SaborIntenso

SaborIntenso (https://www.saborintenso.com/)
-   Frango e Galinha (https://www.saborintenso.com/f66/)
-   -   Tomatada com Frango (https://www.saborintenso.com/f66/tomatada-frango-23062/)

ruipnp 06-11-2011 18:40

Tomatada com Frango
 
1 Anexo(s)
Receita de Tomatada com Frango

Citação:

Muito bom dia,
Nasci em Lisboa, mas a minha família é da região do alto Alentejo. Por isso, a comida tradicional dessa região sempre esteve presente na alimentação lá de casa. Açorda, Gaspacho (á nossa maneira, não espanhola), Migas, Grãos (gravançada) e muito mais.
Mas eu escolhi outra iguaria, Tomatada com Frango Desfiado. O Alentejo sempre foi uma região pobre, tinha poucos recursos alimentares e o pouco que existia era explorado ao máximo.

Passemos então à receita para 4 pessoas:

Colocar azeite no fundo de um tacho, adicionar uma cebola grande bem picada, 3 dentes de alho, e deixar refogar em lume brando. Escolhe-se um quilo e meio de tomate maduro e passa-se durante breves segundos por água a ferver para ser mais fácil tirar a pele. Já sem pele, junta-se o tomate ao refogado, adiciona-se sal a gosto e deixa-se cozer em lume brando 15 minutos. Desfaz-se tudo com a varinha mágica e adiciona-se três tiras de pimento encarnado. Deixa-se ao lume mais 25/30 minutos para que o molho perca alguma água e fique mais espesso. E a tomatada fica feita. Se notarem que o sabor do tomate é muito ácido, podem sempre juntar meia colher de chá de açúcar, pois ajuda a alterar aquele sabor mais forte do tomate.
Para acompanhar cozemos 1 quilo de peito de frango e adicionamos sal a gosto. Depois de cozido, desfiamos o frango e adicionamos à tomatada. Ainda podemos juntar batatas fritas, que são cortadas às rodelas, mas com mais espessura do que as que se encontram à venda em pacote…e já está.
Para poupar, podemos sempre aproveitar o frango que compramos na churrasqueira e por qualquer razão sobrou de outra refeição, desfia-se e também fica bom!
Nesta refeição é sempre conveniente ter pão porque há muito onde molhar.
Cumprimentos e bom almoço ou jantar.
Rui


Monika 06-11-2011 18:50

Que pratinho interessante. :)

CLAUDIX 06-11-2011 22:27

Nunca tinha ouvido falar deste prato:confuso::confuso::confuso:
Está com bom aspeto:p

tixa 06-11-2011 22:33

Muito curioso!
Beijinhos


Horários baseados em GMT. Agora são 20:44.

Copyright © 2009-2021 SaborIntenso®