SaborIntenso.com
Publicado a 08-05-2013, 18:45
por Piteca
Receita de Bolachas Belgas de Caramelo

Citação:
Mais umas bolachinhas super fáceis de fazer e que ficam maravilhosas, a receita retirei do meu livro “Sabores requintados do mundo inteiro- Pastelaria”. As bolachinhas é suposto ficarem um pouco mais escuras, tom de caramelo, mas como eu não deixei o xarope de açúcar caramelizar o suficiente acabaram por ficar mais clarinhas, mas deliciosas na mesma, acreditem!!
Aqui fica a receita:

Ingredientes para 45 bolachinhas
  • 1,5 dl de xarope de açúcar (fiz caseiro)
  • 50 g de açúcar mascavado
  • 100 g de manteiga (à temperatura ambiente)
  • 1 pitada de sal (usei fino)
  • 1/2 colher de café de canela em pó
  • 250 g de farinha
  • 1/2 saqueta de fermento em pó
Preparação:

Num recipiente, misture com a batedeira eléctrica o xarope, o açúcar, a manteiga, o sal e a canela.
Junte a farinha já misturada com o fermento e amasse.
Coloque a massa num local fresco durante 3 horas (coloquei no frigorifico por 30 minutos).
Aqueça previamente o forno a 180ºC.
Forre um tabuleiro com papel vegetal.
Com a massa, forme um rolo com cerca de 4 a 5 cm de diâmetro e corte-o e fatias com 0,5 cm de espessura.
Coloque as bolachas no tabuleiro, leve ao forno na grelha do meio durante cerca de 12 minutos.
Deixe arrefecer.

Nota: A massa quebrada deve sempre repousar para que o glúten da farinha dissolva.
Para esse efeito pode deixar a massa no frigorífico durante 30 minutos, nunca mais tempo, caso contrário endurecerá demasiado e não conseguirá trabalhá-la.

Bom apetite!


FOTO: Piteca
Fotografias
Bolachas Belgas de Caramelo-bolachas-belgas-caramelo.jpg   Bolachas Belgas de Caramelo-bolachas-belgas-caramelo-interior-perto.jpg  
Quem Fez
sugar cookie
  #1  
Antigo
08-05-2013, 19:24
2
Adoro fazer bolachas e biscoitos, e estou sempre pronta para experimentar receitas novas. Estas vou experimentar com certeza (devem ser deliciosas, para molhar no leite). Só tenho uma dúvida: que quantidade tem uma saqueta de fermento?
02-07-2013, 12:23
3
Olá Sugar Cookie. Uma saqueta de fermento tem cerca de 11g.
Muito obrigada pela sua simpatia.
Beijinhos doces.
 

LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®