SaborIntenso.com
Publicado a 06-10-2011, 13:01
por Neuza Costa
Receita em video de Massa de Pimentão
Ingredientes para ~1 litro:
  • 3 kg de pimentos vermelhos cortados ao meio sem sementes
  • Sal
  • Azeite
Preparação:

1. Numa panela com água a ferver, coloque os pimentos a cozer aproximadamente 40 minutos, até que a pele se separe do pimento.
Depois dos pimentos cozidos, retire-os e deixe arrefecer.
Retire a pele aos pimentos.

2. Triture os pimentos com a varinha mágica até que fique uma papa.
Num escorredor, coloque um pano fino e limpo.
Verta a massa de pimentos para dentro do escorredor.
Tape com um pano e deixe escorrer durante 24 horas.

3. No dia seguinte, coloque alternadamente numa tigela, duas colheres de sopa de massa de pimento e uma colher de sopa de sal.
Com uma colher, misture tudo muito bem.

4. Coloque a massa de pimentão num frasco que vede bem, previamente esterelizado (fervido em água quente).
Acalque bem a massa de pimentão e cubra com uma boa camada de azeite.
Tape e guarde no frigorífico.
Esta massa de pimentão dura 1 ano.


Tempo de preparação: 24 horas + 1 hora e 30 minutos
Custo total: 4,5 €



Citação:
A massa de pimentão é bastante utilizada na gastronomia portuguesa. Tanto para temperar pratos de peixe ou carne, como a carne de porco à alentejana e pratos assados no forno.
Hoje em dia encontra-se à venda em qualquer supermercado já feito, mas nunca tem a qualidade e o sabor da massa de pimentão caseira.
Esta receita tem uma duração longa, até 2 anos e também pode ser uma oferta perfeita para os cabazes de Natal.
Tenham atenção para não temperar os alimentos com sal, pois a massa de pimentão, por ser caseira, já tem bastante sal.
Espero que gostem, bom apetite!
Neuza Costa.
Fotografias
Massa de Pimentão-massa-pimentao-1.jpg   Massa de Pimentão-massa-pimentao-2.jpg  
Ficheiros Anexados
Tipo de Ficheiro: pdf Massa-de-Pimentão-SaborIntenso.pdf (148.0 KB, 1051 visualizações)
Quem Fez
Monica TeixeiraALBINOMATOSStarlinhaManny Travassos
  #1  
Antigo
06-10-2011, 13:14
2
Muito obrigada pela sugestão
mesmo a calhar , deram-me uns pimentos
assim já sei o que fazer com eles
06-10-2011, 13:15
3
Obrigada Neuza.
Em tempos de crise vale a pena fazer em casa.
06-10-2011, 14:49
4
olá obrigada pela receita, já andava á procura!!! gostava de saber se também posso fazer com pimentos verdes porque normalmente é o que tenho em casa
06-10-2011, 16:19
6
i eu k estou sempre a comprar massa de pimentão...
nunca imaginei ser tão fácil de fazer... agora não compro mais...

beijinhos i obrigada
06-10-2011, 17:56
7
Obrigado pela receita.
Essa blusa vermelha a combinar com os pimentos coisas do Chef näo?
06-10-2011, 17:58
8
Postado Originalmente por glutao Ver Post
Obrigado pela receita.
Essa blusa vermelha a combinar com os pimentos coisas do Chef näo?

Quando estava a filmar, foi o logo o que me veio à cabeça também
06-10-2011, 19:13
10
Que receita tão útil! ADOREI!
Obrigada Neuza!
06-10-2011, 22:44
11
Já algum tempo que queria fazer, mas não sabia como era.
Obrigada, beijinho.
07-10-2011, 09:04
12
Adoro pimentão, não sabia como fazer, obrigada por partilhares! Bom fim de semana a tds e bjocas.
10-10-2011, 13:37
13
Ora aí está uma receita que é optima para quando me dão pimentos e eu não sei o que fazder com eles. Costumo congelar, mas assim é optimo.
26-10-2011, 22:00
14
Eu fiz com uma receita do Norte (da minha Mãe). Tive os pimentos ao ar durante uma semana, cortados ao meio com sal. Não sei se ficará muito diferente dessa receita o que é certo é que posta nas carnes a marinar, fica um espectáculo.
NOTA: Se quiserem assar carne na brasa, deixem a mesma a marinar em pimentão cerca de 4 a 5 dias, pois fica tenra e deliciosa. Espero que o meu pequeno contributo vá de acordo com as vossas expetactivas.
06-02-2012, 20:21
15
vçs vão me desculpar! onde é que se usa essa pasta de pimentão?
06-02-2012, 20:50
16
Postado Originalmente por Nikopol Ver Post
vçs vão me desculpar! onde é que se usa essa pasta de pimentão?

Uma boa e típica receita para se utilizar é na https://www.saborintenso.com/f16/car...alentejana-41/.
06-02-2012, 20:51
17
Postado Originalmente por Nikopol Ver Post
vçs vão me desculpar! onde é que se usa essa pasta de pimentão?
Em tudo o que é refugado
06-02-2012, 20:53
18
Postado Originalmente por Nikopol Ver Post
vçs vão me desculpar! onde é que se usa essa pasta de pimentão?
ola Nikopol , podes usar essa massa para temperar carne de porco ou frango e simplesmente grelhar , fritar ou assar no forno.
07-02-2012, 14:58
19
Tudo que é estufado, guisado ou no forno coloco sempre um bocadinho de massa pimentão de compra.

Apesar de conhecer o metodo de fazer massa pimentão em cru nunca fiz. Mas não conhecia este método de cozer o pimento. Tenho pimentos congelados, será que dá para fazer na mesma?

E já agora, há diferenças no sabor entre os 2 métodos?
02-09-2012, 18:47
20
Esta é uma receita que faz sem dúvida imenso jeito. A minha avó fazia uma massa de pimentão fenomenal mas nunca cheguei a aprender a receita...agora posso pôr em prática e como é algo que uso muito cá em casa, o caseiro é sempre mais gostoso e mais saudável

Beijinhos*
11-10-2013, 16:29
21
adorei esta receita em fazer a nossa propria massa de pimentao mas tenho uma duvida nao fica salgado ?
15-10-2013, 18:29
22
Postado Originalmente por Monica Teixeira Ver Post
adorei esta receita em fazer a nossa propria massa de pimentao mas tenho uma duvida nao fica salgado ?
Olá Monica,

sim fica salgada como todas as massas de pimentão, claro que as caseiras tem sempre mais um bocadinho, para substituir os conservantes que as de compra tem.
Por isso nunca se deve colocar muito sal nos alimentos que são temperados com massa de pimentão.

Beijinhos
24-10-2013, 14:37
23
ola Neuza fiz esta tua receita ao qual ficou espetacular calhou-me muito bem ainda nao utilizei mas certamente ficou optima depois coloco as fotos beijinhos
02-01-2014, 22:28
24
A toda a gente

Não sou grande cozinheiro, se é que me posso denominar desse nome mas em abono da verdade, uma coisa é certa: a massa de pimentão que se vê à venda nos talhos NÃO PRESTA. Comprei uma vez um frasco e foi para o lixo. Até pelo cheiro se notava a diferença.

A "verdadeira" é aquela que "eu faço" e que se faz com os pimentos crus. Não reparei na receita da Neuza mas é óptima de certeza.
02-01-2014, 22:35
25
Postado Originalmente por Neuza Costa Ver Post
Olá Monica,

sim fica salgada como todas as massas de pimentão, claro que as caseiras tem sempre mais um bocadinho, para substituir os conservantes que as de compra tem.
Por isso nunca se deve colocar muito sal nos alimentos que são temperados com massa de pimentão.

Beijinhos
Bom Ano, Neuza.

Reparei, observei como faz a receita. Realmente é idêntica à da minha Mãe. Ela no entanto, quando tirava as sementes dos pimentos, estes ficavam na rua cerca de 3 dias e eram virados e ia-se colocando sal.
Atentamente.

Manuel Neto
20-01-2015, 09:41
26
Muito obrigado por esta receita. Eu encontro - me a viver no estrangeiro e aqui falta - nos alguns dos nossos produtos ou para os comprar nas lojas portuguesas pagamos ao preço do ouro, assim é muito mais fácil e barato e claro caseiro é sempre melhor.
Parabéns e continuação de muitas receitas Boas para nós experimentamos.
20-01-2015, 16:37
27
Postado Originalmente por Lilianaines Ver Post
Muito obrigado por esta receita. Eu encontro - me a viver no estrangeiro e aqui falta - nos alguns dos nossos produtos ou para os comprar nas lojas portuguesas pagamos ao preço do ouro, assim é muito mais fácil e barato e claro caseiro é sempre melhor.
Parabéns e continuação de muitas receitas Boas para nós experimentamos.
Assim fica mais económico e mais saudável.

Beijinhos e obrigado pela mensagem.
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®