SaborIntenso.com
Publicado a 27-08-2013, 22:31
por claudia_ribeiro
Receita de Bolo de Aniversário de Chocolate com Morango e Cobertura de Açúcar
Ingredientes para Bolo:

  • 6 ovos
  • 125g de margarina
  • 1 tabelete de chocolate de culinária
  • 100g de farinha
  • 250g de açúcar
  • 1 colher de chá de fermento
Para o Recheio:
  • 400g de morangos
  • 4 dl de natas
  • 5 colheres de açúcar
  • 1 pacote de gelatina de morango
  • 4 folhas de gelatina incolor
Para a Cobertura/Decoração:
  • 330g de pasta de açúcar branca
  • ½ tabelete de chocolate
  • 1 colher de sopa de margarina
Preparação:

Ligue o forno a 200ºC. Unte uma forma redonda com aro amovível com margarina e polvilhe com farinha.
No meu caso usei uma forma de silicone.
Parta a tabelete de chocolate em pedaços e junte à margarina num tacho.
Leve ao lume em banho maria.
Separe as claras das gemas.
Bata bem as gemas com o açúcar até ficar um creme esbranquiçado.
Depois de bem homogéneo, juntar a mistura de margarina e chocolate à mistura de ovos.
Bater as claras em castelo (com uma pitada de sal, para ser mais rápido).
Junte, alternadamente, as claras e a farinha com fermento à mistura anterior.
Adicione a mistura na forma e leve ao forno durante cerca de 30-40 min ou até estar cozido.

Preparação do recheio:

Deixe as folhas de gelatina de molho em água fria. Enquanto isso, derreta na liquidaficadora ou com a varinha mágica os morangos, depois de arranjados.
Depois de bem frias, bata as natas com umas gotas de limão de forma a ficarem bem firmes.
Adicione aos poucos o açúcar, sem parar de bater.
Derreta a gelatina de morango com um pouco de água a ferver e dissolva nessa mistura ainda quente as folhas de gelatina espremidas.
Adicione a mistura de gelatinas ao puré de morangos e mexa até ficar homogéneo.
Envolva este preparado com as natas.
Após frio, cortar o bolo em duas partes na horizontal.
Coloque uma parte do bolo na forma de silicone.
Verta o preparado sobre o bolo, mas reserve uma pequena porção para decorar o bolo.
Coloque a outra parte de bolo sobre o recheio e leve ao frigorífico para solodificar.

Decoração:

Polvilhar uma superfície lisa com açúcar em pó. Amassar a massa de açúcar e dar forma de bola. Esticá-la com o rolo de forma a ficar um círculo.
Cobrir o bolo com a massa de açúcar.
Derreter o chocolate com a margarina.
Escrever a palavra "Parabéns" com o chocolate, usando uma seringa de 5 ml (refiro-me mesmo a seringas que se veêm nos hospitais e que são vendidas individuais nas farmácias - é a minha forma de improvisar :-) )
Usar o resto do recheio na decoração.
Como pode ver na foto, usei os resto do chocolate e do recheio para fazer uns corações, usando uma forma de silicone com corações.

Nota: a massa de açúcar que tinha foi comprada numa embalagem de quilo no Reino Unido mas usei 1/3 para este bolo. Sinceramente, não sei onde se vende em Portugal e em que tipo de embalagem é vendido. Se alguém souber, agradeço que me informem :-)


FOTOS: Claudia Ribeiro
Fotografias
Bolo de Aniversário de Chocolate com Morango e Cobertura de Açúcar-dscn3436.jpg   Bolo de Aniversário de Chocolate com Morango e Cobertura de Açúcar-dscn3439.jpg  
  #1  
Antigo
28-08-2013, 11:22
3
Claudia o teu bolo tem ar de estar mesmo saboroso

Não sei de que zona do país és, mas conheço esta loja em Coimbra que tem essa massa e outros milhões de coisas fixes

.::Brindart.com.pt &copy - Brindes, Enfeites para Festas::.

E tens também esta loja online de material de cozinha que é mesmo mega:

Cozinha Tescoma | Loja online TESCOMA

Espero ter ajudado.

Beijinhos
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®