SaborIntenso.com
Publicado a 10-04-2009, 00:00
por Neuza Costa
Receita em video de Arroz de Polvo Malandrinho
Ingredientes para 5 pessoas:
  • 1200g de polvo
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alhos picados
  • 2 folhas de louro
  • 1dl de azeite
  • 400g de arroz
  • 1 molho de coentros
  • 2 tomates pelados
  • 1 copo de vinho branco
  • Sal q.b.
  • Pimenta q.b.
Preparação:

1. Num tacho leve o polvo a cozer, sem água e em lume baixo entre 50 minutos a 1 hora.
O polvo irá cozer na própria água que vai largando.
Depois de cozido corte em pedacinhos.

2. Num tacho faça o refogado com o azeite, a cebola, os alhos e as folhas de louro.
Deixe refogar um pouco e junte o tomate cortado em cubinhos.
Deixe refogar tudo.

3. Junte o arroz e deixe fritar um pouco.
Junte o vinho, a água de cozer o polvo e aproximadamente 0,5L de água.
Tempere com sal e pimenta.
Deixe cozer 15 minutos.

4. Adicione o polvo.
Deixe ferver e junte os coentros picados.
Tape, apague o lume e deixe estar assim dois minutos antes de servir.



Tempo de preparação: 1 hora e 30 minutos
[b]Custo total: 10,75 € | Custo por pessoa: 2,15 €
Fotografias
Arroz de Polvo Malandrinho-arrozpolvo1.jpg   Arroz de Polvo Malandrinho-arrozpolvo2.jpg  
Ficheiros Anexados
Tipo de Ficheiro: pdf Arroz-de-Polvo-Malandrinho-SaborIntenso.pdf (91.6 KB, 3931 visualizações)
Tipo de Ficheiro: pdf Arroz-de-Polvo-Malandrinho-FOTO-SaborIntenso.pdf (326.8 KB, 3283 visualizações)
Quem Fez
JustSuSandybellsugar cookieSusana Simoes FerraoPaula Soeirorita vieiraMaria MirandaSusana Simoes Ferrao
  #1  
Antigo
13-09-2009, 19:48
3
neuza,
desde que começou este site que sou fã incondicional
todos os dias faço em casa as suas receitas
hoje fiz o arroz de polvo e ficou divinal.
Também já fiz o licor de laranja e está a macerar. Depois direi o resultado.

O licor de tangerina é da mesma maneira? Obrigado

Luisa
21-12-2009, 01:43
4
Neuza,
Tou a escrever a senhora da America. Sou uma fa da senhora. Voce e uma beleza na cozinha. meu noivo e de lisboa e tou a tentar saber cozinhar melhor a maneira portuguesa.

Obrigada por este site.

Boas Festas
08-01-2010, 13:43
5
Neuza,
Ouvi dizer que devo cozer o polvo, juntamente com uma cebola inteira, descascada, isso procede ? Ou posso cozer somente o polvo, sem nenhum igrediente e sem água.
08-01-2010, 13:47
6
Olá Ramon,

pode cozer o polvo com está na receita, sem nada.

Beijinhos e obrigado!
27-01-2010, 10:10
7
Ontem à noite o jantar foi arroz de polvo malandrinho,muito bom. Desde que conheci este site cada vez tenho mais vontade de cozinhar. Obrigado,Neuza,é o meu braço direito.
04-02-2010, 21:09
8
ahaha! Delicioso!!

Foi o meu jantar!

Obrigada à equioa sabor intenso.

13-02-2010, 11:41
9
Ola Neuza sou fa do seu site, mas tenho pouca experiencia na culinaria.
Nesta receita ao juntar o arroz notei que o seu estava humido, ele é cozido antes ou outra maneira?
13-02-2010, 20:47
10
não é cozido na hora conforme está no video. Acrescente um pouco mais de água para ficar mais humido.
21-02-2010, 08:50
11
ola acabo de descubrir o site e gosto muito...........é fàcil seguir as receitas ............moro em frança desde criança e adoro preparar pratos portugueses para os meus amigos que adoram a comida portuguesa.............obrigada de continuar com receits bem portuguesas Dora
24-02-2010, 22:04
12
Amei esse arroz !!!! acabei de jantar! Nao me conformo por nao tê-la descoberto antes... Parabens pelo site! Sucesso!!
12-03-2010, 19:48
13
Fiz hoje este arroz, uma maravilha, em casa todos adoraram, parabéns!
Bj
11-04-2010, 15:14
14
Olá Neuza!
Gosto muito das suas receitas e desde que entrei neste fórum, descobri ainda mais o prazer da cozinha!
Nunca cozi o polvo dessa maneira, mas vou certamente fazê-lo na próxima vez que o cozinhar.
Obrigada pelas ideias fantásticas!
Beijinhos
11-04-2010, 15:24
15
Postado Originalmente por Fernanda Amaral Ver Post
Olá Neuza!
Gosto muito das suas receitas e desde que entrei neste fórum, descobri ainda mais o prazer da cozinha!
Nunca cozi o polvo dessa maneira, mas vou certamente fazê-lo na próxima vez que o cozinhar.
Obrigada pelas ideias fantásticas!
Beijinhos

Eu por acaso já o fiz desta maneira digo-te que ficou divinal.
11-04-2010, 17:14
16
que tipo te arroz usou? antes de o fritar já estava molhado. Porque?
11-04-2010, 17:21
17
Postado Originalmente por JT - 18 Ver Post
que tipo te arroz usou? antes de o fritar já estava molhado. Porque?


Eu usei Arroz Cigala, näo lavei o arroz escolhi os mais escuro e o restante meti dentro do tacho.
11-04-2010, 17:58
19
Postado Originalmente por JT - 18 Ver Post
que tipo te arroz usou? antes de o fritar já estava molhado. Porque?

Olá,

usei o arroz vaporizado, simplesmente lavei e meti no tacho.

Obrigado
03-08-2010, 11:30
20
Olá Neuza. Fiz o arroz de polvo e ficou excelente. O polvo estava mesmo muito macio e saboroso. E o arroz uma delícia, bem malandrinho, tal como eu gosto. Obrigado pela receita.
01-09-2010, 11:15
21
Ola...

O polvo era fresco ou congelado? No caso de escolher polvo congelado, coloco a cozer congelado ou descongelo primeiro?

Obrigada
01-11-2010, 19:54
22
Neuza, são mesmo 200 ml de azeite? Não sei porquê, mas achei a quantidade exagerada e, no vídeo, apontaria para os 100 ml... Outra questão: achei que, no texto, não estava explícito que se teria que acrescentar os 0,5 L de água, para além da água do polvo... Aliás, a água nem vem descriminada nos ingredientes. Se não tivesse visto o vídeo, não chegaria lá.

A técnica de cozer o polvo correu às mil maravilhas, ficou muito tenrinho!! Brilhante!!
02-11-2010, 12:03
23
Postado Originalmente por Suzy23 Ver Post
Ola...

O polvo era fresco ou congelado? No caso de escolher polvo congelado, coloco a cozer congelado ou descongelo primeiro?

Obrigada
Olá Suzy,

o polvo era fresco. Se quiseres usar congelado pode ou não descongelar é como lhe der mais jeito.
Eu prefiro sempre o fresco, às vezes compro e congelo, mas acho que é melhor, não encolhe tanto, quando uso o polvo congelado sinto-me roupada.

Beijinhos
02-11-2010, 12:07
24
Postado Originalmente por MissLua Ver Post
Neuza, são mesmo 200 ml de azeite? Não sei porquê, mas achei a quantidade exagerada e, no vídeo, apontaria para os 100 ml... Outra questão: achei que, no texto, não estava explícito que se teria que acrescentar os 0,5 L de água, para além da água do polvo... Aliás, a água nem vem descriminada nos ingredientes. Se não tivesse visto o vídeo, não chegaria lá.

A técnica de cozer o polvo correu às mil maravilhas, ficou muito tenrinho!! Brilhante!!
Olá Miss Lua,

realmente ainda não tinha reparado nesse dois erros no texto, já estão corrigidos. Obrigado
24-12-2010, 19:43
25
Olá Neusa,

Tenho aprendido muito com suas receitas, mas tenho uma receita da minha mãe onde, para fazer este arroz de polvo tenho que cozer o polvo na panela de pressão com água até cobri-lo, mas toda vez que faço isso, a panela começa a deitar água logo após pegar a pressão. E também a quantidade de polvo que meto diminui de 3 : 1, ou seja, meto 3kg e só saí 1 kg. E percebi que no seu método, você cozinha o polvo sozinho sem água e sem pressão. É por isso que seu polvo não reduz de tamanho?
Obrigada e boas festas.
Regina.
03-05-2011, 19:26
26
Muito obrigado pelo seu site. Desde que visito regularmente o saborintenso que o meu dia-a-dia como homem tornou-se mais fácil, pois todas as receitas são tipicamente portuguesas, com os passos bem explicados e o resultado final sempre fantástico.
26-11-2011, 18:18
28
Obg Neuza por esta maravilhosa receita.
Bjs.
27-12-2011, 14:55
29
Fiz esta receita e ficou uma delicia parabens adoro este site
08-01-2012, 19:54
30
Este arroz de polvo soube-nos tão bem...uhmmm que bom!
 
LinkBack (2) Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®