SaborIntenso.com
Publicado a 27-04-2010, 10:29
por ICatarina
Receita de Bifanas a Moda do Porto
Ingredientes:
  • 3 kg de bifanas cortadas finas e pequenas
  • 0,5 l de vinho branco
  • 1 cerveja
  • 0,5 dl de molho inglês ou mais consoante gostar
  • 4 ou 5 dentes de alho
  • Colorau q.b.
  • Pimenta branca q.b
  • Azeite q.b
  • Óleo q.b
  • 1 folha de louro
  • Sal q.b
  • 2 cálices de Whisky
  • 1 cálice de Vinho do Porto
  • 1 Limão pequeno
Preparação:

1. Num tacho colocar o azeite e o óleo em partes equivalentes até cobrir o fundo ligeiramente.
2. Deitar alho ás lâminas ou em pó (como quiser) , o louro, a pimenta, colorau e vai-se mexendo sempre e em lume brando.
Junta-se o vinho, a cerveja, o molho inglês, whisky, o vinho do Porto e só um bocadinho de sal.
3. Deixa-se levantar fervura, e deita-se a carne lá dentro (a carne não está temperada com nada).
Mexe-se, rega-se com o sumo de meio limão e coloca-se a outra metade lá dentro a ferver junto com a carne, só se retira no final.
Deixa-se ferver 15 ou 20m até estarem bem tenrrinhas.
4. Prova-se de sal e rectifica-se, picante a gosto de cada um, se gostar do paladar do molho inglês mais forte pode acrescentar.
5. O molho normalmente chega para a cozedura da carne, se precisar aumentar um pouquinho junta cerveja, pois não leva água nenhuma.
Quando a carne estiver cozida está pronta para servir.

Colocadas no pão e bem regadas com o molho são de comer e chorar por mais.

Bom Apetite!
Estas são aquelas bifaninhas que comemos no pão com mt molhinho, nos snacks do Porto, uma delicia.


FOTO: SarinhaT

Fotografias
Bifanas a Moda do Porto-bifes-porto-sarinhat.jpg  
Quem Fez
Monica Teixeirarita vieiraRibeiro CulinarioSimão PereiraALBINOMATOSALBINOMATOSRibeiro CulinarioRibeiro Culinario
  #1  
Antigo
27-04-2010, 14:31
2
ola Catarina! essas bifaninhas se ficarem deliciosas como aquelas que se comem nas festas em Lisboa, devem ser uma delicia, como nunca fui ao Porto, tambem ainda não provei as do Porto, mas vou experimentar fazer em casa, que parecem ser uma delicia, obrigada pela partilha
27-04-2010, 19:21
3
Olá Catarina, nunca comi bifanas á moda do Porto, mas esta receitinha deve ser muito boa, irei experimentar e depois conto.

Bjinhos
28-04-2010, 00:48
4
Magnoliazul e Ilda,
Esta e' uma das receitas a moda do Porto, mas também a uma muito
boa que a bifana e cortada em tirinhas muito fininhas que e' uma delicia.
Esta receita não pede por Piri-Piri, mas eu ponho sempre.
Beijinhos
28-04-2010, 01:23
5
Postado Originalmente por ICatarina Ver Post
Magnoliazul e Ilda,
Esta e' uma das receitas a moda do Porto, mas também a uma muito
boa que a bifana e cortada em tirinhas muito fininhas que e' uma delicia.
Esta receita não pede por Piri-Piri, mas eu ponho sempre.
Beijinhos
ola Catarina! então estou a ver que és cá das minhas, gosto de um picantezinho! fica uma delicia , não é verdade?
17-05-2010, 19:27
6
ora aqui está a bifana tipo "conga" para ficar mesmo igual é virar 1lt de piripiri
17-05-2010, 21:35
7
Postado Originalmente por jmjg Ver Post
ora aqui está a bifana tipo "conga" para ficar mesmo igual é virar 1lt de piripiri
Concordo perfeitamente sobre o piri-piri receita diz para por pimenta branca ou preta.
Mas quando eu faço sempre ponho bastante piripiri.... fica uma delicia.
Beijinhos e obrigada
26-05-2010, 12:31
8
olá a todos, sou nova aqui aqui vai uma dica: mandem cortar no talho as bifanas do lombo na maquina de cortar o fiambre eu sou do porto e se assim fizerem vão-se desfazer na boca!!! de resto a receita está muito boa ATACA NO PIRI-PIRI
1bj
26-05-2010, 17:35
9
Postado Originalmente por teresa céu silva Ver Post
olá a todos, sou nova aqui aqui vai uma dica: mandem cortar no talho as bifanas do lombo na maquina de cortar o fiambre eu sou do porto e se assim fizerem vão-se desfazer na boca!!! de resto a receita está muito boa ATACA NO PIRI-PIRI
1bj
Ola Teresa,
Primeiro Bem vinda ao Sabor Intenso.
Realmente o segredo e' no piri-piri e no corte como explicas-te.
Também tenho uma receita aqui de " Bifanas a moda do Porto II "
que se faz assim como distes-te... Que sorte a tua. Sempre que quiseres
uma bifaninha podes ir comprar uma e deliciares-te... Sao realmente uma maravilha.
Beijinhos e Obrigada
30-12-2010, 09:40
10
Catarina a medida dos calices... sao tipo 9 colheres de sopa?? ou poes medida certa tipo 0.5dl... obrigada
30-12-2010, 12:23
11
Postado Originalmente por _Marlene_ Ver Post
Catarina a medida dos calices... sao tipo 9 colheres de sopa?? ou poes medida certa tipo 0.5dl... obrigada
Ola Marlene,
As medidas que estão na receita são de 0.5dl
Beijinhos
31-12-2010, 08:28
12
Postado Originalmente por ICatarina Ver Post
Ola Marlene,
As medidas que estão na receita são de 0.5dl
Beijinhos


Obrigada Catarina!!!

Um bom 2011!!!

Bjinhos
11-01-2011, 22:29
13
Ola Catarina eu estou no Brasil e aqui não encontro limão amarelo como temos aí posso usar limão de casca verde? Obrigado.
22-05-2011, 21:08
15
Postado Originalmente por PAULO CAMARGO Ver Post
Ola Catarina eu estou no Brasil e aqui não encontro limão amarelo como temos aí posso usar limão de casca verde? Obrigado.
olá Paulo eu também as faço muito bem e se quiseres não ponhas o limão, ou então põe uma lima , são mais pequenas e mais ácidas por isso a acidez vai ser igual, já que o limão é muito maior mas em contrapartida tem menor acidez. espero ter ajudado
23-06-2011, 20:46
16
ola icatarina obrigada pela tua receita mas nao sei o que é molho ingles nao tem outro nome?obrigada
14-03-2012, 00:30
17
Uma dúvida bem elementarrrrrrrrr...... as bifanas tradicionalmente são feitas com porco, certo? :x
24-03-2012, 22:59
18
Postado Originalmente por JorgeTeixeira Ver Post
Uma dúvida bem elementarrrrrrrrr...... as bifanas tradicionalmente são feitas com porco, certo? :x
Sim normalmente são feitas com porco!
18-06-2012, 21:30
19
Esta receita é para, em média, quantas pessoas? Obrigada!
17-08-2012, 13:35
20
Olá a todos...

Fiz ontem esta receita e saiu muito bem.
As pessoas que provaram disseram que estava muito bem.

cumps
10-03-2013, 12:02
21
Postado Originalmente por ICatarina Ver Post
Concordo perfeitamente sobre o piri-piri receita diz para por pimenta branca ou preta.
Mas quando eu faço sempre ponho bastante piripiri.... fica uma delicia.
Beijinhos e obrigada
ola Catarina. Tira-me uma dúvida como dizes que colocas piri-piri, colocas em vez da pimenta ou deitas as duas coisas^?bjinhos
06-04-2013, 17:19
22
ola eu fiz a receita
como indicado usei as medidas de whisky e porto numa chávena das de cafe
correu tudo bem mas o molho ficou um pouco amargo mas contudo ficou bom
qual a razão deste trago amargo
usei cerveja cristal de 33cnt
de qualquer forma agradecido por partilhar a receita pois dessa forma
nao teria comido bifanas
nao como bifanas fora de casa pois tive uma ma experiencia
09-11-2015, 12:11
23
Bom dia,
Já experimentei.
Próxima vez será com muito menos molho inglês.
Bons cozinhados...
09-03-2016, 14:51
24
Postado Originalmente por ICatarina Ver Post
Receita de Bifanas a Moda do Porto
Ingredientes:
  • 3 kg de bifanas cortadas finas e pequenas
  • 0,5 l de vinho branco
  • 1 cerveja
  • 0,5 dl de molho inglês ou mais consoante gostar
  • 4 ou 5 dentes de alho
  • Colorau q.b.
  • Pimenta branca q.b
  • Azeite q.b
  • Óleo q.b
  • 1 folha de louro
  • Sal q.b
  • 2 cálices de Whisky
  • 1 cálice de Vinho do Porto
  • 1 Limão pequeno
Preparação:

1. Num tacho colocar o azeite e o óleo em partes equivalentes até cobrir o fundo ligeiramente.
2. Deitar alho ás lâminas ou em pó (como quiser) , o louro, a pimenta, colorau e vai-se mexendo sempre e em lume brando.
Junta-se o vinho, a cerveja, o molho inglês, whisky, o vinho do Porto e só um bocadinho de sal.
3. Deixa-se levantar fervura, e deita-se a carne lá dentro (a carne não está temperada com nada).
Mexe-se, rega-se com o sumo de meio limão e coloca-se a outra metade lá dentro a ferver junto com a carne, só se retira no final.
Deixa-se ferver 15 ou 20m até estarem bem tenrrinhas.
4. Prova-se de sal e rectifica-se, picante a gosto de cada um, se gostar do paladar do molho inglês mais forte pode acrescentar.
5. O molho normalmente chega para a cozedura da carne, se precisar aumentar um pouquinho junta cerveja, pois não leva água nenhuma.
Quando a carne estiver cozida está pronta para servir.

Colocadas no pão e bem regadas com o molho são de comer e chorar por mais.

Bom Apetite!
Estas são aquelas bifaninhas que comemos no pão com mt molhinho, nos snacks do Porto, uma delicia.


FOTO: SarinhaT

Boa tarde!
Aqui nos ingredientes qual é a medida dos cálices?
Obrigada
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®