SaborIntenso.com
Publicado a 15-01-2011, 19:47
por nunes35
Receita de Couves de Barça

Sei que devem estar a pensar, o quê ???
Passo a explicar, antigamente aqui na minha ilha havia muita pobreza, então a criação de porcos e sua respectiva matança era o sustento das famílias, a riqueza das famílias era medida um pouco neste sentido, quanto maior o porco e quantos mais porcos tinham, mais fartura havia à mesa.
Os porcos chegavam aos 200 kg, sendo mais de 1/3 destes, gordura. Parte do porco era frita e depois coberto com a gordura do mesmo e a outra parte era salgada. (não se esqueçam que não havia frigoríficos nem congeladores).
A parte dos joelhos, orelhas, rabo, parte do toucinho era salgada num recipiente de madeira chamada barça.
Antigamente essas partes eram salgadas e chegavam a durar mais de um ano conservadas numas vasilhas, hoje em dia faço barça mas só de 1 semana ou 2, confesso que não é tão bom, mas resulta na mesma bastante bem.Então passemos à receita.
1 a 2 semanas antes salgue com pelo menos 2 kg de sal , 1 orelha, 1 rabo, 1 joelho, 1 chispe e se quiserem outra qualquer parte com mais carne do porco.
Na véspera de fazer o prato demolhe em apenas 1 agua as carnes.
No dia coza as carnes bem cozidas até ficarem como as de feijoada, retire 2/3 da agua da cozedura despeje fora. Retire as carnes.
Na restante agua coza couves picadas (corte 2 a 3 vezes mais grossas que a do caldo verde), batatas brancas, batatas doces, 1 cebola e 2 dentes de alho. Quando tiver cozido junte as carnes. (aldrabo 1 pouco e junto 1 caldo de galinha).Este prato é uma sopa mas ao mesmo tempo um prato principal. Normalmente aqui come-se num prato de sopa e com um garfo vai-se comendo as carnes e a batata e ao mesmo tempo com uma colher bebendo o caldo. (confuso , acho que sim, mas para mim resulta na perfeição). acompanha-se com pão de milho.


FOTO: nunes35
Fotografias
Couves de Barça-restaurante-009.jpg  
  #1  
Antigo
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2019 SaborIntenso®