SaborIntenso.com
Publicado a 02-10-2013, 23:58
por Piteca
Receita de Carne Guisada com Grão e Arroz Aromático Bom Sucesso

Citação:
Há dias a caminho de casa vinha a pensar no que poderia fazer com um lombinho que tinha descongelado para o jantar. Estava mesmo sem ideias e queria fazer algo que desse para o jantar e sobrasse para o meu homem levar no outro dia para o almoço dele. Quando saí do carro e caminhei em direção ao meu prédio, veio-me um cheirinho tão bom ao que me parecia ser feijoada ou algo do género. Pensei para mim; “Hummm, já se comia já…!” e de repente assim como quem não quer a coisa lembrei-me de fazer um prato do género, mas com grão em vez de feijão (porque eu e o feijão não nos damos muito bem os dois! :P). Ora, assim que cheguei foi só por mãos à obra e daí saiu este pratinho que acompanhei mais uma vez com o maravilhoso arroz que me foi oferecido pela Orivárzea! Ficou de lamber os beiços Eh eh…

Ingredientes:
  • 1 lombinho de porco grandito cortado em medalhões não muito grossos
  • Grão cozido q.b.
  • 1/4 de chouriço ás rodelas
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 100 ml de azeite
  • 50 ml de vinho tinto
  • 1/2 caldo de carne
  • 2 colheres de sopa de polpa de tomate
  • 2 colheres (sobremesa) de pimentão doce
  • Sal e 5 pimentas q.b.
Para o Arroz:
  • 150g de arroz aromático Bom Sucesso
  • 300 ml de água
  • sal q.b.
Preparação:

Num tacho coloque a cebola, os alhos e o azeite e deixe refogar.
Deite-lhe o vinho, o caldo de carne e misture bem.
Acrescente então o lombinho e as rodelas de chouriço e tempere de sal e 5 pimentas a gosto, o pimentão doce, a polpa de tomate e deixe cozinhar um pouco.
Tape com água e deixe cozer.
Quando estiver quase cozido adicione o grão, rectifique os temperos e deixe cozinhar até que o molho reduza um pouco.
Entretanto prepare o arroz. Coloque um tacho ao lume com a água e sal a gosto.
Deixe ferver.
Assim que ferver adicione o arroz e deixe cozer até ficar sem água.
Sirva a carne acompanhada com o arroz.

Nota: Eu tenho o hábito de comprar o grão, cozer e congelar em porções. Assim fica logo a jeito de ser utilizado, mas caso não tenham e não vos apeteça cozer de propósito para o efeito, podem utilizar dos de compra, de lata ou frasco.
Bom apetite!


FOTO:
Fotografias
Carne Guisada com Grão e Arroz Aromático Bom Sucesso-carne-guisada-grao.jpg  
  #1  
Antigo
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®