SaborIntenso.com
Publicado a 26-02-2010, 17:45
por Tantra
Receita de Festival do Pão Doce

Citação:
Faz já uns três meses que não faço pão em casa. O horror! Pois é. Nos últimos tempos ando meio enjoada de fazer pão, e os que fiz assim, sem vontade, ficaram ruins. Porque eu posso cozinhar de braços quebrados, mas não sem vontade .
Hoje pré-aqueci de novo o forno, estou com vontade de fazer meu "Festival de pao Doce"
Nossa que grande prazer é trabalhar a massa, dar forma, rechear..... para mim é um autentico relaxante.

Ingredientes:
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 25g de fermento do padeiro
  • ½ chávena de leite morno
  • 1 ovo
  • 2 colheres de sopa de iogurte natural
  • 1 colher de sopa de manteiga derretida
  • 1 pitada de sal
  • Farinha de trigo (ate que a massa non grude na mao).
Preparação:

Numa tigela funda esfarelar o fermento com o açúcar até que fique liquido, acrescentar o leite.
Juntar o ovo, iogurte, manteiga e sal.
Ir echando aos poucos a farinha ataé que a massa não cole nas mãos.
Tapar a massa com um plastico (quando faz muito frio, coloco um cobertor pequeninho que já tenho para isso).
Deixar a massa descansar (fazer o truque da bolinha que coloquei no offtopic).
Subiu a bolinha: damos a nossa massa a forma. desejada: bolinha, croissant, torcidos.... (eu fiz bolinha, torcidos, croissant).

Esta massa pode ser recheada com: coco, chocolate, geleia.
Uma vez dado forma a massa pincelamos com gema de ovo.
Voltamos a tapar e deixamos descansar durante uns 25 minutos.
Levar a forno pré-aquecido a 180ºC.
Quando retiramos os pães do forno polilvhe com açúcar molhado num pouquinho de leite.


FOTO: Tantra
Fotografias
Festival do Pão Doce-fstpvariadofin1.jpg  
  #1  
Antigo
26-02-2010, 17:49
2
Amig@s do SaborIntenso:vou colocar umas fotos mais de paos doces,ok

26-02-2010, 17:58
3
Tantra,
Gostaria tanto de fazer esses pães... parecem tão deliciosos.
Mas não vou poder :-( pois aqui não há fermento de padeiro,
só há em pó. Tantra sera que posso usar o fermento em pó
e a quantidade que devo por?
Beijinhos e obrigada
26-02-2010, 18:08
4
Non ,pero aqui hay um fermento que bem em saquinho,chamamos de fermento instantaneo,en Portugal es marca Fermipan dime os gramos que contem o seu pacotinho,ok
Esta receita non tem erro,so seguir ela.
Beijinhos
26-02-2010, 18:14
5
Postado Originalmente por Tantra Ver Post
Non ,pero aqui hay um fermento que bem em saquinho,chamamos de fermento instantaneo,en Portugal es marca Fermipan dime os gramos que contem o seu pacotinho,ok
Esta receita non tem erro,so seguir ela.
Beijinhos
Tantra,
Aqui nos USA, usos da marca Fleischmann's que tem 21g, ou da Red star.
são de 7g , também são chamados fermento instantaneidade.
Obrigada pela ajuda.
26-02-2010, 18:16
6
Entom use um saquinho por cada Kg de farinha,mais non misture no azucar sino na farinha.
Fago encantada amiga.
26-02-2010, 18:29
7
Postado Originalmente por Tantra Ver Post
Entom use um saquinho por cada Kg de farinha,mais non misture no azucar sino na farinha.
Fago encantada amiga.
Tantra,
Um saquinho da de 7g ou da de 21g?
26-02-2010, 18:35
8
1 saquinho de 7 gr pra um kg de farinha ,mais a cantidade de farinha a lo mejor precisas menos,ok
26-02-2010, 18:42
9
Postado Originalmente por Tantra Ver Post
1 saquinho de 7 gr pra um kg de farinha ,mais a cantidade de farinha a lo mejor precisas menos,ok
Tantra prefeito, entendi tudo muito bem como explicou.
Agora e' só começar a fazer este fim de semana
Beijinhos
26-02-2010, 18:45
10
Cualquer coisa me contas,ok
ICatarina:vai no topico de dudas,coloquei uma cosa que me falou um señor ,creo que debe ser novo ,non tinha visto antes....e non sei contestar.Obrigada
26-02-2010, 20:33
11
que fotos maravilhosas e apetitosas Tantra, obrigado por partilhares aqui, prometo que um dia destes vou experimentar só preciso de coragem.
26-02-2010, 20:39
12
Tantra bem me podias ter mandado um pãozinho
27-02-2010, 04:59
13
Mariana e Ilda obrigado as duas.
Esta receita como ja falei pra ICatarina,non tem dificultade ninguma,so mesmo deixar descansar.Vou colocar a foto do meu lindo "cobertor" ele da calorcinho a minha massa,rs,rs
"A massa e o menino ate no veram tenhem frio"



27-02-2010, 14:02
14
Que lindos que ficaram os teus pãezinhos
Cá em casa sou eu que faço o pão, há 1 ano que não compro pão,
também gosto de meter a mão na massa, descontrai imenso
Neste momento tenho no forno pãezinhos de mistura.
Obrigada pela partilha,
beijinhos
Duxa
27-02-2010, 14:23
15
Duxa:voce faz a massa de pao asim?Eu gosto de saber distintas receitas de pao....
Obrigada ,beijos
27-02-2010, 14:38
16
Tantra eu coloco os ingredientes para a massa na máquina de fazer pão, depois programo o programa de massas levedadas( cerca de 1h30) a máquina neste programa amassa, e faz a primeira levedação, depois retiro a massa dou a forma que pretendo e ponho em 2 tabuleiros .
Coloco a levedar 2º vez, ligo o forno 10 minutos a 50º, quando atinge esta temp. desligo e coloco lá os tabuleiros com a massa, cerca de 30 minutos dobram o volume. Coloco um pirex com água no fundo do forno, para dar humidade ao pão, ligo o forno a 180º aprox. 25 minutos, em cozedura ventilada e voilá.
Qualquer duvida é so perguntares.
beijinhos
Duxa
27-02-2010, 15:05
17
Amiga non tenho MFP¡¡¡¡¡
Asim non da....(voce faz alguma a mao?)
Obrigada
27-02-2010, 15:36
18
Tantra,

Todos estes pães estão maravilhosos, só da vontade de comer! Até porque hoje o meu pequenote comeu o meu almoço todo e a mamã ficou só com uma sopinha!

Adoro a variedade de todos eles, dá vontade de experimentar já!

Duxa, ontem "reanimei" a minha MFP e estava a precisar de algumas receitas boas e originais...será que há por aí sugestões? Não sabia o truque de colocar o tabuleiro com água para dar humidade aos pães, mas também ainda agora comecei...

Ontem fiz uns pãezinhos mas a massa parece que ficou muito pesada, será que me poderão dizer qual a possível causa e solução?

Beijinhos e um grande obrigada a todas, Tantra continua a mandar estas fotos lindas!!!
27-02-2010, 15:42
19
Obrigada MariaS,si a sua massa ficou pesada e porque quizás voce anhadiu farinha demais....
Eu non tenho MFP,mais si moita experiencia em fazer pao,rs,rs
Beijos
27-02-2010, 16:01
20
ohhhh Tantra, já comia uns paezinhos teus, que maravilha, manda um........

bjs
27-02-2010, 16:42
21
So preciso de Enderezo e mando,ok
27-02-2010, 19:09
22
Tranta nunca fiz pão amassado só por mim, utilizo a m.f.p. para amassar ou a Thermomix(Bimby), por vezes faço o método Artisan Bread (não necessita de ser amassado).
Beijinhos

Mariasarmento tenho várias receitas que costumo fazer, é só dizeres que tipo de pão preferes,
cá em casa utilizo muito o pão de mistura de farinhas, fica um pãozinho mais rico em termos nutricionais, também faço o chamado pão de leite para os meus filhos, diz qual a tua preferencia.
Dizes que o pão ficou denso, concordo com a Tranta, ou farinha a mais ou não levedou o suficiente, levedaste 2ª vez a massa?
beijinhos

Duxa
28-02-2010, 03:30
23
Duxa:obrigada,vou ter que experimentar alguma vez o de "artisan bread"
Beijinhos
28-02-2010, 05:56
24
Postado Originalmente por Tantra Ver Post
Duxa:obrigada,vou ter que experimentar alguma vez o de "artisan bread"
Tantra,
Se quiseres fazer esse pão tenho a receita no site.
Beijinhos
28-02-2010, 07:38
25
ICatarina,obrigada,vove nom lembra que ate me envio umas dicas...
Beijinhos
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®