SaborIntenso.com
Publicado a 13-05-2011, 19:02
por SarinhaT
Receita de Pão Rústico de Azeitonas e Oregãos - MFP
Ingredientes:
  • 300 ml de Água Morna
  • 500 gramas de Farinha para Pão Rústico
  • 1 Chávena de Farinha tipo 65
  • 100 ml de Azeite
  • 1 Chávena de Azeitonas Descaroçadas e aos Pedaços
  • 3 Colheres (Sopa) de Oregãos
  • Manteiga para untar, farinha para polvilhar, papel vegetal para forrar.
Preparação:
  1. Misture o azeite com as azeitonas e os oregãos e deixe a tomar gosto durante algum tempo.
  2. Deite na cuba da Máquina a água, as farinhas e a mistura do azeite com as azeitonas e os oregãos.
  3. Programe no ciclo "Massas". Deixe o ciclo terminar.
  4. Entretanto unte uma forma de bolo inglês com manteiga (ou spray espiga) e forre com papel vegetal. Volte a untar a forma e polvilhe com farinha.
  5. Pré-aqueça o forno nos 220ºC e meta dentro um recipiente com água.
  6. Baixe o forno para os 190ºC e coza durante 30 a 40 minutos.
  7. Se a crosta ainda não estiver ao seu gosto deixe mais uns minutos.

FOTO: SarinhaT
Fotografias
MFP - Pão Rústico de Azeitonas e Oregãos-pao-azeitona1.jpg   MFP - Pão Rústico de Azeitonas e Oregãos-pao-azeitona2.jpg  
Quem Fez
Sandro Vilar
  #1  
Antigo
13-05-2011, 20:13
2
O recipiente da água serve para quê?
Beijinhos
13-05-2011, 21:40
3
Postado Originalmente por tixa Ver Post
O recipiente da água serve para quê?
Beijinhos
Desde que fiz o artisan bread desta maneira (pôr um recipiente de água dentro do forno) e o mesmo ficou super estaladiço por fora e fofinho por dentro tenho feito sempre assim.
O meu forno é dos mais simples e assim ajuda-me a criar alguma humidade no forno o que faz o pão mais fofinho. Pelo menos é o que dizem e eu noto a diferença com o meu forno. Mas acho que depende dos fornos. Também faço isso em muitos bolos para não ficarem tão secos.

Beijinhos
14-05-2011, 23:44
4
Postado Originalmente por SarinhaT Ver Post
Desde que fiz o artisan bread desta maneira (pôr um recipiente de água dentro do forno) e o mesmo ficou super estaladiço por fora e fofinho por dentro tenho feito sempre assim.
O meu forno é dos mais simples e assim ajuda-me a criar alguma humidade no forno o que faz o pão mais fofinho. Pelo menos é o que dizem e eu noto a diferença com o meu forno. Mas acho que depende dos fornos. Também faço isso em muitos bolos para não ficarem tão secos.

Beijinhos
oh sarinha, esse truque não sabia, tenho de experimentar! beijinhos
15-05-2011, 09:39
5
Olá Sarinha,
Está aí um senhor pão, vi a experiência do Sandro e tive de ver de onde vinha a delícia .
Esta receita é muito parecida com uma que coloquei há dias pão de azeite com alecrim e passas, a diferença essencial é que leva 325 ml de água e 600 gr farinha. O recheio esse é só dar asas à imaginação, eu segui mais ou menos a receita.
De facto o azeite dá um sabor espectacular. Comprei ontem um frasco de azeitonas laminadas a pensar em usar em receita de pão, que vi num livro que comprei. Esta tua opção parece-me excelente
Obrigada Sarinha
15-05-2011, 10:55
6
Postado Originalmente por magnoliazul Ver Post
oh sarinha, esse truque não sabia, tenho de experimentar! beijinhos
Mas olha que nos bolos, por vezes, faz com que leve mais tempo a cozer... só que no fim eu noto a diferença! Mas pode variar de forno para forno. Beijinhos
15-05-2011, 10:55
7
Postado Originalmente por Raquel F Ver Post
Olá Sarinha,
Está aí um senhor pão, vi a experiência do Sandro e tive de ver de onde vinha a delícia .
Esta receita é muito parecida com uma que coloquei há dias pão de azeite com alecrim e passas, a diferença essencial é que leva 325 ml de água e 600 gr farinha. O recheio esse é só dar asas à imaginação, eu segui mais ou menos a receita.
De facto o azeite dá um sabor espectacular. Comprei ontem um frasco de azeitonas laminadas a pensar em usar em receita de pão, que vi num livro que comprei. Esta tua opção parece-me excelente
Obrigada Sarinha
Obrigado Raquel... Também queria esse livro do pão... já o tive a desfolhar no Super!! hehe
Beijocas
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®