SaborIntenso.com
Publicado a 09-10-2012, 00:43
por AndreFonseca86
Receita de Bacalhau com Broa à Minha Maneira

Citação:
Este prato é um excelente prato de peixe, muito apreciado em Portugal. É um prato de família que muitas vezes é uma das maneiras de se fazer pelo natal em muitas casa portuguesas. O bacalhau é um dos peixes mais utilizados na cozinha portuguesa e não só. Existem mais de 1001 receitas para este peixe, todas elas saborosas. De seguida vou-vos mostrar como faço o meu bacalhau com broa. Espero que gostem.

Ingredientes para 4 pessoas:

  • 4 postas do meio de bacalhau
  • 1 kg de Batatas
  • 1 Molho de Grelos
  • 5 dentes de alho
  • Azeite q.b.
  • 4 ovos
  • Pimenta preta q.b.
  • Sal a gosto
  • 1 broa grande
  • 1 folha de louro
  • 1 cebola grande
  • Meio copo de vinho branco
Preparação:

1. Coza o bacalhau, as batatas, os grelos e os ovos em tachos separados, considerando que as batatas e os grelos terão que levar sal.
2. Escorra os grelos muito bem até retirar o maior volume de água que lhe for possível.
3. Retire o bacalhau da água e reserve
4. Escorra as batatas, retire a pele e corte as batatas em cubos pequeninos.
5. Corte a broa ao meio retire o miolo de cada parte e esfarele tudo muito bem.
6. Desfie o bacalhau em lascas para dentro de uma taça.
7. Frita-se a batatas em cubos e reserva-se
8. Numa Frigideira, com um dedal de azeite, salteia-se os grelos para tirar a água toda. Reserve
9. Num tacho, coloque o resto do azeite bem como os alho e a cebola cortada às meias rodelas finas, o louro previamente lavado e deixe alourar.
10. Verta para la o bacalhau e deixe o bacalhau ganhar o sabor do azeite, da cebola e do alho. Vá sempre mexendo.
11. Pique os ovos, tanto a clara como a gema (não precisam de serem picados na picadeira, basta que pique muito miudinho), e deite para junto do bacalhau. Mexa tudo muito bem.
12. Adicione a pimenta preta a gosto e mexa tudo muito bem.
13. Junte os grelos, mexa tudo muito bem.
14. Adicione o copo de Vinho Branco, mexa e deixe cozinhar durante 5 minutos.
15. Verifique temperos.
16. Quando tiver apurado e sem o sabor a vinho, apague o lume e junte as batatas fritas aos cubinhos. Mexa tudo muito bem
17. Verta tudo para uma travessa de barro. Acame tudo muito bem.
18. Por cima do preparado vamos por o miolo da broa que já tinha sido esfarelada. Cubra a superfície da travessa com o miolo.
19. Leve ao forno a uma temperatura de 200º durante 5m, para que possa tostar a broa.
20. Sirva bem quente.

Bon Apetit.
Espero que gostem.

NOTA: Não desperdice a côdea da broa. Pode aproveita-la para levar ao forno, torra-la um pouco e depois é só levar à picadeira até ficar ralada. Poderá utilizar para outra receita.

Deixe a sua opinião


FOTOS: AndreFonseca86
Fotografias
Bacalhau com Broa à Minha Maneira-2012-10-02-19.19.23.jpg   Bacalhau com Broa à Minha Maneira-2012-10-02-19.47.28.jpg   Bacalhau com Broa à Minha Maneira-2012-10-02-20.19.23.jpg  
  #1  
Antigo
09-10-2012, 00:51
2
Boa Noite André

esta tua receitinha de Bacalhua cm Broa, parece ser Bem Deliciosa de certeza

pena nao poder mos ver as fotos

Bjs
09-10-2012, 00:56
3
Postado Originalmente por sanvivi Ver Post
Boa Noite André

esta tua receitinha de Bacalhua cm Broa, parece ser Bem Deliciosa de certeza

pena nao poder mos ver as fotos

Bjs
Boa noite

Desde já muito obrigado!

pois realmente não sei o que se passa :S vou tentar resolver a situação :S
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®