SaborIntenso.com
Publicado a 09-05-2011, 23:37
por Santiagando
Boa noite,

estou à procura de receitas para um almoço que se avizinha e já encontrei algumas receitas de sobremesa que levam emulsificante.

Alguém me pode explicar o que é e onde se compra?

Obrigada.
  #1  
Antigo
10-05-2011, 09:35
2
Postado Originalmente por Santiagando Ver Post
Boa noite,

estou à procura de receitas para um almoço que se avizinha e já encontrei algumas receitas de sobremesa que levam emulsificante.

Alguém me pode explicar o que é e onde se compra?

Obrigada.


Os agentes emulsificantes (ou surfactantes) são substâncias adicionadas às emulsões para aumentar a sua estabilidade cinética tornando-as razoavelmente estáveis e homogêneas. Um exemplo de alimento emulsionado é a maionese, na qual a gema de ovo contém o fosfolipídeo lecitina que estabiliza a emulsão do azeite na água.


Emulsão ? Wikipédia, a enciclopédia livre
12-05-2011, 17:34
3
As emulsões (mistura entre dois líquidos imiscíveis em que um deles encontra-se na forma de finos glóbulos no seio do outro líquido, formando uma mistura estável) são instáveis termodinamicamente e, portanto não se formam espontaneamente, sendo necessário fornecer energia para formá-las através de agitação. Com o tempo, as emulsões tendem a retornar para o estado estável de óleo separado da água.

Os agentes emulsificantes são substâncias que são adicionadas às emulsões para aumentar a sua estabilidade cinética tornando-as razoavelmente estáveis e homogéneas.

Um exemplo de alimento emulsificante é a gema de ovo, que contém o fosfolípido lecitina que estabiliza a emulsão do azeite na água.


Isto é um resumo do que aprendi nas aulas de química alimentar, qualquer dúvida tou a disposição.
12-05-2011, 23:46
4
Então, quando, numa receita, indicam o ingrediente emulsificante, podemos usar gena de ovo?
 

LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®