SaborIntenso.com
Publicado a 29-01-2012, 23:08
por Duxa
Receita de Pudim de Pão IV
Ingredientes:
  • 250g de pão (antigo, de 2 ou 3 dias)
  • 750 ml de leite
  • 1 limão
  • 220g de açúcar
  • 50g de manteiga
  • 5 ovos
Preparação:

Cortar o pão em fatias muito finas e colocar o leite a ferver com uma casquinha de limão.
Quando o leite começar a ferver, retirar do lume e deitar por cima do pão.
Deixar repousar uns minutos .
Envolver bem o pão no leite e juntar a manteiga.
Mexer até que esta se derreta.
Adicionar os ovos, o açúcar, a raspa e o sumo do limão.

Triturar com a varinha mágica até que esteja um creme homogéneo.
Deitar este preparado numa forma caramelizada e levar ao forno em banho-maria durante cerca de 1:15 minutos ou até que esteja cozido.
Notas: Cozi-o na panela de pressão, em forma com tampa, depois de ouvir o apito, bastam 20 minutos.

Deixar arrefecer, leve ao frio, desenforme depois de frio.


FOTO: Duxa

Fonte:Alquimia dos Tachos: Pudim de Pão
Fotografias
Pudim de Pão IV-pudim-pao.jpg  
Quem Fez
Sandra A.JustSuSandra A.Ricardo Tiagocaditonunoane marie
  #1  
Antigo
30-01-2012, 09:32
2
gostei da receita muito simples bj
31-01-2012, 10:58
3
Adorei a receita!
Eu também cozo os pudins na panela de pressão, é mais rápido e gasta menos gás. Foi a minha mãe que me ensinou assim, mas não sei porquê não deve ser muito comum, toda a gente a quem digo fica muito espantada.....
31-01-2012, 19:38
4
Postado Originalmente por taniam55 Ver Post
Adorei a receita!
Eu também cozo os pudins na panela de pressão, é mais rápido e gasta menos gás. Foi a minha mãe que me ensinou assim, mas não sei porquê não deve ser muito comum, toda a gente a quem digo fica muito espantada.....
Olá Tania, também aprendi com a minha mãe.
É muito prático, rápido e mais económico, bastam 20 minutos, desde que a válvula começa
a rodar e a apitar.
Há pessoas que por desconhecimento não o fazem, mas também conheço muita gente que utiliza a panela de pressão diáriamente.
Beijinhos.
04-02-2012, 20:26
6
Ficou lindo, tenho de experimentar!
Eu tenho panela de pressão e gostava de experimentar assim, qual a quantidade de água que coloca na panela? Obrigada beijinhos
04-02-2012, 22:51
7
Postado Originalmente por anaplay Ver Post
Ficou lindo, tenho de experimentar!
Eu tenho panela de pressão e gostava de experimentar assim, qual a quantidade de água que coloca na panela? Obrigada beijinhos
Olá Ana
Costumo colocar dois dedos de altura de água, faço-me entender?
E´ suficiente para cozer em banho-maria, se colocarmos mais água corremos o risco de, assim que esta entrar em ebulição , entrar para dentro da forma, mesmo com tampa colocada.
Uma nota importante, é não deixar o pudim a cozer para além dos 20 minutos, a contar da
altura em que começamos a ouvir o apito da panela, para que não coza de mais e se desfaça.
Também o devemos desenfomar, só depois de frio, por muito que nos custe
Espero ter ajudado, beijinhos.
05-02-2012, 13:12
8
Olá Duxa, entendi perfeitamente! Obrigada pela preciosa ajuda!
Pois eu sei que devemos esperar para desenformar qualquer tipo de bolo (que neste caso é o pudim)!
Nós somos as artistas e queremos ver logo as nossas obras de arte, e por vezes 5m parece-nos um eternidade :P! Mas eu vou conseguir !
Beijinhos
23-02-2012, 15:01
9
A minha avó fazia um pudim de pão delicioso, como nunca encontrei igual. Infelizmente, ninguém ficou com a receita e ela já faleceu (ela fazia tudo de cabeça, não tinha receitas escritas). Não sei exactamente como era feito mas parece-me do género deste, só que ela punha canela (pois era mais escuro e sabia a canela) e cozia-o no forno (disso lembro-me bem), não sei se em banho maria ou não mas penso que devia ser (em banho maria). Também não caramelizava a forma, mas no fim fazia um molho a que ela chamava de "açúcar queimado" (e que ela fazia pondo açúcar num tacho ao lume e juntando água depois de ele "queimar") e que parecia o caramelo líquido que vendem por aí, mas não era tão grosso, ficava até bem líquido, e punha-o por cima do pudim de pão.
Apetece-me experimentar esta receita, pois já experimentei várias outras e nunca ficou tão bom como o dela. Esta receita, no entanto, parece-me melhor do que as outras!...
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®