SaborIntenso.com
Publicado a 18-05-2010, 15:29
por Rémy
Existe algúm truque para fazer caramelo???
Sempre que tento fazer aquilo é uma aventura, e o resultado final um tacho queimado .
Tenho que ter sempre um frasco de reserva daqueles comprados no supermercado.
Mas como sou teimoso e acho que as coisas feitas à mão têm outro sabor (e valor) não vou desistir.

HELP PLEASE!!!
  #1  
Antigo
18-05-2010, 15:35
2
Postado Originalmente por Rémy Ver Post
Existe algúm truque para fazer caramelo???
Sempre que tento fazer aquilo é uma aventura, e o resultado final um tacho queimado .
Tenho que ter sempre um frasco de reserva daqueles comprados no supermercado.
Mas como sou teimoso e acho que as coisas feitas à mão têm outro sabor (e valor) não vou desistir.

HELP PLEASE!!!
ola remy, eu ate te ajudava se soubesse, mas eu tambem recorro ao de frasco!!!!mas adorava saber fazer!!!!olha remy pk nao poes essa mensagem no offtopic da mais resultado.beijinhos
18-05-2010, 15:40
3
ola rémi podes fazer o caramelo em casa através da seguinte maneira:
Faz da seguinte forma: colocas num tachinho bem alto a mesma quantidade de água e açúcar, deixas ferver e quando atingir o ponto de caramelo (ou seja, quando atingir uma cor acastanhada), altura em que supostamente desligarias o lume, juntas um pouco de água quente (atenção aqui, pois tens de colocar a água aos poucos, caso contrário pode sair tudo para fora e queimares-te) e deixas fervilhar durante alguns segundos (ou aproximadamente 1 minuto). Depois, é só deixares arrefecer.
18-05-2010, 17:25
4
Obrigado sheryfa. Vou encontrar uma receita que leve caramelo e depois digo como ficou.

magnoliazul, vamos nessa?
18-05-2010, 18:16
5
Olá Remy,

Por acaso já muitas vezes fiz caramelo, essencialmente para pudim, e o pior que me aconteceu foi ter queimado. De resto, normalmente sai bem.

Já experimentei de 2 maneiras:
- coloco açucar com um pouquinho de água até alourar.
- coloco só açucar e começa imediatamente a queimar. Eu pessoalmente até prefiro assim porque é rápido e fica igualmente bom.

Muitas vezes, à preguiçoso, queimo o açucar directamente na forma (o que não é aconselhavel senão não a forma fica com um prazo de validade curto )
18-05-2010, 20:28
6
Postado Originalmente por Rémy Ver Post
Obrigado sheryfa. Vou encontrar uma receita que leve caramelo e depois digo como ficou.

magnoliazul, vamos nessa?

vamos, vamos remy, beijinhos
02-07-2010, 09:14
7
Fazer Caramelo:

- 200 gr açúcar
- 1 colher de café de sumo de limão
- água q.b.

Coloque o açúcar num tacho pequena, regue com a água suficiente para molhar e leve ao lume.
Quando o açúcar começar a dourar, junte o sumo de limão ou o vinagre e deixe cozer até o caramelo atingir a cor desejada, tendo o cuidado de não exagerar a cozedura para evitar que fique amargo.



Espero que gostem
02-07-2010, 21:38
8
Olá Rémy,

Faço o caramelo directamente na forma do pudim da seguinte maneira,
250 g de açúcar
1 copo de água

Antes de colocar a forma no fogo, abano-a um pouco para misturar, depois deixo-a fogo médio até começar a formar bolhas, quando ficar amarelinho, tem de estar atenta, e, quando atingir o castanho claro, baixa o fogo para o mínimo, e por fim, chega o castanho meio-escuro, apago o fogo, que com o calor da forma, acaba de atingir o ponto. Começo logo a caramelizar a forma toda, deixo solidificar e....espero ter contribuido.

beijinhos,
15-08-2010, 16:26
9
Olá,
Eu geralmente faço caramelo para pudim francês.
A maneira de o fazer é simples,dependendo do tamanho do pudim (6 ou 12 ovos).
Para pudim de 12 ovos,num tachinho coloco 12 colheres de sopa de açucar e junto 1 colher de sopa de água,depois é só ter um pouco de paciência e cuidado,pois o caramelo pode saltar.
Quando este começar a liquidificar,mexem sem parar o açucar (de preferência com uma colher de metal com cabo plástico)
Assim que ele tiver uma cor acastanhada (não muito escura) colocam na forma do pudim,untam a forma e colocam o restante.
 

LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®