SaborIntenso.com
Publicado a 08-12-2010, 13:55
por Raquel F
Link da receita: https://www.saborintenso.com/f80/mfp...ntejano-10258/
Original de: Duxa
Experiência de: Raquel F

Já tinha visto algumas receitas com a tal "massa velha", e desde que a Duxa colocou aqui o seu Pão Alentejano que fiquei com vontade de experimentar.

Então, fiz a massa velha de um dia para o outro, fiz as quantidades a dobrar para dar para mais do que uma vez. Amassei na MFP e deixei levedar. Primeiro estranhei porque levedou pouco, mesmo no dia seguinte não tinha levedado muito . Depois fiquei preocupada porque tinha posto mais água, pois achei que era muito pouca água e a máquina não estava a conseguir amassar. Pensei até que tinha feito mal em usar a MFP, acabei de amassar à mão.

No dia seguinte, cortei a massa velha em 2 e segui a receita da Duxa. Com medo de que a massa velha não estivesse boa, coloquei um pouquinho de nada de fermento de padeiro fresco, na água.

Pensei que ia sair tudo mal mas não, saiu este belíssimo pão, super grande e saboroso, acho que não precisava nada do fermento que acrescentei .

Achei-o muito fofinho, até tinha a ideia que o pão alentejano não era tão fofinho, mas isso também era porque o provei ainda quente. Passado 2 dias, pois era muito grande, o pão ainda estava extremamente saboroso. Amanhã vou fazer mais com a restante massa velha.

Agora não quero outra coisa, a massa velha acho que faz maravilhas e este pão, com o azeite fica muitissimo bom. Vou tentar novas receitas.

Recomendo vivamente

Vamos às fotos...



Fotografias
Eu Fiz MFP - Pão Alentejano-1.jpg   Eu Fiz MFP - Pão Alentejano-2.jpg   Eu Fiz MFP - Pão Alentejano-3.jpg   Eu Fiz MFP - Pão Alentejano-4.jpg  
  #1  
Antigo
08-12-2010, 15:16
2
Raquel,
Saiu mesmo lindo e com aspecto super delicioso!
Obrigada por partilhar
Beijinhoss
08-12-2010, 15:43
3
Olá Raquel, o teu pão ficou formidável !!!
Quanto a teres receio que a massa velha não desempenhe o seu papel,
fica tranquila, que o pão acabará por crescer, assim que a massa começar
a aquecer ele leveda, pode é demorar mais tempo, mas nem sempre o que é mais rápido é melhor,
por outro lado consegues um pão sem qualquer gosto a fermento , que quanto a mim considero desagradável. A porção de massa velha que reservaste, e que já está feita há alguns dias, vai
contribuir para que faças um pão de sabor divino, vais ver
Continuação de boas experiências, beijinhos.
08-12-2010, 16:37
4
Postado Originalmente por Duxa Ver Post
Olá Raquel, o teu pão ficou formidável !!!
Quanto a teres receio que a massa velha não desempenhe o seu papel,
fica tranquila, que o pão acabará por crescer, assim que a massa começar
a aquecer ele leveda, pode é demorar mais tempo, mas nem sempre o que é mais rápido é melhor,
por outro lado consegues um pão sem qualquer gosto a fermento , que quanto a mim considero desagradável. A porção de massa velha que reservaste, e que já está feita há alguns dias, vai
contribuir para que faças um pão de sabor divino, vais ver
Continuação de boas experiências, beijinhos.
Imagino Duxa, as maravilhas que aquela massa vai fazer
Amanhã, volto a fazer o mesmo pão
Será que dá para fazer em pães individuais? Não sei se se usa o pão alentejano dessa forma, aqui quando se consegue encontrar é sempre em tamanho grande.
Obrigada
08-12-2010, 16:45
5
Que espectáculo de pão. Está fantástico e enorme.
beijinhos e obrigada
08-12-2010, 19:00
6
Postado Originalmente por Raquel F Ver Post
Imagino Duxa, as maravilhas que aquela massa vai fazer
Amanhã, volto a fazer o mesmo pão
Será que dá para fazer em pães individuais? Não sei se se usa o pão alentejano dessa forma, aqui quando se consegue encontrar é sempre em tamanho grande.
Obrigada
Raquel claro que dá para fazer bolinhas por exemplo, a massa é que conta
e não a forma, antes de ter a minha mfp, costumava comprar no Jumbo
um pão Alentejano fatiado com a marca "Cabrela" que era um espectáculo para fazer
torradas, por acaso era carote mas valia a pena, andava por volta dos 2,60 há 2 anos.
Agora poupo imenso no pão
Beijinhos
08-12-2010, 21:09
7
Ui ja marchava um fatia com um pouco de manteiga,
Beijocas nota 10*
09-12-2010, 10:06
8
Raquel
Ficou fabuloso o teu pãozinho!!
Bem grande e fofo, fiquei tentada a experimentar esta maravilha!!
Já estou a salivar, só de imaginar o sabor que o azeite deixa neste belíssimo pão, hummm...hummm...
Bem que comia agora uma boa fatia para o pequeno-almoço, barradinha com doce ou um pouco de manteiga!! Ficou LINDO...LINDO...
Beijinhos
09-12-2010, 21:56
9
Raquel.
Ficou lindo o teu pãozinho...
Super fofinho por dentro e crocante por fora.
Beijinhos e Obrigada pela Partilha
10-12-2010, 08:41
10
Adorei este pãozinho heheh
Já tinha estado a olhar para ela e deixei-a para quando tivesse mais experiência... mas agora estou cheia de vontade de ir apressada experimentar
Raquel está lindo o teu pão... como tudo o que fazes! muitas beijocas*
11-12-2010, 14:37
11
Postado Originalmente por SarinhaT Ver Post
Adorei este pãozinho heheh
Já tinha estado a olhar para ela e deixei-a para quando tivesse mais experiência... mas agora estou cheia de vontade de ir apressada experimentar
Raquel está lindo o teu pão... como tudo o que fazes! muitas beijocas*

Que grande elogio Sarinha.
Muito obrigada pela tua gentileza
Tu fazes coisas fantásticas também, ainda estou com o bolo de iogurte a passar-me diante dos olhos
11-12-2010, 17:29
12
Parece-me que tem mais cara de ser de Braga, do que do Alentejo.
Mas päo é sempre bom seja de onde for, e este ficou com óptimo aspecto.
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®