SaborIntenso.com
Publicado a 30-08-2010, 04:48
por hughfr4nc15
Boas,
Vi o tópico colocado anteriormente a pedir a receita do picante usado pela Neuza nas suas receitas, no entanto penso que seria interessante deixarem aqui receitas de como fazem os vossos Picantes, assim poderemos todos tirar ideias uns dos outros.

Eu pessoalmente ainda ando à procura de uma receita de picante (tipo pasta e bem concentrado) que me agrade a 100% mantendo-a o mais natural possível.

Já tenho uma ideia base mas há várias ideias a discutir, nomeadamente, a questão de usar as malaguetas cruas ou cozinhadas em refogados e afins... Deveremos usar azeite, óleo, whisky, vinagre ou outros?
Na minha única tentativa de fazer picante usei azeite e acho que fica rançoso mais depressa, já li receitas em que usavam whisky mas nesse caso ia ao lume para evaporar o álcool. Neste momento estaria inclinado para malaguetas, vinagre alho e sal tudo triturado, no entanto estou aberto a sugestões.
  #1  
Antigo
30-08-2010, 10:54
2
olá Hugh,

Existem muitas receitas de picantes. Na comida indiana gostamos de carregar nos picantes mas raramente confecionamos juntamente comida porque esta já por si é muito condimentada. Geralmente colocamos em tacinhas e as pessoas servem se a parte.

Deixo aqui algumas para que possam experimentar,

PIRIPIRI MALAGUETA VERMELHA
- malagueta vermelha
- alho
- sal
- oleo
TRITURA SE TUDO NA PICADORA ATE OBTER UMA MASSA. NA HORA DE SERVIR COLOCA-SE UMAS GOSTAS DE LIMÃO A GOSTO.

MALGUETA VERDE
- malagueta verde
- alho
- coentros
- sal
- yougurte (opcional) ou leite coco (opcional) dependendo do gosto

TRITURA-SE TUDO NA PICADORA ATE OBTER UMA MASSA. NESTE PIRIPIRI NÃO SE COLOCA LIMÃO

As quantidades dependem sempre do gosto das pessoas. Colocamos oleo só para facilitar a fazer pasta. Congelamos parte do piripiri e vamos tirando conforme precisamos. O sal ajuda a conservar o piripiri.

Existem muitas outras receitas que fazem delicias dos viciados do picante : achar de limão, achar de manga. achar de tamarina, piripiri com cenoura e manga verde, chutney malagueta verde, etc.
30-08-2010, 17:13
3
Obrigado salima.

Aqui à tempos ofereceram-me um frasco com Achar de Limão, é agradável apesar de o forte sabor a limão condicionar um pouco o uso.

Mais picantes!?
24-11-2010, 09:55
4
Me perdoem a ignorância, mas como em cada região uma palavra tem significados diferentes, gostaria de saber o que é "achar".
Ví nos post que existem "achar de limão", "achar de manga"... do que se trata?

Desde agradeço a gentileza e paciência.
24-11-2010, 21:25
5
Boas desde já obrigado pela dica do piri-piri, quanto a duvida do Erto cá fica parte da resposta: o achar é uma conserva típica da culinária indo-portuguesa.
28-11-2010, 17:54
6
Eu faço o meu picante assim:
junto num frasco pequeno( ex, aqueles boioes de fruta para bébés)
metade de azeite e metade whiskye 15 anos( ja usei do novo e não fica igual, juntamente com 3 pequenas malaguetas cortadas e com as sementes ( tb por vezes junto uma seca), e um dente alho grande com um corte, deixo descansar durante uma semana e depois retiro o dente alho, e depois e so usar para condimentar, acompanhar HUUMMMM uma delicia
Tambem tenho uma de pimentos bem picantes:
Num frasco grande, meto pimentos cortados( retiro so parte cima e algumas sementes) juntamente com vinagre vinho tinto, 4 a 5 malaguetas( eu cultivo minhas malaguetas, por isso tenho bastantes) u pouco sal, e deixar repousar durante 2 semanas( se ficarem mais melhor) depois e so usar esses pimentos par entrada ou acompanhar uns assados, UM ESPETACULO.
 

LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®