SaborIntenso.com
Publicado a 04-03-2014, 17:06
por Turbo FM
Receita de Muteta
Ingredientes:
  • 1 Kg de pevides de abóbora descascadas
  • 2 a 3 tomates médios bem maduros
  • 3 a 4 dentes de alho
  • 2 Ovos
Preparação:

Se possível moa primeiro as pevides e depois coloque num pilão e junte o tomate e os dentes de alho e pise até estarem bem agregados, junte os ovos e continue pisando até estar bem pastoso e com tendência de libertar gordura.
Retire e sobre uma panela no lume com água fervendo vá moldando pequenas bolas quase do tamanho de nozes (como almôndegas) pondo-as na panela e deixe cozer por duas horas ou mais.
Retire da água e utilize de imediato ou guarde no frigorífico por um a três dias.

Nota:
O tomate é que produz a liga, se este for insuficiente tem tendência a desfazer-se na cozedura pelo que em caso de dúvida convém colocar a mais além de que poderá utilizá-los inteiros ou se preferir despele-os colocando em água a ferver por cerca de dois minutos e logo a seguir passe para água fria, mas utilize sempre naturais e nunca de conserva. O alho serve para tirar o sabor enjoativo que terá se não o utilizar e os ovos é que fazem aumentar de volume ao cozer sem no entanto se desfazerem. Atenção crescem bastante e de forma alguma devem ser moldados grandes pois corre o risco de ficar cru no seu interior ou terá que aumentar muito o seu tempo de cozedura, pois ainda que não pareça, sendo pevides e moídas são mais difíceis de cozer do que feijão. Por último, como não se coze com sal pois atrasaria ainda mais a cozedura, quando for utilizar coloque logo de principio na panela a preparar e acrescente um pouco mais de sal que a muteta o absorverá.
Espero que gostem pois é extraordinariamente saboroso.
  #1  
Antigo
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®