SaborIntenso.com
Publicado a 27-12-2013, 11:39
por Susana Simoes Ferrao
Eu Fiz Torresmos

Receita: Torresmos

Olà a todos
Hoje partilho uma receita que é tradiçao na minha região de Portugal.
Estes torresmos normalmente sao feitos no dia 1 de novembro, dia de todos os santos.
Mas quem quiser pode fazer durante o ano.
Fiz este ano, mas nao pus aqui a receita, porque pensei que jà havia aqui no site.
Entao fiz novamente a pedido da Nélia e da Sugar para por a receita.
Muito simples de fazer.
Espero que gostem

Fotografias
Eu Fiz Torresmos-receitas-035.jpg   Eu Fiz Torresmos-receitas-034.jpg   Eu Fiz Torresmos-receitas-025.jpg  
  #1  
Antigo
27-12-2013, 15:55
2
Xinapá... Xinámen... Xinapá... Xinámen

Muito melhor do que eu pensava ser... esse molhinho... Ó Meu Deus esse molhinho...

Temos de ser umas para as outras, certo?

Adorei a receita e hei-de fazer... um dias destes... lá para fevereiro de 2014

Muito Obrigada
27-12-2013, 16:28
3
Postado Originalmente por Nelia Pedrosa Ver Post
Xinapá... Xinámen... Xinapá... Xinámen

Muito melhor do que eu pensava ser... esse molhinho... Ó Meu Deus esse molhinho...

Temos de ser umas para as outras, certo?

Adorei a receita e hei-de fazer... um dias destes... lá para fevereiro de 2014

Muito Obrigada
Hahaha xinapà tu inventas cada palavra
Aqui estao os torresmos que te falei, uma receita que nao tem ciência nenhuma, bastante simples.
Claro que sim, temos que ser umas para as outras
Fico contente que tenhas gostado
De nada, é com gosto que partilho as minhas receitas.
Beijinhos
27-12-2013, 17:42
4
Ai que molhinho gosto muito disso e' um dos meus pratos favoritos nunca fiz com vinho tinto deve ser bom eu faco com vinho branco e sempre coloco uma pitada de canela e umas linguas de porco alem disso a receita e o foto e' uma maravilha esta' um espectaculo isso e' muito amado pelos Michaelenses (torresmos de vinho de alhos)
27-12-2013, 22:23
5
Estás a ver, para mim torresmos é outra coisa. É engraçado que num país tão pequeno, a mesma palavra tenha significados diferentes de terra para terra
Mas voltando ao "teus" torresmos, meu Deus, que aspecto, que molho, que delícia! Parece que nem vejo bem
Obrigada por não te teres esquecido e teres "obrigado" a tua família a comer esse prato delicioso fora de época
bjs
28-12-2013, 01:38
6
Postado Originalmente por sugar cookie Ver Post
Estás a ver, para mim torresmos é outra coisa. É engraçado que num país tão pequeno, a mesma palavra tenha significados diferentes de terra para terra
Mas voltando ao "teus" torresmos, meu Deus, que aspecto, que molho, que delícia! Parece que nem vejo bem
Obrigada por não te teres esquecido e teres "obrigado" a tua família a comer esse prato delicioso fora de época
bjs

Em Sao Miguel (Acores) ha' dois tipos de torresmos um como essa receita de Susana (torresmos de vinho de alhos) e o outro chama se torresmo de gordura que e' frito ate' crocante (corte de barriga /entrecosto)aperecido como o chicharron em paises de lingua espanhol. Sim Portugal e' pequeno mas era muito grande uma vez
28-12-2013, 08:14
7
Postado Originalmente por Manny Travassos Ver Post
Ai que molhinho gosto muito disso e' um dos meus pratos favoritos nunca fiz com vinho tinto deve ser bom eu faco com vinho branco e sempre coloco uma pitada de canela e umas linguas de porco alem disso a receita e o foto e' uma maravilha esta' um espectaculo isso e' muito amado pelos Michaelenses (torresmos de vinho de alhos)
Com vinho branco nunca fiz, na minha região sao feitos com vinho tinto, isso mesmo, torresmos em vinho de alho, mas nós so dizemos torresmos.
A tradiçao é feita no dia 1 de novembro, numa caçoila preta de barro, cozinhados numa fogueira.
Mas quem tiver um forno a lenha, tambem pode cozinhar no forno.
Nao deve é aquecer o forno a altas temperaturas porque pode estoirar a caçoila.
Tambem ficam muito bons
Obrigado Manny
28-12-2013, 08:38
8
Postado Originalmente por sugar cookie Ver Post
Estás a ver, para mim torresmos é outra coisa. É engraçado que num país tão pequeno, a mesma palavra tenha significados diferentes de terra para terra
Mas voltando ao "teus" torresmos, meu Deus, que aspecto, que molho, que delícia! Parece que nem vejo bem
Obrigada por não te teres esquecido e teres "obrigado" a tua família a comer esse prato delicioso fora de época
bjs
Pois hà duas maneiras bem diferentes de torresmos no mesmo País, agora sei mas algum tempo atràs tambem nao sabia.
Para teres uma ideia vou-te contar a conversa que tive hà dias com a minha irmã que està em Portugal à cerca dos torresmos.
O meu cunhado passou num supermercado e viu torresmos hà venda, mas nao se via o que estava no interior.
Comprou pensando que eram como estes que eu faço.
Chegou a casa quando a minha irmã abriu a embalagem, tinha dentro os torresmos de coirato seco
Mostrou ao meu cunhado e ele ficou olhar para aquilo
Nem sabes o que eu me fartei de rir quando ela me contou, lembrei-me logo da conversa que tive com a Nélia
Nao tem problema em ter comido fora da época, a minha familia nem se importam nada, gostam bastante.
Fico contente que tenhas gostado
Bjs.
28-12-2013, 08:45
9
Postado Originalmente por Manny Travassos Ver Post
Em Sao Miguel (Acores) ha' dois tipos de torresmos um como essa receita de Susana (torresmos de vinho de alhos) e o outro chama se torresmo de gordura que e' frito ate' crocante (corte de barriga /entrecosto)aperecido como o chicharron em paises de lingua espanhol. Sim Portugal e' pequeno mas era muito grande uma vez
Tambem conheço esses torresmos fritos, jà comi uma vez em casa de uns amigos de Marco de canaveses.
Eles chamam rojões fritos em banha do porco.
Cada região tem as suas coisas, até nomes diferentes
Bjs.
28-12-2013, 11:33
10
Supostamente não andavas a treinar para uma tal maratona em junho de 2014?
Mas se malhares 50 minutos no duro, estás desculpada.
Por acaso tb desconhecia que havia torresmos confeccionados desta maneira, em tempos tb houve aqui troca de opinioes, sobre os mesmos. Sempre comi dos prensados e fritos em banha.
28-12-2013, 14:08
11
Postado Originalmente por Susana Simoes Ferrao Ver Post
Com vinho branco nunca fiz, na minha região sao feitos com vinho tinto, isso mesmo, torresmos em vinho de alho, mas nós so dizemos torresmos.
A tradiçao é feita no dia 1 de novembro, numa caçoila preta de barro, cozinhados numa fogueira.
Mas quem tiver um forno a lenha, tambem pode cozinhar no forno.
Nao deve é aquecer o forno a altas temperaturas porque pode estoirar a caçoila.
Tambem ficam muito bons
Obrigado Manny
Cacoila temos um prato chamado cacoila em Sao Miguel lol antigamente era feito nesta cacoila de barro que diseste lol agora pode ser feito em qualquer coisa que vai ao forno lol ja'nao come a muito tempo , basicamente e' carne de porco em molho de vinho de alhos mas tem mais pimenta e pico e o tempero de pimenta das Jamaicas e' que faz a assinatura deste prato a carne e cozida por mais ou menos duas horas e depois desfiado bem normalmente fazem sanduices com papo secos ou tambem pode fazer um bom prato com batata e arroz obrigado para a recordacao da cacoila lol
28-12-2013, 15:29
12
Postado Originalmente por glutao Ver Post
Supostamente não andavas a treinar para uma tal maratona em junho de 2014?
Mas se malhares 50 minutos no duro, estás desculpada.
Por acaso tb desconhecia que havia torresmos confeccionados desta maneira, em tempos tb houve aqui troca de opinioes, sobre os mesmos. Sempre comi dos prensados e fritos em banha.
Nao andava, ando a treinar
Jà està a inscriçao feita
Então estou desculpada porque jà passei os 50 minutos
Google / Marathon de luxembourg 2014 -Inscription- ING Night Marathon
Sabado 31 de maio de 2014 là estarei
Quanto aos torresmos, depende das regiões, na minha é assim
Experimenta estes, nao ficam atràs dos outros
Obrigado pelo comentàrio
28-12-2013, 15:39
13
Postado Originalmente por Manny Travassos Ver Post
Cacoila temos um prato chamado cacoila em Sao Miguel lol antigamente era feito nesta cacoila de barro que diseste lol agora pode ser feito em qualquer coisa que vai ao forno lol ja'nao come a muito tempo , basicamente e' carne de porco em molho de vinho de alhos mas tem mais pimenta e pico e o tempero de pimenta das Jamaicas e' que faz a assinatura deste prato a carne e cozida por mais ou menos duas horas e depois desfiado bem normalmente fazem sanduices com papo secos ou tambem pode fazer um bom prato com batata e arroz obrigado para a recordacao da cacoila lol
Engraçado um prato chamado caçoila
As tradições jà nao são como eram hà uns anos atràs, mas o sabor da comida nessas caçoilas fica totalmente diferente, bem melhor
Mas o tacho é mais pratico, ganha o tacho
Hà recordações que nao esquecem, jà valeu apena partilhar os meus torresmos
Bjs.
28-12-2013, 16:39
14
Postado Originalmente por Susana Simoes Ferrao Ver Post
Nao andava, ando a treinar
Jà està a inscriçao feita
Então estou desculpada porque jà passei os 50 minutos
Google / Marathon de luxembourg 2014 -Inscription- ING Night Marathon
Sabado 31 de maio de 2014 là estarei
Quanto aos torresmos, depende das regiões, na minha é assim
Experimenta estes, nao ficam atràs dos outros
Obrigado pelo comentàrio

Ok. Então encontramos - nos por lá...
29-12-2013, 07:49
15
Postado Originalmente por glutao Ver Post
Ok. Então encontramos - nos por lá...
Ok Glutao, a ver qual consegue cortar a meta
29-12-2013, 09:58
16
Postado Originalmente por Manny Travassos Ver Post
Em Sao Miguel (Acores) ha' dois tipos de torresmos um como essa receita de Susana (torresmos de vinho de alhos) e o outro chama se torresmo de gordura que e' frito ate' crocante (corte de barriga /entrecosto)aperecido como o chicharron em paises de lingua espanhol. Sim Portugal e' pequeno mas era muito grande uma vez
O que eu conhecia era exactemente esse que aqui na Galiza se chama chicharrones. É carne frita prensada que faz como uma espécie de paté. Mas já estive a ver e parece que cada região faz de maneira diferente
bjs
29-12-2013, 10:59
17
Postado Originalmente por Susana Simoes Ferrao Ver Post
Ok Glutao, a ver qual consegue cortar a meta
Já cortei mesmo muitas, acredita.
Este ano não, recomecei agora há pouco tempo o k deixei para trás há 25, tem de ser gradualmente e não é em 5 meses k me sinto preparado para sequer fazer uma meia maratona (21.095Km) quanto mais uma de 42...
E 41€ para inscrição não é caro nem barato é um "roubo" mas quem gosta de participar dá por bem empregue...
Boa corrida e que cortes a meta, depois k saber o teu tempo, não a classificação .
29-12-2013, 12:33
18
Postado Originalmente por glutao Ver Post
Já cortei mesmo muitas, acredita.
Este ano não, recomecei agora há pouco tempo o k deixei para trás há 25, tem de ser gradualmente e não é em 5 meses k me sinto preparado para sequer fazer uma meia maratona (21.095Km) quanto mais uma de 42...
E 41€ para inscrição não é caro nem barato é um "roubo" mas quem gosta de participar dá por bem empregue...
Boa corrida e que cortes a meta, depois k saber o teu tempo, não a classificação .
Acredito que sim, eu vai ser a primeira vez que vou participar.
Porque não em 5 meses, vejo aqui pessoas que começam a treinar um mês antes da maratona.
Acho muito pouco tempo de preparaçao, mas cada um sabe de si nao é verdade.
Quanto ao preço de inscriçao é um pouco puxado, a minha jà me ficou em 50€ mas pode ficar mais cara.
Mas quem gosta de participar, é como dizes dà por bem empregue.
Vou tentar cortar a meta, vontade nao me falta, a ver se consigo.
Claro que darei o tempo.
 

LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®