SaborIntenso.com
Publicado a 16-10-2010, 21:59
por Duxa
Receita de Pão Alentejano - MFP

Ingredientes para Várias pessoas:

Massa velha*:
  • 100g de farinha de trigo
  • 4 colheres de sopa de água
  • 1 colher de chá de fermento seco biologico ou 10g de fermento fresco
Massa do pão:
  • 400ml de água morna
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 2 colheres de chá de sal
  • 1 colher de sopa de açucar
  • 700g de farinha de trigo
Preparação:

*Massa velha -é uma pequena porção de massa de pão que se faz préviamente,
e que mais tarde depois de fermentado utiliza-se como fermento para a confecção de novos
pães.

Preparação da massa velha: Dissolva o fermento em água morna e vá adicionando a farinha, até fazer uma bola que massa, amassar bem numa superficie enfarinhada, e deixar a levedar em sitio abrigada no minimo 4 a 5 horas.
Se não quisermos utilizar no próprio dia esta massa, guardamos no frigorifico dentro de um saco plástico fechado, e fica pronta a ser utilizada em qualquer altura.

Colocar os ingredientes por a ordem indicada dentro da cuba, no final adicionar a massa velha, e programar ménu Pão básico, 1000g, tostagem média.

Notas: O sabor do pão ficará melhor quanto mais horas a massa velha fermentar, pois é a fermentação responsavel por a multiplicação de bactérias e leveduras que melhoram o gosto do pão tornando-o com um gosto muito caracteristico.
Pessoalmente gosto de preparar a massa velha de um dia para o outro, o pão fica com um gosto muito semelhante ao nosso tão apreciado pão alentejano.


FOTOS: Duxa
Fotografias
MFP - Pão Alentejano-imag0063.jpg   MFP - Pão Alentejano-imag0065.jpg  
Quem Fez
glutaomagnoliazulRaquel F
  #1  
Antigo
18-10-2010, 12:09
2
Receita devidamente anotada.
Obrigado
Bjs................
08-12-2010, 17:29
3
Grandes dicas Duxa, vou querer experimentar!

agor acom a experiencia da Raquel, fiquei ainda mais tentada! vou tentar fazer hoje a massa velha!beijocas
11-12-2010, 02:47
4
Duxa experimentei e ficou o maximo, vou fazer novamente, adorei!
mas ja e normal, as receitas da Duxa sao sempre maravilhosas! beijocas
11-12-2010, 10:46
5
[quote=magnoliazul;89880]Duxa experimentei e ficou o maximo, vou fazer novamente, adorei!
mas ja e normal, as receitas da Duxa sao sempre maravilhosas! beijocas[/quote

Magnólia onde está a minha fatiazinha com a chouriça????
Vou enviar o avião

11-12-2010, 11:41
6
[quote=Duxa;89892]
Postado Originalmente por magnoliazul Ver Post
Duxa experimentei e ficou o maximo, vou fazer novamente, adorei!
mas ja e normal, as receitas da Duxa sao sempre maravilhosas! beijocas[/quote

Magnólia onde está a minha fatiazinha com a chouriça????
Vou enviar o avião

que espectáculo de avião ! isso é tudo para mim???
fatia com a chouriça??
ok, aqui vai uma carrada delas......beijinhos
11-12-2010, 14:34
7
Ainda bem Magnolia que a tua experiência correu bem, vais colocá-la aqui?

Eu voltei a fazer, desta vez em pães individuais. Ficaram muito bonitos e com bom sabor, quando ainda quentes. Depois de frios, ficaram duros , acho que os deixei tempo demais no forno
11-12-2010, 14:35
8
[quote=Duxa;89892]
Postado Originalmente por magnoliazul Ver Post
Duxa experimentei e ficou o maximo, vou fazer novamente, adorei!
mas ja e normal, as receitas da Duxa sao sempre maravilhosas! beijocas[/quote

Magnólia onde está a minha fatiazinha com a chouriça????
Vou enviar o avião

He Duxa
Tu tens uma verdadeira frota de aviões
30-12-2010, 15:16
9
OBRIGADO PELA DICA DA MASSA VELHA, EIS O RESULTADO

12-08-2011, 23:37
11
Muito Boa Noite:
Depois de ter derramado a massa, você pode me dizer quanto tempo tenho que deixar a fermentar? Depois leva-se ao forno, pode informar a qual temperatura e por quanto tempo ?
13-08-2011, 22:39
12
Postado Originalmente por Amfu64 Ver Post
Muito Boa Noite:
Depois de ter derramado a massa, você pode me dizer quanto tempo tenho que deixar a fermentar? Depois leva-se ao forno, pode informar a qual temperatura e por quanto tempo ?
Olá Boa noite, a temperatura do forno deve ser 200ºC e em aproximadamente 25 minutos o pão ficará cozido, é claro que depende dos fornos, mesmo com esta temperatura os fornos são todos diferentes.
Espero ter ajudado.
17-03-2012, 13:40
13
Boa tarde Duxa,

Tenho uma duvida,

A massa fermentada, fica uma bola grandinha.... Mete-se assim como esta em cima da farinha.... Ou tem que se desfazer aos bocados ?

Cumprimentos
17-03-2012, 18:50
14
Postado Originalmente por Manofsea Ver Post
Boa tarde Duxa,

Tenho uma duvida,

A massa fermentada, fica uma bola grandinha.... Mete-se assim como esta em cima da farinha.... Ou tem que se desfazer aos bocados ?

Cumprimentos
Olá, não sei se chego a tempo.
Costumo esticar um pouco com os dedos, só levemente, para não rasgar a massa e depois coloco-a em cima da farinha. Não é muito relevante, pois a máquina encarrega-se de a misturar.
Depois diga como correu.
Beijinhos.
18-03-2012, 22:12
15
Boa noite, já fiz e ficou muito bom.
Eu meti a massa velha por cima, mas no principio dava me a sensação que a maquina tava só a andar a roda em baixo e a parte de cima da farinha e a massa velha estavam no mesmo sítio... Eu tive receio que a maquina nao conseguisse misturar tudo porque já tinha passado uns 10 a 15m que estava a rodar e peguei na maquina e abanei-a um pouco para aquilo se misturar mais lol nao sei se é normal ou nao aquilo nao misturar logo tudo.
19-03-2012, 20:57
16
Postado Originalmente por Manofsea Ver Post
Boa noite, já fiz e ficou muito bom.
Eu meti a massa velha por cima, mas no principio dava me a sensação que a maquina tava só a andar a roda em baixo e a parte de cima da farinha e a massa velha estavam no mesmo sítio... Eu tive receio que a maquina nao conseguisse misturar tudo porque já tinha passado uns 10 a 15m que estava a rodar e peguei na maquina e abanei-a um pouco para aquilo se misturar mais lol nao sei se é normal ou nao aquilo nao misturar logo tudo.
Olá, ainda bem que gostou, fica um pãozinho com um gosto diferente.
Não sei quantas pás tem, se uma ou duas( depende do modelo), mas sim, é normal a massa no inicio fazer o género de um rolo, não se preocupe.Se as medidas dos liquidos estiverem correctas, a máquina encarregar-se-á de misturar a massa sózinha e bem, não precisa da nossa ajuda. E não vale a pena abanar a máquina, quanto muito de tiver com dúvidas, abra a tampa da máquina e com as mãos estique um pouco a massa, mas verá que não é preciso, ao fim de uma 1h 30m a massa está bem amassada e já com a primeira levedação.
Bjs.
10-03-2013, 15:43
17
Esta receita é fantástica! Tornou-se no meu pão de 'todos os dias'. Muito obrigada pela partilha!
22-09-2013, 23:04
19
Boa noite fiz hoje a massa velha pareceu me muito pouca agua para a quantidade de farinha deixei levedar mas como fica compacta cresceu pouco, após levedar cinco horas guardei no frigorífico pois só irei fazer o pão amanha quando chegar do trabalho, fiz bem ou deveria te-la deixado ca fora ate amanha? Tive medo de se estragar tiro do frigorífico e faço logo o pão ou devo deixar algum tempo à temperatura ambiente?
23-09-2013, 20:30
20
Olá, fez bem em guardar no frigorifico. Pode juntar directamente na restante massa, sem problema.
Espero que tudo corra bem.
Um beijinho.
22-10-2013, 23:21
21
Olá
O meu nome é Maia Marques e comprei há um mês a MFP.

Confesso que fiquei encantada por encontrar uma receita com a massa velha.
Em vários sites afirmavam que não era possivel utilizar a MFP com este tipo de fermento.
Mas eu pesquisei, pesquisei até encontrar esta receita.

Fiquei encantada com o equilibrio da receita. Não tive que mudar nada. O pão ficou logo bom.

OS MEUS PARABÉNS.

No entanto algumas duvidas se me colocam e agradecia imenso que alguem me ajudasse:

1) Pretendo eliminar o sal da receita ( problemas de saúde) será que isso irá alterar a receita ? Será que devo alterar as quantidades dos outros ingredientes ?

2) Temos mesmo que usar fermento de padeiro para fazer a massa velha ? Não podemos fazer como no tempo da minha avó, guardar um bocadinho da massa velha e utilizar para fazer outra massa velha ? Alguem já exprimentou ?

3)O que me tem acontecido é que o pão, apesar de ficar bom não ganha cabeça o que afeta a estética. O que deverei fazer ?

4) Estou a usar farinha Tipo 86, comprei um saco de 40 Kilos ( do tamanho do meu entusiasmo).

Sei que são muitas questões para alguem que é novo no forum mas estou entusiasmadissima e queria fazer um pão o mais tradicional possivel.

A farinha tipo 85 é muito utilizada no Alentejo e o fermento é sempre um bocadinho de massa que deixam levedar entre as utilizações.

O que acham ?

Maia Marques
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®