidra, mas como esse estava a acabar e eu ando farta de dietas em que não posso comer nada, achei por bem variar e comprar esse vinagre balsamico para temperar as minhas saladas.
è que o vinagre de vinho acho muito ácido para o meu gosto.
Quando experimentar esta receita vou fazer com o vinagre.

Tenho de fazer uma sobremesa este fim de semana, mas não estou a encontar morango GRANDES como eu quero, senão encontrar vou fazer esta.
26-05-2011, 20:33
17
Que maravilha de doce !!!
beijinhos
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®