SaborIntenso.com
Publicado a 01-06-2010, 21:54
por rami
Alguem sabe se os cogumelos frescos que compramos no supermercado ja veem limpos? Podemos consumir assim ou temos que os lavar.
Na embalagem nao vem nenhuma explicação.
  #1  
Antigo
02-06-2010, 15:42
2
ola Rami
tens que as lavar
porque tem sempre terra
tambem nao custa nada dar uma lavadela
mesmo que olham limpas
beijos
02-06-2010, 16:14
3
Postado Originalmente por AnaB Ver Post
ola Rami
tens que as lavar
porque tem sempre terra
tambem nao custa nada dar uma lavadela
mesmo que olham limpas
beijos
Obrigada.
Eu até costumo tirar a pele de cima, mas ja me disseram para não fazer isso.
02-06-2010, 16:15
4
se tiveres um daqueles chuveiros de cozinha dá-lhes uma lavadela assim e pôe a cozinhar
assim veste livre da sujidade que eles transportam e ao cozinhar matas as bactérias!
02-06-2010, 17:58
5
Postado Originalmente por rami Ver Post
Obrigada.
Eu até costumo tirar a pele de cima, mas ja me disseram para não fazer isso.
Eu lavo sempre em agua corrente, mas não tiro a pele, só mesmo para tirar a terra.
Beijinhos
02-06-2010, 21:04
6
Olá Rami!
Os cogumelos devem não só ser lavados, como muito bem lavados!
Eu deixo-os de molho alguns minutos, com umas gotas de limão, depois passo por água corrente e cozinho.
Beijinhos
03-06-2010, 08:18
7
Postado Originalmente por Fernanda Amaral Ver Post
Olá Rami!
Os cogumelos devem não só ser lavados, como muito bem lavados!
Eu deixo-os de molho alguns minutos, com umas gotas de limão, depois passo por água corrente e cozinho.
Beijinhos
Há quem coloque umas gotinhas de vinagre também!
03-06-2010, 12:22
8
Rami,
Eu ponho de molho e depois passo por agua corrente,
coloco-os em cima de papel ou toalha para secarem.
27-02-2013, 16:00
9
Olá. Os cogumelos devem ser limpos com papel de cozinha, para tirar as eventuais sujidades, nunca lavados! E ficarem de molho então nem pensar. Nem imagino como deve ficar a textura e o sabor.

Os cogumelos são "esponjosos" e vão absorver a água, o que não é nada recomendável. Só os cogumelos secos é que devem ficar de molho para hidratar (e posteriormente serem espremidos).
27-02-2013, 17:02
10
Ola C121, em parte tens razao, mas se pensarmos bem, nos nem sequer imaginamos pelas maos que passaram..sem falar em po...bichos... terra etc..etc...se bem que as altas temperaturas matam tudo...continuo a pensar que os cogumelos...como todo e qualquer vegetal, teem de ser bem lavados..eu sempre lavei e na agua de lavagem junto umas gotas de vinagre..quanto ao sabor nunca notei diferenca...Sabe a cogumelos...

Mas na deixas de ter a tua razao..
28-02-2013, 15:36
11
Eu penso que o melhor é sempre lavar tudo! Não se sabe de onde vieram... É verdade que absorvem água, mas para serem cozinhados isso também acontece.
28-02-2013, 15:44
12
Postado Originalmente por Cátia P Ver Post
Eu penso que o melhor é sempre lavar tudo! Não se sabe de onde vieram... É verdade que absorvem água, mas para serem cozinhados isso também acontece.
Verdade Catia, concordo contigo, eu lavo tudo..olha e ate a pouco tempo atraz, ate tinha pancada com a propria carne...alem de a lavar ainda a deixava em agua com vinagre...nao fosse aulgum bicharoco andar por la

derivado ao meu tipo de profissao, tenho um curso alargado de higiene e seguranca alimentar...digo te que ha muita coisa que nos nem sequer nos apercebemos e que pode prejudicar gravemente a nossa saude e a dos outros..

Portanto...os cogumelos ate podem se "enssopar" em agua a vontade..mas eu vou continuar a lava-los muito bem lavados...
05-03-2013, 20:51
13
Olá Rami

Tudo o que vai para o pratinho e para o tachinho tem de ser sempre bem lavadinho é as mãos e os sítios por onde passam ............

Beijinhos
05-03-2013, 20:55
14
Postado Originalmente por Esmeralda Pinto Ver Post
Olá Rami

Tudo o que vai para o pratinho e para o tachinho tem de ser sempre bem lavadinho é as mãos e os sítios por onde passam ............

Beijinhos
200% de acordo contigo Esmeralda

obrigada por estares do meu lado
07-03-2013, 22:32
15
Há um ditado português que diz que "O que não mata engorda". Realmente também passo os cogumelos por água e acho que absorvem muita água. Os pleurotes não lavo pois ficam cheios de água.
03-11-2015, 20:58
16
Olha...
Li todos os comentários...
Honestamente eu passo apenas uma toalha húmida pelos cogumelos e corto a haste, se necessário... No entanto, deixo-te um link interessante...

Bjs!

Tudo sobre Cogumelos | Eu como sim
28-01-2016, 09:08
17
o que me disseram num curso de cozinha foi que nunca se devem lavar, mas sim passar com uma escova/pincel para limpar e pode-se tirar a capa que têm por cima, mas é opcional.

O pé costuma cortar-se um pouco
 

LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®