SaborIntenso.com
Publicado a 26-11-2009, 19:02
por Danilo Barros
Receita de Rocambole
Cozinha Internacional (Brasil)

Citação:
Queridos amigos
A partir de hoje vocês irão conhecer um pouco de meu Estado Minas Gerais, Brasil pelas festas e festivais de gastronomia.
Vamos começar pela cidade de Lagoa Dourada que fica a 160 km da Capital Mineira e a receita principal é o ROCAMBOLE.
O Rocambole é um bolo com uma massa levíssima que aqui damos o nome de Pão de Ló que são recheados de doce, estão entre as principais atrações de Lagoa Dourada, na Região Central de Minas Gerais.
Em 2009, pela primeira vez os moradores da cidade ganharam uma festa para comemorar o sucesso da receita.
A 1ª Festa do Rocambole aconteceu entre os dias 2 e 4 de outubro no Parque de Exposições da cidade.
A tradição do rocambole em Lagoa Dourada começou há mais de 100 anos com uma receita francesa trazida por um libanês que se mudou para a cidade.
O segredo passou de pai para filho e se espalhou.
Hoje, o rocambole ajuda a movimentar a economia local.
Na edição de 2009 da festa, artistas brasileiros consagrados também atraíram turistas para a cidade.
Quem perder a comemoração ainda pode degustar os mais diversos sabores de rocamboles nas dezenas de lojas especializadas da cidade que sempre tem o produto para vender.

A receita de Rocambole:
  • 1 chávena de chá de açúcar
  • 1 chávena de chá de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa rasa de fermento em pó
  • 6 ovos (clara separadas)
  • Açúcar em pó para polvilhar
Para o Recheio:
  • 500g de doce de leite (leite condensado cozido)
Preparação:

Bata as claras em castelo.
Com a batedeira ligada, junte as gemas uma a uma e o açúcar aos poucos.
Desligue.
Adicione a farinha peneirada aos poucos.
Mexa delicadamente de baixo para cima e junte o fermento.
Coloque a massa num tabuleiro retangular untado com manteiga e farinha.
Leve ao forno pré-aquecido durante 15 a 20 minutos.
Retire do forno e deixe arrefecer.
Desenforme sobre um pano úmido e acerte as bordas com auxílio de uma faca.
Espalhe o doce de leite sobre a massa.
Enrole com a ajuda do pano.
Mantenha enrolado durante cerca de 5 minutos e, a seguir, polvilhe com açúcar em pó.
  #1  
Antigo
26-11-2009, 19:26
2
Considero a sua receita muito interessante. Contudo, tenho uma dúvida: doce de leite é leite condensado cozido???
26-11-2009, 22:24
3
Minha amiga Ilda Mourao
Aqui na minha terra é feito um doce chamado Doce de leite.
Leva Leite e açucar e fica no fogo por mais ou menos 4 horas isso para cinco litros de leite e 700 gramas de açucar e tem que mexer constantemente.
Tambem pode-se utilizar o leite moça cozido.
Qualquer duvida é so retornar
Um abraço
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®