Arroz de Peixe com Camarão e Croutons | SaborIntenso.com
SaborIntenso.com
Publicado a 23-10-2011, 08:55
por Coisas minhas da Cozinha
Normalmente nos lares portugueses o domingo é sinónimo de almoço melhorado, como cá em casa não há pretextos para se comer bem, o nosso almoço foi um simples mas saboroso arroz de peixe.
Com esta receita aproveitei para acabar com umas postas de pescada e maruca que andavam às voltas no congelador.
Em termos de economia doméstica há uma regra muito importante que ajuda a poupar e a evitar o desperdício, gastar sempre o que temos há mais tempo no congelador e ir comprando apenas à medida que se precisa. Por muito bom que o nosso electrodoméstico seja, os alimentos congelados perdem qualidades e ao fim de algum tempo começam a ficar queimados pelo gelo, por isso quanto mais cedo os consumirmos, melhor.
Este arroz ficou bastante caldoso, como nós gostamos, os pimentos e os coentros conferiram-lhe um sabor muito fresco.

Ingredientes para 4 pessoas:
2 postas de pescada
2 postas de maruca
200 gr argolas de lulas
12 camarões grandes
1/2 pimento verde
1/2 pimento vermelho
1 cebola grande
5 dentes de alho
2 tomates grandes (bem maduros)
1 ramo de coentros
1 medida e meia de arroz (caneca de leite)
4 fatias de pão para torrar
sal qb
azeite qb
pimenta 5 bagas qb

Preparação:
Pão: Partir as fatias de pão e levar à torradeira para tostar. Depois de frio cortar aos cubinhos. Usei o meu pão de sementes.
Peixe: Cozer com água, sal e as cabeças dos camarões. Seguidamente limpar de peles e espinhas, coar o caldo e reservar ambos.
Retirar a pele aos tomates e partir aos cubos, cortar os pimentos em rodelas finas e picar os coentros grosseiramente.
Descascar e picar a cebola e os alhos temperar com pouco sal, levar ao lume a refogar até alourar, seguidamente juntar os tomates e deixar apurar.
Reservar cerca de 200ml do caldo de peixe, com o restante cozer o arroz durante 10 minutos, juntando apenas um fio de óleo. Retirar o arroz do lume e escorrer antes de estar bem aberto.
Ao refogado adicionar o resto do caldo, as lulas e deixe cozinhar até ficarem macias. Depois junte o peixe, o camarão e os pimentos, quando levantar fervura juntar o arroz, deixar ao lume durante 1 minuto. Servir de imediato polvilhado com os coentros picados e com os croutons.
Bom Proveito!

Dica: Como os tachos mantêm o calor durante muito tempo e para evitar que o arroz continue a cozer, quando já esta na mesa, transfira-o para outro recipiente de preferência um tacho em pirex, ou de barro e não o utilize a tampa.
Fotografias
Arroz de Peixe com Camarão e Croutons-actualizado-recentemente10.jpg  
  #1  
Antigo
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2020 SaborIntenso®