SaborIntenso.com
Publicado a 01-08-2010, 11:18
por glutao
Receita de Lebre com Feijão Branco II
Ingredientes:

  • 1 lebre com 1,5-2 kg
  • 600g de feijão branco
  • 1 nabo grande
  • 125g de chouriço de carne
  • 80g de bacon (ou toucinho fumado, se o conseguir encontrar)
  • 125g de banha
  • 3 cebolas
  • 4 dentes de alho
  • Cominhos
  • Pimenta preta
  • 1 raminho de salsa
  • 1 folha de louro
  • 2 cravinhos
Vinha de Alhos:
  • 6 dentes de alho pisados com casca
  • 1 folha de louro
  • 2 dl de vinho branco
  • 1 colher de sopa de massa de pimentão
  • 4 cravinhos
  • 10 grãos de pimenta preta
  • Sal grosso
Preparação:

Esfolar a lebre, dando um corte transversal na pele do lombo e puxando com força para um lado e outro.
Retirar e rejeitar as vísceras, excepto o fígado, lavar a carcaça e cortar aos pedaços, aproveitando algum sangue que ainda escorra.
Deixar de véspera no frigorífico, na vinha de alhos.
Dar a cabeça ao gato.
Demolhar o feijão branco, de véspera.
Cozer em água abundante com sal e uma das cebolas picada com os cravinhos, durante cerca de 10 minutos, com cuidado para o feijão não se desfazer.
Coar e reservar a água de cozer o feijão.
Refogar na banha as outras cebolas e o alho picados, com o bacon às tiras e o chouriço às rodelas, mais a folha de louro.
Remover o bacon e o chouriço e conservar, acrescentar os pedaços de lebre escorridos da vinha de alhos e dar algumas voltas, durante cerca de 5 minutos.
Regar com 1 colher de sopa da marinada (cuidado, a mais fica agreste!) e um pouco da água de cozer o feijão, com o fígado esmagado, juntar a salsa atada.
Tapar o tacho e deixar estufar a lume médio, mexendo de vez em quando, acrescentando água do feijão se necessário, para não queimar.
Ao fim de 20 minutos, juntar o nabo cortado em cubos pequenos e deixar cozer mais 10-12 minutos.
Juntar o feijão e água de cozer o feijão, o suficiente para molho encorpado (pode-se juntar alguns feijões bem esmagados).
Voltar a adicionar parte do bacon e do chouriço, temperar com um toque de cominhos, corrigir de pimenta preta e deixar apurar, dando voltas suaves, durante 2-3 minutos.
Remover o ramo de salsa e a folha de louro antes de servir.
Polvilhar com salsa picada.


FOTO: Glutao
Fotografias
Lebre com Feijão Branco II-lebre-feijao-branco-glutao-1.jpg   Lebre com Feijão Branco II-lebre-feijao-branco-glutao-2.jpg  
  #1  
Antigo
01-08-2010, 14:16
2
Glutão,
Acabei de ver no eu fiz... ficou uma delicia.
Obrigada pela receita.
01-08-2010, 14:29
3
Glutao: ja vi no Eu Fiz ,uma delicia.
A vinha de alhos vale pra calquer carne?
Obrigada
01-08-2010, 14:32
4
Postado Originalmente por Tantra Ver Post
Glutao: ja vi no Eu Fiz ,uma delicia.
A vinha de alhos vale pra calquer carne?
Obrigada
Esta vinha de alhos foi para esta receita de Lebre,
tudo depende a carne que utilizares, mas sempre
podes exprimentar.
01-08-2010, 14:34
5
Postado Originalmente por glutao Ver Post
Esta vinha de alhos foi para esta receita de Lebre,
tudo depende a carne que utilizares, mas sempre
podes exprimentar.
Gosto de fazer vinha de alhos, tenho depois na geladeira e moito útil.
Obrigada
05-01-2014, 20:04
6
Olá eu sou o Renato sou de Castro Marim Algarve e estou experimentando fazer lebre com feijão branco até agora esta com bom aspeto, vamos lá ver como é que sai. depois vos conto.
Até á proxima.
05-01-2014, 21:02
7
Sou o Renato outra vez,ora bem segui esta receita passo a passo, cumpri com os tempos de cozedura, tudo bay the boock,
de aspecto e sabor impecável mas a lebre estava mais dura capaz de atira-la contra a parede e fazer-lhe um furo.
Da próxima vez não vou em cantigas de receitas destas.
Tenho dito.
06-01-2014, 15:58
8
Postado Originalmente por Renato Apolonia Ver Post
Sou o Renato outra vez,ora bem segui esta receita passo a passo, cumpri com os tempos de cozedura, tudo bay the boock,
de aspecto e sabor impecável mas a lebre estava mais dura capaz de atira-la contra a parede e fazer-lhe um furo.
Da próxima vez não vou em cantigas de receitas destas.
Tenho dito.

Olá Renato
Se verificar na receita não refere o tempo de cosedura, por norma coelhos bravos assim como lebres a carne ja de si é rija . Conforme a carne for cozendo vamos provando, caso seja necessário, deixamos mais tempo a cozer. Sugiro que na próxima a confeccione, numa panela de pressão, e lhe dê primeiro um " entalao" ainda assim se achar que continua rija, adicione umas gotas de aguardente.
11-09-2015, 03:50
9
Gostava de saber quando é que se torna adicionar o chouriço e o bacon e se o fígado e esmagado em crú

Agradeço a informação obrigado.
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®