Chocolate Derretido | SaborIntenso.com
SaborIntenso.com
Publicado a 30-08-2011, 16:06
por spedro20
Boa Tarde! só passados 30 anos me deu queda para cozinhar! Este site foi sem dúvida um bom empurrão para me levar para a cozinha! a verdade é que até já fiz alguns pratos daqui,e com sucesso diga-se. Afinal cozinhar é bem mais fácil do que parece.

No entanto,tenho algumas questões (que para os "CHEFS" deve ser patética), mas aqui vai:

Reparei que em todos os videos da Neuza, as receitas com chocolate(mousse de chocolate, bolo de chocolate,etc), o processo começa sempre por derreter o chocolate com manteiga. Aqui começa as dúvidas:
1- Porque manteiga?
2- Porque é que às vezes é em banho maria, outra é directamente no tacho?
3- Posso derreter o chocolote com leite em vez de manteiga??

Ps- sempre que fiz as receitas usei o número 3, e ficou mto bom...

Obrigado!
  #1  
Antigo
31-08-2011, 10:48
2
79 visitas e ninguém me sabe responder??? vão aqui uns cozinheiros...
31-08-2011, 12:24
3
Postado Originalmente por spedro20 Ver Post
79 visitas e ninguém me sabe responder??? vão aqui uns cozinheiros...

Tens que ter calma e esperar, menos de 3% das pessoas que acedem ao site é que te podem responder, se tiveste 79 visitas, apenas 3 ou 4 é que são membros e ou não sabem ou não lhes apeteceu responder, tens que respeitar isso nas tuas participações no forum.
Se é feito em alguns casos com manteiga, se é natas ou leite, ou se é banho-maria está relacionado com a textura, consistência e sabor que se pretende obter para a receita em causa, se com leite o resultado para ti é satisfatório ... faz com leite .
31-08-2011, 12:45
4
Vou responder dentro das minhas possibilidades porque vejo que está com alguma urgência.

A manteiga solidifica ligeiramente depois de fria e "segura" melhor o creme quando deseja rechear e/ou cobrir um bolo. Também é essencial quando entra na confecção da mousse de chocolate que se pretende riginha.

O chocolate simples deve ser sempre derretido em banho-maria (ou no micro-ondas) porque tem tendência a agarrar-se ao tacho e queimar quando está em contacto mais directo com a fonte de calor.

Cumpts.
01-09-2011, 11:41
5
Obrigado! pelas repostas... Já percebi que tenho que ter calma mas o chocolate estava ao lume

Uma vez fiz mousse com a manteiga + o acuçar, dps de bem misturados, juntei o chocolate derretido previamente em banho maria (que também se agarrou ao tacho ), juntei as claras (as gemas nao foram usadas), e meti no frig. A mousse estava mto boa, mas estava mto pouco solidificada... aonde é que falhei aqui? será que devia ter juntado as gemas À mistura: chocolate+manteiga e açucar?
07-09-2011, 03:45
6
1. O chocolate deve ser derretido muito lentamente numa tijela de Pyrex ou Inox que possa ser apoiada na boca de uma panela (em lume fraco) contendo água bem quente. A água não entra em contacto com a tijela nem deve estar em ebulição. Alternativa: derreter no micro-ondas e examinar a operação de 20 em 20 segundos até que o chocolate esteja cremoso.

2. Não lhe sei dizer onde é que falhou porque desconheço as quantidades que foram usadas. De qualquer forma a mousse costuma ficar mais rija depois de 2 a 3 horas no frigorífico. A maneira como mistura as claras em castelo também é importante - não bater, apenas envolver com a espátula em movimentos de baixo para cima.
07-09-2011, 12:23
7
Olá, é sempre com muito gosto que percebo do interesse e dedicação das pessoas relativamente a uma coisa de que gosto muito de fazer: cozinhar.
Congratulo-me também com o teu despertar para a culinária.
Mas, não queiras já fazer tudo de uma vez e perfeito como se já o fizesses há 30 anos!
Primeiro convém seguir as receitas e adquirir experiencia e só depois começar a aventura de inventar, e modifica-las.
Vá com calma!
Um abraço
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2019 SaborIntenso®