SaborIntenso.com
Publicado a 10-12-2009, 16:35
por Rosemarie
Receita de Roupa Velha
Ingredientes:
  • Batatas e hortaliças cozidas e cortadas (cenouras, pencas)
  • Bacalhau
  • Ovos cozidos e desfeitos
  • Cebola
  • Azeite
  • Alho
Nota: As quantidades variam em função do número de refeições pretendido

Preparação:

Refoga-se o alho e a cebola no azeite e quando estiver transparente misturam-se as batatas, as hortaliças e o bacalhau.
Envolve-se bem e deixa-se apurar alguns minutos.

Nota: Tradicionalmente, nas casas das famílias poveiras, o cozido da noite de Natal é já preparado de forma a que sobrem os ingredientes necessários para a confecção da “Roupa velha” no dia 25.


FOTO: Tissue
Fotografias
Roupa Velha-roupa-velha-tissue.jpg  
Quem Fez
magnoliazulMiaaaTissueDuxaMonikaDolphinya
  #1  
Antigo
10-12-2009, 16:42
2
Rosemarie,
Óptima opção para o Natal...
Bjs.
11-12-2009, 11:19
3
ola catarina sim acho uma boa opcao de natal, sabes so conheci este prato quando vivi em lisboa cerca de 4 anos...como sou do norte nao conhecia...mas digo-te fiquei fã.
11-12-2009, 12:25
4
Rosemarie,

E tipo o Bacalhau da Consoada,
Não sabia que eras do Norte! Agora já sei porque as tuas receitas são tão boas...
Os pratos do Norte do pais são muito bons. Como esta o tempo
ai em Bruxelas? Aqui esta um frio horrível acho que hoje a noite vai nevar um pouco hrrrrrr.... Bjs.
11-12-2009, 12:45
5
Catarina eu sou do porto ou seja arredores, meus pais vivem perto da maia...pois mas a vida ja me levou a varios lugares, visto que o meu maridinho e de lisboa ou seja arredores, sao domingos de rana, bem ao lado da parede onde é a neuza...conheco bem aquela zona pois morei la cerca de 4 anos, depois a vida me trouxe a belgica, a procura de melhor...aqui o tempo ta muito frio, para o fim de semana da neve e 7 graus negativos...mas ate agora nada que se compare com o frio do ano passado que chegou aqui aos 19 negativos...tambem ja ouvi nas noticias que por aqui ta um frio de rachar ate as linguas colam no gelo...deu nas noticias da rtp internacional...é tao bom este intercambio com portugueses como nos no outro lado do mim como a internet proporciona esta maravilha.
11-12-2009, 14:15
6
Rosemarie,
Do Porto que cidade linda, pelo menos tem sorte de morar fora do pais e ser casada com um Português. Eu sou do Estoril não sou casada nem tenho filhos... Quer dizer tenho a minha cadelinha que e' como fosse a minha filhota. Mas o pior de tudo e' como somos muito poucos Portugueses
em Virginia Beach não há um único restaurante ou loja de produtos Portugueses.... Que tristeza
Mas como a Rosemarie tambem tenho a RTP Internacional e a Globo do Brasil, para estar a par das noticias que e' o que vale.
PS. De Volta a Portugal, que sortuda a fugir ao frio. Também quero ir hehehe... Mas no verão e' a minha vez. Coma umas comidinhas por mim
Bjs.
31-01-2010, 17:23
7
Olá, eu também sou do norte, e a roupa velha costumo fazer no forno. No dia 24 corto em pedaços as batatas, o bacalhau, e as hortaliças e coloco no frigorífico, no dia 25 coloco num tabuleiro de ir ao forno bastante azeite e cebola cortada em meias luas juntamente com as batatas, o bacalhau e hortaliças. Vai ao forno 30 minutos. Mexer a meio do tempo. É muito bom.
31-01-2010, 18:36
8
Ola Xana27,
Obrigada pela dica... E bem vinda
Realmente o Norte e' muito bonito, para não falar
na Culinária maravilhosa.
Beijinhos
31-01-2010, 19:29
9
Ola meninas,eu tambem sou do Norte,sou de Vila Real ,
e aqui tambem usamos muito a roupa velha,com bastente azeite.
Posso vos dizer que e optímo. bjs.
31-01-2010, 22:03
10
Adoro roupa velha ...Dia 24 cozemos sempre mais batata,couve e bacalhau propositadamente para fazermos a roupa velha no dia 25.

Já agora sou da região do Douro ....mais precisamente da terra das GRAVURAS ....Vila nova de fozcoa....embora tivesse sido criada no Porto,e onde tenho casa ....Mas há cerca de 26 anos regressei ás origens onde gosto muito de viver

Bjs para todos os membros
01-02-2010, 16:36
11
ola meninas obrigado, a roupa velha de facto e muito bom nao so no natal mas como aproveitamento de batatas de bacalhau ao longo do ano...aqui em casa faço varias vezes ao longo do ano...beijinhos
01-02-2010, 19:04
13
Sim isso e verdade...mas da sempre pra aproveitamentos.
18-12-2010, 17:47
14
Olá Rosemarie!
Um ano depois, cá vai o meu comentário!
Adoro roupa velha! Passo o ano a pensar. não nas rabanadas, nem nos sonhos de cenouro ou de abóbora, nada disso...não vejo a hora de comer o meu farrapinho velho!!!! Faço questão de não comer durante o ano, para salivar a pensar nele, nesta época do Natal!
Já falta pouquinho...
Um feliz Natal e um grande beijinho!
19-12-2010, 00:41
15
Tem graça que conheço o nome do prato, mas nunca o fiz, mas depois de ler os vossos comentarios e sujestoes, fiquei tentada a fazer!!!beijocas
28-12-2011, 07:53
17
ola meninas, tbem sou do norte ,mas la de cima da linda cidade de Viana do castelo, e ai tbem comemos roupa velha é uma delicia,mas infelismente tou na suissa a ja alguns anos circunstancias da vida,mas no natal como sempre o tradicional e tenhop a sorte de ter casas com produtos portugueses. bjs para todas e felizes festas
28-12-2011, 09:29
18
Ai, é tão bom!!! Para mim natal não e natal sem o bacalhau com todos mas o que sabe mesmo bem é a farrapada. Há dois anos sobrou tanto que deu para fazer farrapada durante 2 dias e fui eu que comi sempre. Escusado será dizer que os meus intestinos queixaram-se!!! Este ano a minha mãe fez outra comida para o dia 25 mas eu não quis. Lá fiz a minha farrapada pois no natal é mesmo a única coisa que me faz cheirar a natal. Mas sabe-me mesmo bem é comer directamente da frigideira e rapar o fundo!!!
Boa partilha!!!

Beijinhos
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®