SaborIntenso.com
Publicado a 15-08-2011, 17:35
por Manuel Álvaro
Receita de Raia Alhada III

Na ilha da Culatra, conheci a raia alhada.

Foi confecionada e servida num tacho de barro que chegou à mesa ainda a fritar. Abundante em azeite, com alhos esmagados com a pele, a raia e batatas previamente entaladas em água, também elas no azeite.

A raia pode ser cozinhada já sem pele, ou com pele. Neste caso é necessário raspar bem a pele com uma faca para retirar a sujidade. Ter atenção aos picos aguçados. Verificar se está bem amanhada e corrigir se necessário

Optei por adicionar couve à receita.

Ingredientes para 4 pessoas:

  • 1 kg de Raia
  • couve q.b
  • batatas q.b.
  • 6 dentes de alho
  • azeite
  • sal q.b.
Preparação:

Colocar a couve a cozer e passado 5 min adicionar as batatas
Limpar a raia e lavar.
Num tacho colocar o azeite, a cobrir o fundo mais um bocadinho, com os alhos e a raia.
Ao fim de 5 min virar a raia (demora cerca de 10 min a fritar).
Usar o azeite de fritar para regar as batatas e a couve e adicionar oregãos.
bom apetite

https


FOTOS: Manuel Álvaro
Fotografias
Raia alhada III-raia-alhada-iii-manuel-alvaro.jpg   Raia alhada III-raia-alhada-iii-2-manuel-alvaro.jpg  
  #1  
Antigo
16-08-2011, 08:26
2
Pode parecer pergunta estúpida, mas não sei... Utiliza os dentes de alho com casca porquê?
Beijinhos
16-08-2011, 20:48
3
Postado Originalmente por tixa Ver Post
Pode parecer pergunta estúpida, mas não sei... Utiliza os dentes de alho com casca porquê?
Beijinhos
Chef tixa, Só há dois tipos de perguntas, as que se fazem e as que não se fazem.
Respondendo à pergunta; é por imitação, ví uma rústica panela de barro com o azeite a ferver e os alhos (com casca ) esmagados e a raia e gostei. Pensando no assunto parece-me que é por dar menos trabalho, mas que poderá beneficiar o prato, acho que sim. No Algarve encontra alho com casa nos caracóis, nas ameijoas, na conquilha, etc. Parece-me que evita que o alho queime, por outro lado é só para chamar à atenção.
16-08-2011, 21:13
4
Postado Originalmente por Manuel Álvaro Ver Post
Chef tixa, Só há dois tipos de perguntas, as que se fazem e as que não se fazem.
Respondendo à pergunta; é por imitação, ví uma rústica panela de barro com o azeite a ferver e os alhos (com casca ) esmagados e a raia e gostei. Pensando no assunto parece-me que é por dar menos trabalho, mas que poderá beneficiar o prato, acho que sim. No Algarve encontra alho com casa nos caracóis, nas ameijoas, na conquilha, etc. Parece-me que evita que o alho queime, por outro lado é só para chamar à atenção.
Esclarecida.
Obrigada!
 

LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®