Pão Doce | SaborIntenso.com
SaborIntenso.com
Publicado a 29-08-2012, 15:50
por magnoliazul
Receita de Pão Doce

Ingredientes :
  • 500 g. de farinha de trigo
  • 300 ml de água em temperatura ambiente
  • 1/2 colher (de sopa rasa) de sal
  • 1/2 chávena de açúcar cristal
  • 1 1/2 colher (de sopa rasa) de margarina
  • 1 colher (sopa rasa) de melhorador
  • 20 g de fermento biológico fresco ou 10 g de fermento biológico seco
  • 1 ovo
  • 1/2 chávena de leite em pó
Preparação:


Coloque a farinha, o sal, o açúcar, o melhorador e o leite em pó na vasilha da batedeira, e misture um pouco (se optar pelo fermento seco misture com os ingredientes secos). Acrescente o ovo e a margarina e bata um pouquinho. Comece a colocar a água aos poucos, intercalando com o fermento fresco esmigalhado. Depois de terminada a água continue batendo até atingir o ponto de véu. Deixe a massa descansar por 30 minutos ou um pouco mais, caso ela esteja dificil de moldar (grudenta).

Divida a massa em 16 partes, forme bolas, utilize óleo nas mãos e na mesa para não grudar. Deixe descansar alguns minutos e em seguida abra cada bola de massa na forma de cilindro e enrole como caracol, coloque em forma untada, deixe dobrar de volume.

A forma de caracol é importante para conseguir colocar o creme sobre cada pão, na foto abaixo o passo a passo para formar o caracol: forme um cilindro com a bola de massa e em seguida levante o cilindro, encoste uma das pontas na mesa e vá baixando a mão, e faça com que a massa contorne a parte da massa que já está na mesa, sem sobrepôr uma volta na outra. Depois de colocar na forma dê uma apertada leve no pão.


Cobertura – Creme de Confeiteiro (recheio de sonho):

Gosto do Creme Mestre Patissyer, da marca Arcólor, que é muito prático e gostoso. Para preparar basta misturar 1 xícara do pó do creme com 2 xícaras de leite, e levar ao fogo, mexendo até engrossar. Se preferir pode preparar um creme misturando 500 ml de leite, 4 gemas, 4 colheres rasas de farinha de trigo, 5 colheres de açúcar e 1 colher de chá de essência de baunilha, leve ao fogo, mexendo até engrossar. Utilize o creme depois de frio.


Cobertura – Farofa:

1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar cristal
1 colher (café) de açúcar de baunilha
1 colher (café) de canela em pó
1/3 xícara de manteiga derretida
2 colheres (sopa) de creme de leite
raspas de limão


Misture todos os ingredientes com os dedos, formando pequenos grumos.

Depois que os pãos dobrarem de volume, pincele com ovo batido (utilize pincel bem macio), e distribua o creme de confeiteiro (com o auxilio de um bico de confeitar) e por último salpique a farofa. Leve para assar por cerca de 30 minutos em forno pré-aquecido ou até que esteja levemente dourado.
Como muitos perguntam o que é melhorador, resolvi acrescentar uma foto da embalagem e uma explicação: o melhorador reforça o glúten da farinha, facilita a sova e resulta numa massa mais fácil de moldar e o pão depois de pronto fica com uma textura bem leve. Não é essencial, mas é este o produto que todas as padarias usam. Geralmente é vendido em casas especializadas em produtos de panificação. Existe um produto da Fleischmann chamado Pão Certo, vendido em supermercados, em pequenos envelopes, que promete fazer o mesmo efeito.

fonte:Pães e Roscas Imagem do Sabor
  #1  
Antigo
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2019 SaborIntenso®