SaborIntenso.com
Publicado a 13-05-2020, 18:25
por Marta86
Ingredientes (para 4 pessoas que comem bem)

. 800 gr - 1 kg de fiambre (o ideial é que seja uma peça única - no meu caso, foi do fatiado porque, no supermercado a que fui, não tinha atendimento pessoal na zona de charcutaria e tive de me cingir ao que havia)
. 1/2 cebola descascada e cortada ao meio
. Coca-cola em quantidade para cobrir a peça de fiambre (Não pode ser da Zero, tem de ser da normal mesmo, pois o açúcar irá ajudar a caramelizar)
. 3 cabeças de cravinho
. 1 colher de sopa de caramelo (eu fiz caramelo seco - devem poder usar do de compra, mas eu nunca testei)
. 1 colher de mostarda
. 2 colheres de sopa de açúcar demerara


Preparação

1. Se a peça de fiambre que compraram for muito salgada, fervam-na uns minutos em água abundante e depois coem-na.
2. Numa panela, colocar o fiambre, a cebola e a coca-cola, e levar a lume médio até ferver.
3. Reduzir o lume e, com a panela quase tapada, deixar cozinhar cerca de 1 hora (se usarem menos quantidade, a Nigella aconselha a deixar cozinhar 1 hora por cada kg que a peça tenha).
4. Pré-aquecer o forno a 240º e forrar um tabuleiro com folha de alumínio.
5. Retirar o fiambre da panela e deixar arrefecer até ser possível pegar-lhe.
6. Retirar a pele (se tiver), deixando uma pequena camada de gordura.
7. Com uma faca afiada, fazer pequenos cortes na diagonal, para os 2 sentidos, criando losangos.
8. Colocar o cravinho nalguns intervalos dos losangos.
9. Misturar o caramelo com a mostarda e barrar o fiambre com a mistura.
10. Polvilhar o açúcar por cima, fazendo um pouco de pressão para que o açúcar fique bem entranhado na mistura.
11. Deixar assar cerca de 10 minutos ou até o glaceado estar dourado escuro e a borbulhar.
Fotografias
Fiambre com Coca-cola-f6.jpg   Fiambre com Coca-cola-f5.jpg   Fiambre com Coca-cola-f4.jpg   Fiambre com Coca-cola-f1.jpg  
  #1  
Antigo
 

LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®