SaborIntenso.com
Publicado a 27-11-2009, 01:01
por Neuza Costa
Receita de Natal em video de Doce de Abóbora Chila (Doce)
Ingredientes:
  • 1 abóbora chila
  • Peso igual de açúcar da abóbora cozida e escorrida
  • 1 casquinha de limão
  • 1 pau de canela
  • Sal q.b.
  • 250 ml de água
Preparação:

1. Parta a abóbora atirando-a ao chão. Não utilize facas o objectos metálicos, pois altera o sabor da chila.
Com as mãos, separe a abóbora em vários pedaços.
Retire as sementes e os filamentos mais amarelos.

2. Lave os pedaços de abóbora em vários águas, até deixar de deitar espuma.
Coloque os pedaços de abóbora num alguidar com bastante água e com a casca virada para cima.
Deixe a abóbora no alguidar de um dia para o outro.

3. No dia seguinte, coloque uma panela grande com água a ferver e tempere com sal.
Junte a abóbora e deixe cozer durante 40 minutos até ficar bem tenrinha e começar a se separar da casca.
Depois de cozida, retire e deixe arrefecer um pouco.

4. Com a ajuda de uma colher de pau ou de plástico, nunca metálica, raspe a abóbora para dentro de uma tigela.
Coloque num escorredor e deixe escorrer durante 30 minutos. (Depois de escorrido, pese, e o peso do açúcar será igual).

5. Num tacho, leve ao lume o açúcar, a água, o pau de canela e a casca de limão.
Mexa e deixe ferver até atingir o ponto pérola.
Passado cerca de 8 minutos passe com a colher na calda, se começar a cair em gotas, está no ponto.

6. Junte a abóbora de chila e sem parar de mexer, vá separando os fios.
Quando passar com uma colher no fundo do tacho e fizer uma estrada, está pronto.
Apague o lume.
Depois de fria, guarde em frascos próprios.


Tempo de preparação: 50 minutos + 1 dia
Custo: 5.50 €


Citação:
Este delicioso doce é principalmente utilizado para a confecção de sobremesas, como alguns doces típicos do Natal.
Também é uma boa opção como prenda de Natal e frascos decorados a gosto.
Estas abóboras encontram-se à venda nos hipermercados ou mercados tradicionais.
Espero que gostem, bom apetite!
Neuza Costa.
Fotografias
Doce de Abóbora Chila (Gila)-doce-abobora-chila-1.jpg   Doce de Abóbora Chila (Gila)-doce-abobora-chila-2.jpg  
Ficheiros Anexados
Tipo de Ficheiro: pdf Doce-de-Abobora-Chila-SaborIntenso.pdf (99.7 KB, 2416 visualizações)
Tipo de Ficheiro: pdf Doce-de-Abobora-Chila-FOTO-SaborIntenso.pdf (144.3 KB, 1856 visualizações)
Quem Fez
SoraiaLunaSusana Simoes Ferrao
  #1  
Antigo
30-11-2009, 13:16
2
Já experimentei fazer o doce de gila ficou uma delicia. Muito bom. Parabéns!!!...
01-12-2009, 00:15
3
Neusa, a abobora tem aprox. quantos quilos?obrigado
__________
Tiago
29-12-2009, 15:49
5
Muito obrigada por este receita Neuza!

Vim aqui ver esta receita ontem e hoje já a concluí!
Ficou com optimo aspecto!

Adoro o video pois demonstra todo o processo ao qual só com o texto poderia gerar algumas duvidas; no entanto assim fica bem explicito e torna-se bastante facil!

Adorei, muitos parabens.

07-11-2010, 23:07
7
nunca fiz mas la vou eu ter que experimentar para oferecer no natal
06-10-2011, 23:16
9
Oh menina Neuza, tendo essa chila 2,4Kg deu para quantos frascos, 2?
(perguntas tipicas de alguém que não percebe nada do assunto, mas que já conseguiu fazer doce de pessego e abobora copiando as s/receitas e vizualizando os videos n/vezes. )
11-10-2011, 10:12
10
Postado Originalmente por JotaEme Ver Post
Oh menina Neuza, tendo essa chila 2,4Kg deu para quantos frascos, 2?
(perguntas tipicas de alguém que não percebe nada do assunto, mas que já conseguiu fazer doce de pessego e abobora copiando as s/receitas e vizualizando os videos n/vezes. )
Olá JotaEme,

a receita deu 3 frascos.

Beijinhos e obrigado.
01-11-2011, 14:39
11
mt obrigado pelas receitas tenho aprendido mt consigo, hoje mm fiz o doce de gila seguindo a sua receita e ficou optimo.
03-03-2013, 20:53
12
Não sei se estou a fazer o meu comentário no sitio certo, mas aqui vai....

Boa noite Neuza e Sandro,
Descobri o vosso site à dois dias por acaso, quando andava à procura da receita do doce de abóbora de chila, e desde logo fiquei maravilhada com os vossos videos, a Neuza explica muito bem tudo aquilo que confeciona, para quem é praticamente extriante na cozinha, como eu, isso é muito bom.
Obrigado Neuza pelas suas explicações.
Hoje já confecionei o doce de abóbora chila, mais um doce e uma entrada, e ficou tudo muito bom.
Agora que encontrei o vosso site ninguém me vai separar dele e a cozinha passará a ser a minha companheira.

Não sei muito bem como é que o vosso site funciona, mas aos poucos vou descobrindo.

Aguardo por receitas novas.

Bjinhos
03-03-2013, 20:55
13
Não sei se estou a fazer o meu comentário no sitio certo, mas aqui vai....


Boa noite Neuza e Sandro,
Descobri o vosso site à dois dias por acaso, quando andava à procura da receita do doce de abóbora de chila, e desde logo fiquei maravilhada com os vossos videos, a Neuza explica muito bem tudo aquilo que confeciona, para quem é praticamente extriante na cozinha, como eu, isso é muito bom.
Obrigado Neuza pelas suas explicações.
Hoje já confecionei o doce de abóbora chila, mais um doce e uma entrada.
Agora que encontrei o vosso site ninguém me vai separar dele e a cozinha passará a ser a minha companheira.


Não sei muito bem como é que o vosso site funciona, mas aos poucos vou descobrindo.


Aguardo por receitas novas.

Bjinhos
20-12-2013, 23:46
14
Boa noite a todos,

Depois de uma grande ausência ,digamos que involuntária, eis-me aqui de novo a tentar apreender com a Neuza e a querer muito mimar os meus!
Por isso nada melhor que amanhã tentar, eu disse tentar preparar a abobora para no dia seguinte me aventurar no doce....e para variar digo, vamos ver como corre, pois parece-me todo o processo de preparação digno só de experts, assim como a execução do belo doce.

Mas os meus frasquinhos, já esterilizinhos chamam por este doce para eu fazer as delicias natalicias de quem tanto quero bem!

Darei retorno...algo apreensiva com o resultado, mas darei, prometo!

Resto de uma boa noite para todos xxxxx
21-12-2013, 14:17
15
Postado Originalmente por Sylvia Rodrigues Ver Post
Boa noite a todos,

Depois de uma grande ausência ,digamos que involuntária, eis-me aqui de novo a tentar apreender com a Neuza e a querer muito mimar os meus!
Por isso nada melhor que amanhã tentar, eu disse tentar preparar a abobora para no dia seguinte me aventurar no doce....e para variar digo, vamos ver como corre, pois parece-me todo o processo de preparação digno só de experts, assim como a execução do belo doce.

Mas os meus frasquinhos, já esterilizinhos chamam por este doce para eu fazer as delicias natalicias de quem tanto quero bem!

Darei retorno...algo apreensiva com o resultado, mas darei, prometo!

Resto de uma boa noite para todos xxxxx

Boa Sorte! Mas não vais precisar, pois é bem mais fácil do que parece.

Beijinhos
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®