SaborIntenso.com
Publicado a 07-06-2013, 21:51
por Piteca
Receita de Bolo de Laranja (Sticky Orange Cake) da Nigella

Citação:
Mais uma receitinha que fui pedir emprestada à Nigella.
Como tinha ali umas laranjas que precisava de gastar, achei que seria a oportunidade perfeita para experimentar este bolo. A receita retirei daqui e o resultado? Bem, o resultado não foi bem o que eu estava à espera se por um lado ficou um bolo bonito e tão fofo que as fatias se desfaziam quando as tentava agarrar, por outro lado, não sei o que se passou, mas o bolo ficou-me amargo!! Será que foi das modificações que fiz?? Achei um pouco estranho…
Deixo-vos a receita e se, por acaso, alguém experimentar digam-me, por favor, se vos acontece o mesmo… é que fiquei mesmo intrigada! Será do bolo ou será mesmo azelhice minha? Tenho receio de voltar a experimentar, pois seria apenas estragar ingredientes, é que este, o destino dele foi mesmo o lixo… mal empregado, é que até estava bonitinho!
Enfim, nem sempre pode correr bem, certo?

Ingredientes:
  • 175g de farinha com fermento ( usei sem fermento e bicarbonato de sódio)
  • 175g de açúcar
  • 175g de manteiga (usei margarina)
  • 5 colheres (sopa) de leite
  • 2 ovos
  • 1 laranja (raspa)
Para cobrir:
  • 75g de açúcar
  • Sumo de 1 limão (usei o sumo da laranja para não se estragar)
Preparação:

Unte uma forma de pão (450g). Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Coloque numa tigela a farinha, o açúcar, a manteiga, o leite, os ovos e a raspa da laranja.
Bata utilizando uma batedeira eléctrica até que todos os ingredientes fiquem incorporados.
Coloque na forma e leve a cozer por cerca de 40 a 45 minutos, até que cresça e fique dourado.
Quando faltarem apenas 10 minutos para que o bolo acabe de cozer aqueça o açúcar juntamente com o sumo de limão num tacho.
Retire o bolo do forno e faça buracos no topo com a ajuda de um garfo.
Regue com a mistura de sumo de limão (enquanto o bolo está ainda na forma) e deixe arrefecer.
Antes de desenformar passe uma faca à volta do bolo para que este se solte.
Bom apetite!


FOTOS: Piteca
Fotografias
Bolo de Laranja (Sticky Orange Cake) da Nigella-bolo-laranja-sticky-orange-cake-da-nigella-lateral.jpg da Nigella- lateral.jpg
Visualizações: 2668
Tamanho: 67.5 KB
ID:	60035   Bolo de Laranja (Sticky Orange Cake) da Nigella-bolo-laranja-sticky-orange-cake-da-nigella-fatia-perto.jpg da Nigella- fatia perto.jpg
Visualizações: 130
Tamanho: 72.7 KB
ID:	60036  
Quem Fez
glutao
  #1  
Antigo
07-06-2013, 22:03
2
Esta mt bonito sem dúvida, e bonita apresentação, pena ter ido parar ao lixo.
Penso que talvez o bicarbonato lhe tivesse dado esse trago a amargo.
07-06-2013, 22:26
3
Olá Glutão!
Será que foi esse o problema?! Tenho de voltar a testar a receita desta vez sem alterações, para ver se realmente terá sido disso...
Obrigada pela dica!

Beijinhos doces e bons cozinhados!
07-06-2013, 22:38
4
Postado Originalmente por Piteca Ver Post
Olá Glutão!
Será que foi esse o problema?! Tenho de voltar a testar a receita desta vez sem alterações, para ver se realmente terá sido disso...
Obrigada pela dica!

Beijinhos doces e bons cozinhados!

Sim, penso que terá sido do bicarbonato foi a única alteração que fizeste, do sumo da laranja não é de certeza.
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®