SaborIntenso.com
Publicado a 09-01-2011, 22:11
por Nárwen
Receita de Pita Shoarma
Cozinha Internacional (Israel)

Citação:
Desde a primeira vez que provei Pita Shoarma que queria imenso fazê-la em casa, mas não encontrava nenhuma receita que me parecesse ser a verdadeira, nenhuma das que lia pareciam ser Israelitas, eram todas demasiado portuguesas... até que um dia descobri uma receita muito interessante, tão interessante que, pelos ingredientes, me lembrava aquele saborzinho especial de uma boa Pita Shoarma. Experimentei e... era mesmo aquilo, igualzinha, saborosa, deliciosa...


Ingredientes:

  • Cominhos em pó
  • Coentros em pó
  • Alho em pó
  • Açafrão em pó
  • Gengibre em pó
  • Pimenta preta em pó
  • Paprika em pó (ou pimentão-doce/colorau)
  • Cravinho em pó
  • Pimenta de cayenne em pó (ou piripiri)
  • Canela em pó
  • 1 colher de sopa sumo de limão
  • 1 colher de sopa de óleo
  • 0,5 Kg de carne (eu usei porco)
  • 1 alface pequena em juliana
  • 6-8 pães pita (à venda em qualquer hipermercado)
  • 1 colher de sopa de banha de porco
  • Sal q.b.
  • Molho de alho (aconselho a marca Heinz mas o melhor é Molho Shoarma caseiro, a receita está aqui)
Preparação da mistura de especiarias:

Num recipiente junte os ingredientes que se encontram abaixo e misture-os muito bem com uma colherzinha.
A quantidade de especiarias que vai render dará para duplicar a receita de Pita Shoarma.
Se não utilizar tudo guarde a mistura de especiarias num frasquinho para usar da próxima vez.
  • 1 colher de sopa de cominhos em pó
  • 1 colher de sopa de coentros em pó
  • 1 colher de sopa de alho em pó
  • 1 colher de chá de açafrão em pó
  • 1 colher de chá de gengibre em pó
  • 1 colher de chá de pimenta preta em pó
  • 1/2 colher de chá de paprica em pó
  • 1/2 colher de chá de cravinho em pó
  • 1/2 colher de chá de pimenta de cayenne em pó
  • 1/2 colher de chá de canela em pó
Preparação da Carne e do Shoarma:

1. Corte a carne em cubinhos (na foto em cortei em tirinhas porque estava com pressa, mas não façam como eu porque se for cortada em cubos pequeninos ficam com muito mais sabor), se a carne estiver um pouco congelada ainda é muito mais fácil de cortar ou pode comprar carne para strogonoff que é mais prático.
Após isso feito, coloque a carne num recipiente largo, colocando 2 colheres de sopa do preparado de especiarias que foi previamente reservado, 1 colher de sopa de óleo e 1 colher de sopa de sumo de limão.
Envolva a carne muito bem no preparado de sumo de limão e óleo.
Coloque o recipiente dentro do frigorífico, tapando-o (usei película aderente) e deixando-o lá 24h para que a carne tome gosto (sim, tem de ser mesmo 24 horas senão o sabor não será o mesmo).

2. Após as 24 horas retira-se a carne do frigorífico e tempera-se com sal e picante (se quiserem, eu não ponho porque sem ele já fica um pouco picante) a gosto.
Coloca-se 1 colher de banha de porco bem cheia numa frigideira e deixa-se derreter a banha em lume brando, sem deixar a mesma aquecer demais.
Coloca-se a carne e deixa-se em lume brando, a cozinhar.
Paralelamente, lavam-se 4 a 5 folhas de alface, escorre-se e enxagua-se muito bem.
De seguida, corta-se as folhas em juliana. Reservar.
Quando a carne começar a querer fritar, desliga-se o lume.

3. Pegue no pão pita e coloque-o na torradeira um minuto, abra-o com cuidado e coloque alternadamente uma porção da alface em juliana, o molho de alho (ou o molho shoarma) e em seguida o preparado de carne, e assim sucessivamente, até o pão estar cheio, tendo o cuidado de terminar com uma camada de alface com molho.
Acompanha-se com batatas fritas aos palitos, se quiserem.


FOTO: Nárwen
Fotografias
Pita Shoarma-broodje-shoarma.jpg  
Quem Fez
Manny TravassosMaria MirandaSimão Pereirataniam55SarinhaTSandra Batistapetala_tSandra Batista
  #1  
Antigo
10-01-2011, 22:47
2
Isso que está a vermelho é o quê?
10-01-2011, 22:49
3
Postado Originalmente por glutao Ver Post
Isso que está a vermelho é o quê?
Não faz parte do prato...é culpa do meu namorado que tem a mania de por molho de piripiri em tudo...ele colocou sem eu reparar e depois já era tarde demais... mas fica muito melhor sem ele.
10-01-2011, 22:59
4
Ok. entäo já somos dois tambem gosto muito de piripiri, entäo tabasco nem se fala.
Quando fizer vou seguir as tuas indicacöes ,depois logo vejo se meto mais piripiri.
10-01-2011, 23:05
5
Postado Originalmente por glutao Ver Post
Ok. entäo já somos dois tambem gosto muito de piripiri, entäo tabasco nem se fala.
Quando fizer vou seguir as tuas indicacöes ,depois logo vejo se meto mais piripiri.

Se gostas de piripiri podes coloca-lo na carne, mas ela já tem picante... (eu sou um bocadinho sensível ao picante por isso não posso abusar, fico logo aflita da língua...)
Gostas de tabasco? Muito bem, então vou dar-te umas quantas receitas mexicanas que levam tabasco (a receita de Tacos que publiquei também leva tabasco e é muito boa.


Beijinhos
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®