SaborIntenso.com
Publicado a 26-06-2010, 09:22
por Vera Machado
Receita de Bacalhau com Natas III
Ingredientes:
  • Postas de Bacalhau
  • Cebolas cortadas em meia lua
  • Alhos
  • Azeite q.b
  • Louro
  • Batatas partidas em cubinhos
  • Sal q.b
  • Molho bechamel: manteiga, farinha maizena, leite, noz-moscada, pimenta, sal
  • Natas
  • Queijo(opcional)
Preparação:

Coze-se o bacalhau e desfia-se em lasquinhas.

Faz se um refogado com o azeite, as cebolas, os alhos, o louro. Ao qual, quando douradinho, se junta o bacalhau desfiado. Envolve-se tudo e deixa-se ao lume por pouco tempo, mexendo sempre.

Dá-se um "entalão" às batatas. * Estas, depois de se lhes retirar o excesso de óleo da fritura, juntam-se ao preparado anterior (refogado de cebola+ bacalhau).

* Enquanto espera pelas batatas, pode ir fazendo o molho bechamel. Por cada colher de manteiga numa panela, junte uma colher de maizena e 10 dl de leite. (para uma travessa familiar serão umas 3 ou 4 colheres). Junte a maior parte das natas ao molho bechamel.

Deite tudo bem envolvido numa travessa e regue com o restinho das natas e, se gostar, polvilhe com queijo.

Leve ao forno até atingir o ponto que goste mais. Eu gosto bem douradinho!

Esta é a receita tradicional do Bacalhau com Natas, que pode sofrer modificações consoante a região.
Há pessoas que fazem com batatas cozidas passadas a puré, outras usam também batata frita mas às rodelas e dispõem tudo em camadas, em vez de envolverem.
E, ainda há outras pessoas que usam batatas cozidas partidas em rodelas. deve haver mais variantes deste prato, mas os ingredientes costumam ser sempre os mesmo.


FOTO: Vera Machado
Fotografias
Bacalhau com Natas III-08052010985.jpg  
Quem Fez
caditonunoalicecosta
  #1  
Antigo
26-06-2010, 09:28
2
esqueci-me de referir que o molho bechamel é temperado com pimenta, noz-moscada e sal q.b. Pode-se deixar mais liquido ou mais espesso, adicionando mais ou menos leite, conforme o gosto. Eu gosto a meio-termo.
26-06-2010, 09:50
3
Vera,
Esse bacalhau ficou com aspecto bonito e delicioso!!!
Obrigada por partilhar
Beijoss
26-06-2010, 12:14
4
Postado Originalmente por Vera Machado Ver Post
esqueci-me de referir que o molho bechamel é temperado com pimenta, noz-moscada e sal q.b. Pode-se deixar mais liquido ou mais espesso, adicionando mais ou menos leite, conforme o gosto. Eu gosto a meio-termo.
Vera,
Obrigada pela informação... Eu também faço assim.. Pois aqui nos USA não encontro em embalagens
já pronto como em Portugal... Beijinhos
26-06-2010, 12:19
5
Vera,
O teu bacalhau esta com um aspecto muito apelativo, e muito bonito.
Deve ter ficado simplesmente uma delicia. Parabéns pelo lindo trabalho.
Obrigada por partilhares a receita... Esta mesmo douradinho como eu gosto.
Beijinhos e obrigada pela partilha.

26-06-2010, 12:28
6
Obrigada
Este soube-nos ainda melhor porque eram as ultimas postas vindas de Portugal. Foi saboreado já a pensar nas saudades. Realmente, não há comidinha fresca como no nosso país.
BeijinhoS
26-06-2010, 12:41
7
Postado Originalmente por Vera Machado Ver Post
Obrigada
Este soube-nos ainda melhor porque eram as ultimas postas vindas de Portugal. Foi saboreado já a pensar nas saudades. Realmente, não há comidinha fresca como no nosso país.
BeijinhoS
Vera,
Como eu te entendo... Aqui também não encontramos bacalhau, chourico etc...nem temos
lojas que vendam ingredientes Portugueses Quando chega alguma coisa de Portugal
e uma festa cá e casa que nem imaginas...O meu bacalhau também acabou estou a espera
dum pouquinho que deve estar a chegar para a semana. Deduzo que também deves ter
dificuldade de encontrares comida Portuguesa por ai... Sim nada como a nossa comidinha
Beijinhos
26-06-2010, 13:46
8
Vera, adoro bacalhau com natas é um prato muito delicioso
O teu bacalhau está com óptimo aspecto
Parabens e obrigada por partilhares
Beijocas
26-06-2010, 13:49
9
Olá Vera, ficou com um aspecto delicioso.
Obrigada, beijinhos
26-06-2010, 19:43
11
Minha querida amiga Vera, que delicia!!!Posso comer um bocadinho??' Depois por favor manda-me a receita completa, ok?
Bjs grds
26-06-2010, 20:35
12
Olá Vera, parabéns, ficou uma maravilha!!!!
Beijinhos!
27-06-2010, 10:07
13
Postado Originalmente por Leonor Cerveira Ver Post
Minha querida amiga Vera, que delicia!!!Posso comer um bocadinho??' Depois por favor manda-me a receita completa, ok?
Bjs grds
Olá Mas a receita não está completa?! Sempre fizeste o salmão com mel? Gostava de saber se gostaste!

Beijinhos
27-06-2010, 10:12
14
esta belissimo o bacalhau!
beijocas
27-06-2010, 10:13
15
Postado Originalmente por ICatarina Ver Post
Vera,
Como eu te entendo... Aqui também não encontramos bacalhau, chourico etc...nem temos
lojas que vendam ingredientes Portugueses Quando chega alguma coisa de Portugal
e uma festa cá e casa que nem imaginas...O meu bacalhau também acabou estou a espera
dum pouquinho que deve estar a chegar para a semana. Deduzo que também deves ter
dificuldade de encontrares comida Portuguesa por ai... Sim nada como a nossa comidinha
Beijinhos
Olá ICatarina Sim, sim... onde estou não há nada de Portugal. Existe uma pequena cidade a cerca de 40 km que vende produtos portugueses (mas nunca lá fui). O que podemos comprar mais perto são pasteis de nata da cadeia de restaurantes O Nandos. É uma tristeza, porque às vezes penso então não estou numa ilha!? Devia haver pelo menos peixinho fresquinho. Mas não, tudo embalado, congelado, etc...o que até contribui ainda mais para a poluição (com tantas caixas, caixinhas, pacotes e pacotões...).

Beijinhos e um excelente fim de semana para todos (",)
 

LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®