SaborIntenso.com
Publicado a 25-04-2010, 19:21
por Lili



Quando se compra uma máquina nova para fazer pão, ficamos a olhar e a pensar: "E agora? Como é que se faz o pão?" Bem, é simples se cumprirmos umas regras que parecem bastante simples, mas para quem faz pão pela primeira vez não dá por elas:


1-Não esquecer de encaixar a pá no fundo na cuba
A cuba é o recipiente onde o pão é feito e cozido. Com a máquina, vêm umas (ou somente uma) pá, que é encaixada na cuba, e que vai fazer a mistura dos ingredientes, mexer a massa... é essencial não esquecer, senão o pão vai directamente para o lixo, depois de feito.

2-Ordem dos ingredientes
Colocar sempre os ingredientes líquidos em primeiro lugar dentro da cuba, e só depois se adicionam os sólidos. O fermento deve ser o último a ser adicionado, para não ficar em contacto com a água nem com o sal, evitando-se que entre em actividade antes do tempo pretendido. Por exemplo quando se programa a máquina à noite para ter o pão pronto de manhã, é essencial não esquecer esta regra de colocar o fermento por último, em cima da farinha.

3-Juntar passas ou sementes só quando a máquina indicar
As máquinas de fazer apitam durante o ciclo de mistura para que se possam adicionar passas ou sementes se for desejado. Apenas nesta altura é permitido abrir a tampa da máquina.

4-Não abrir a tampa da máquina durante o tempo de amasso/repouso da massa
A máquina de fazer pão cria um ambiente de temperatura constante e ideal para que o pão possa crescer. Se abrirmos a tampa da máquina enquanto o pão está a ser feito, vamos fazer variar a temperatura dentro da cuba, afectando o crescimento do pão. Por isso apenas é permitido abrir a tampa da máquina para juntar sementes ou passas, quando a máquina apita durante o ciclo de amasso/repouso.

5-Fermento biológico vs fermento seco em pó
Ambos se podem utilizar, no entanto é preciso ter sempre em atenção que se for utilizado o fermento biológico (fermento de padeiro), este deve ser fresco e mantido fresco. Se comprar em maior quantidade, congele o que não utilizar, já cortado em porções certas.
O fermento seco encontra-se facilmente no hipermercado, da marca Fermipan ou Vahiné por ex., junto da secção dos pudins, doces, fermentos.
É de notar que o fermento químico não deve ser utilizado para fazer pão, por ex o fermento Royal, visto que este apenas faz crescer a massa durante o processo de cozedura.
A equivalência do fermento biológico, ou de padeiro, para o fermento seco é a seguinte:
15g de fermento de padeiro correspondem a 1 colher de sopa de fermento seco em pó.
Desta forma quando se deparar com uma receita onde diz para se utilizar fermento seco em pó, se quiser pode trocar por fermento de padeiro, e vice-versa. Tenha em atenção que se quiser utilizar uma farinha pré-preparada, como as da Nacional ou do LiDL, não será preciso adicionar qualquer fermento, visto que estas farinhas já têm fermento para fazer o pão.

6-Açúcar no pão?
Muitas receitas incluem a adição de uma colherzinha de açúcar e outra de sal. É estranho? Ao princípio sim, mas garanto que o pão não fica doce. Sempre apenas para ajudar o fermento a fermentar durante o processo de fermentação.

7-Farinhas pré-preparadas vs farinhas sem fermento
Existe à venda no LIDL corredor das bolachas, um conjunto de farinhas pré-preparadas para a máquina de fazer pão, que já incluem fermento e sal. Basta juntar a água e a farinha na cuba e meter o pão a fazer. As instruções sobre as quantidades e qual o programa a utilizar está escrito na parte de trás do pacote destas farinhas. São facilmente identificáveis pela cor dos pacotes: existe o pacote amarelo (pão como sementes de girassol), pacote vermelho escuro (pão integral), pacote azul claro (pão ciabatta), pacote azul escuro, pacote vermelho (pão rústico de trigo e centeio) e pacote verde (pão vital multi-cereais). Como estas farinhas são alemãs, algumas delas fazem pão ao qual não estamos habituados de sabor. Para diminuir o sabor mais intenso destes pães, pode-se traçar a farinha utilizando, em vez de 500g, usar 250g da farinha do LIDL e 250g de farinha tipo 65 (é a normal).
Também existem farinhas-pré preparadas da Nacional encontram-se junto das outras farinhas nos hipermercados, que na minha opinião fazem um pão mais saboroso que as farinhas do LIDL e para além disso o Kg destas farinhas é mais barato que as do LIDL. Existe a farinha Pão Vitale que inclui 7 cereais (muito bom mesmo), farinha Pão Rústico de trigo e centeio e a farinha Pão Caseiro, que é o tradicional pão branco. Para estas farinhas a receita é sempre a mesma: 350ml de água para 500g de farinha, para fazer um pão de 750g, feito no programa normal.
As farinhas ditas normais, sem fermento, podem ser usadas se depois também for adicionado o fermento de padeiro ou o fermento seco. Quando mais grossa for a moagem, melhor ficará o pão (uma farinha T65 é mais indicada para fazer pão, que uma farinha T55).
Mas a farinha do tipo 65 (T65) corresponde a qual farinha mesmo? Aqui fica a correspondência entre o tipo de moagem e o nome que se dá à farinha de trigo:
T55 - super-fina
T65 - fina
T80/T110 - semi-integral
T150 - integral

8-O pão coze com a pá na máquina ou sem a pá?
Já ouvi esta pergunta e a resposta é: como nunca se deve abrir a tampa da máquina durante o processo, excepto para juntar passas ou sementes na devida altura, isto quer dizer que não vamos andar a furar o pão depois de a massa estar feita só para tirar a pá. Iríamos alterar a temperatura dentro da cuba, o pão seria mexido, iria baixar e o mais certo era o pão não sair bem. Por isso, a máquina trata de tudo, não temos de nos preocupar com a pá, visto que o pão é cozido na máquina com a pá encaixada. Depois de o pão ter saído, já cozido, da máquina, é que retiramos a pá. Há máquinas que trazem um arame para puxar a pá de dentro do pão enquanto que outras não trazem este utensílio, mas consegue-se sempre tirar a pá depois de o pão estar feito.

9-Arrefecimento do pão
Depois de a máquina apitar, sinalizando assim o fim do cozimento do pão, deve-se retirar imediatamente o pão da cuba (não esquecer de tirar a pá se esta tiver ficado dentro do pão) para que este não ganhe humidade dentro da máquina. Depois de tirar o pão, este deve ser colocado em cima de uma rede para que este possa arrefecer e deixar sair o vapor da parte de baixo do pão.

10-Quando cortar o pão?
Deve-se deixar sempre arrefecer durante uma meia hora até que se possa cortar uma boa fatia e comer quentinho com manteiga a derreter em cima do pão.
  #1  
Antigo
25-04-2010, 20:08
2
ola lili
obrigada pela a dica e muito util
vou ter em conta tudo .
gostei da tua boca tens uns dentes lindos
um beijo
25-04-2010, 21:36
3
Obrigada Lili, essas dicas são muito utéis, , já me esquecia gosto muito do teu sorriso, é lindo
beijinhos
25-04-2010, 22:02
4
Olá Lili!
Tenho andado a pensar em comprar a máquina de fazer pão...mas ainda estou em estudo de mercado :-)
Não sei se será tão útil assim...mas quando leio aqui no fórum as vossas ideias e conselhos, fico com vontade de avançar...
Obrigada, entretanto, por estas dicas.
Beijinhos!
25-04-2010, 23:33
5
Lili:estou fazendo uma popanzinha pra comprar a MFP.
Ja guardei as suas dicas.
Obrigada
26-04-2010, 00:57
6
obrigada lili
apesar de não ter máquina de fazer pão, vou guardar estes conselhos
tenho ideias de comprar uma
bjs e obrigada
26-04-2010, 09:22
7
Meninas,
Eu comprei uma da Tefal XXL,estou muito feliz com ela, é uma máquina muito boa,há muitas opções de trabalhar com ela valeu a pena o investimento, adoro o cheirinho do pão logo de manhã.Hummmmmmm
Vou deixar o link da máquina,deêm uma olhadinha nas caracteristicas.
Bejinhos a todas


Home Bread XXL - Torradeiras e Máquina de fazer Pão - Tefal Portugal -
26-04-2010, 15:49
8
Adorei as suas dicas pois adquiri à pouco uma MFP e adoro-a os meus pãezinhos são já um sucesso cá em casa e deixei de comprar pão fora.
26-04-2010, 15:51
9
Postado Originalmente por mariana5 Ver Post
Adorei as suas dicas pois adquiri à pouco uma MFP e adoro-a os meus pãezinhos são já um sucesso cá em casa e deixei de comprar pão fora.

Que bom Mariana, também estou adorando a minha!
Beijoss e Obrigada
26-04-2010, 19:42
10
ola cara amiga
Após ler as dicas para fazer pão na maquina.gostaria que me indicasses como se faz o pão nessa maquina. qual a quantidade ideal e se é preciso mexer a massa ou põem-se todos os ingredientes e deixa-se a maquina a fazer o resto. Já experimentei mas saiu muito mal. foi directamente para o lixo.,pois parecia mais duro que uma pedra.obrigado. Se tiveres uma receita simples agradeço. antoniovilar
26-04-2010, 19:43
11
Lili, obrigadíssima pela preciosa informação quanto à máquina de pão!
Vou ver ao site as características.
Beijinhos!
26-04-2010, 22:56
12
Postado Originalmente por antoniovilar Ver Post
ola cara amiga
Após ler as dicas para fazer pão na maquina.gostaria que me indicasses como se faz o pão nessa maquina. qual a quantidade ideal e se é preciso mexer a massa ou põem-se todos os ingredientes e deixa-se a maquina a fazer o resto. Já experimentei mas saiu muito mal. foi directamente para o lixo.,pois parecia mais duro que uma pedra.obrigado. Se tiveres uma receita simples agradeço. antoniovilar

Olá Sr. Antonio,
No caso da Tefal XXL é só colocar os ingredientes certos e ela trata do resto.
Procurei seguir direitinho o manual de instruções e fiz um pão basico que veio no livro de receitas, ficou muito bom,o importante é colocar os ingredientes pela ordem descrita que tudo sai direitinho. Ainda estou explorando-a mas estou muito feliz com a compra.
Beijoss
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®