SaborIntenso.com
Publicado a 14-06-2012, 17:40
por Ribeiro Culinario
Receita de Bolo Brigadeirão Económico
Ingredientes para 12 pessoas:


Para o Bolo:
  • 5 ovos
  • 250g de açúcar amarelo
  • 200g de farinha de trigo
  • 100g de chocolate em pó
  • 100ml de água quente
  • 100ml de óleo
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
Para a cobertura:
  • 6 colheres de sopa de cobertura de chocolate em pó (NOTA: esta cobertuta em pó é dificil de encontrar nos supermercados.
    Encontra-se facilmente em estabelicimentos destinados a profissionais da hotelaria e restauração como a Mackro)
  • 3dl de leite
  • 90g de margarina
Preparação do Bolo:

1. Parta os ovos e separe as gemas das claras.
Às gemas, junte o açúcar.
Bata até ficar um creme.

2. Dissolva o cacau em pó na água quente.
Adicione à gemada o cacau dissolvido na água e o óleo.

3. Bata as claras em castelo bem firmes.

3. Alternadamente, envolva a farinha, o bicarbonato de sódio e as claras com o creme.

4. Coloque a massa numa forma previamente untada com margarina e polvilhada com farinha.
Leve ao forno pré-aquecido nos 170º e deixe cozer aproximadamente 40 minutos.
Depois do bolo cozido, retire-o.

Preparação da cobertura:

1. Num tacho anti-aderente coloque a cobertura de chocolate em pó, a margarina e o leite.
Leve ao lume sem parar de mexer até que ferva.
Depois de começar a ferver deixe ferver 1 minuto.

2. Depois do bolo desenformado, corte-o ao meio para rechear com uma faca ou um cortador de bolos.
Retire a parte de cima.
Recheie com um terço da cobertura de chocolate.
Coloque novamente a outra metade por cima.
Barre o bolo todo com a restante cobertura.
Espero que gostem desta receita! Bom apetite!


FOTOS: Ribeiro Culinário

Tempo de preparação: 1 hora e 10 minutos
Custo total: 2.90 € | Custo por fatia: 0.24 €
Fotografias
Bolo Brigadeirão Económico-dscn0467.jpg   Bolo Brigadeirão Económico-dscn0464.jpg   Bolo Brigadeirão Económico-dscn0469.jpg   Bolo Brigadeirão Económico-t.jpg   Bolo Brigadeirão Económico-dscn0460.jpg   Bolo Brigadeirão Económico-dscn0470.jpg  
  #1  
Antigo
20-06-2012, 17:57
3
Olá

Que bolo bonito! Essa cobertura em pó de que fala é tipo o Boca Doce? Pela imagem a cor e a textura parece-me semelhante, mas como Boca Doce é fácil de encontrar nos supermercados, não sei se é a isso que se refere.
Se não for isso, será que dá para utilizar como substituto? Eu lembro-me que já cheguei a fazer bolos com cobertura de Boca Doce de Chocolate e ficavam bons ...
20-06-2012, 19:08
4
Postado Originalmente por Rita Daniela Ver Post
Olá

Que bolo bonito! Essa cobertura em pó de que fala é tipo o Boca Doce? Pela imagem a cor e a textura parece-me semelhante, mas como Boca Doce é fácil de encontrar nos supermercados, não sei se é a isso que se refere.
Se não for isso, será que dá para utilizar como substituto? Eu lembro-me que já cheguei a fazer bolos com cobertura de Boca Doce de Chocolate e ficavam bons ...
Não é Boca doce, é Nestlé e vende-se na Mackro, peça o cartão a alguem que tenha.
Mas se quiser pode utilizar substitutos.
Exemplo:
Coloque num tacho anti-aderente 1 lata de leite condensado, 50g de cacau, 300ml de leite e uma colher de margarina. Leve ao lume até engrossar, sem parar de mexer. Quando engrossar apague o lume. E está pronto.

Outra epótese:
Coloque em banho maria 200g de chocolate culinário e 200ml de natas.
Leve ao lume e de vez em quando mexa.
Quando o chocolate derreter apague o lume e mexa.

Espero ter ajudado!
Beijinhos
20-06-2012, 21:36
5
Postado Originalmente por Ribeiro Culinario Ver Post
Não é Boca doce, é Nestlé e vende-se na Mackro, peça o cartão a alguem que tenha.
Mas se quiser pode utilizar substitutos.
Exemplo:
Coloque num tacho anti-aderente 1 lata de leite condensado, 50g de cacau, 300ml de leite e uma colher de margarina. Leve ao lume até engrossar, sem parar de mexer. Quando engrossar apague o lume. E está pronto.

Outra epótese:
Coloque em banho maria 200g de chocolate culinário e 200ml de natas.
Leve ao lume e de vez em quando mexa.
Quando o chocolate derreter apague o lume e mexa.

Espero ter ajudado!
Beijinhos
Muito Obrigada
Realmente pela cor parewcia Boca Doce, mas se é Nestlé deve ser muito mais saboroso
23-06-2012, 15:01
6
Postado Originalmente por Rita Daniela Ver Post
Muito Obrigada
Realmente pela cor parewcia Boca Doce, mas se é Nestlé deve ser muito mais saboroso
Obrigado eu, Rita
12-08-2013, 12:50
7
Olá Ribeiro. Que bolo mais lindo!! Eu sempre faço brigadeiros, mas para isso tenho que deixar a mistura no frigorífico para endurecer antes que eu possa formar as bolinhas. Esta cobertura deste bolo também endurece depois de fria, ou fica em forma líquida? Obrigada.
 

LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®