SaborIntenso.com
Publicado a 13-06-2013, 13:36
por sugar cookie
Receita de Mousse de Morango com Base de Biscoito
Ingredientes para a base:
  • 140g de manteiga amolecida
  • 200g de farinha
  • 40g de açúcar em pó
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 1 pitada de sal
Para a mousse:
  • 450g de morangos arranjados
  • 30ml de sumo de limão
  • 150 a 200g de açúcar (depende da doçura dos morangos)
  • 80ml de água fria
  • 1 colher de sopa de gelatina neutra em pó
  • 500ml de natas para bater
Preparação:

Aquecer o forno a 170 graus e untar uma forma com manteiga (eu uso uma forma quadrada de 20cm).
Para preparar a base, desfazer a manteiga em creme e juntar o resto dos ingredientes.
Misturar até estar tudo incorporado e espalhar no fundo da forma numa camada uniforme. Picar com um garfo e levar ao forno a cozer até estar dourada.
Tirar do forno e deixar arrefecer.
Para preparar o creme, misturar os morangos com o açúcar e o sumo de limão e deixar macerar enquanto se espalha a gelatina sobre a água fria.
Deixar repousar 5 ou 10 minutos, até a gelatina absorver a água toda.
Derreter a gelatina em banho maria, ou no micro ondas por uns segundos.
Colocar os morangos na liquidificadora ou usar a varinha mágica para desfazer tudo até em puré liso.
Juntar a gelatina e mexer muito bem. Levar ao frigorífico até solidificar um pouco (não completamente) cerca de 45 minutos a 1 hora, mexendo de vez em quando, para que solidifique uniformemente.
Bater as natas em chantilly e juntar-lhe o puré de morangos, mexendo delicadamente com uma espátula, de baixo para cima, até que esteja tudo incorporado.
Deitar por cima da base completamente fria, alisar e levar ao frigorífico umas horas até solidificar.
Antes de servir coloco no congelador cerca de meia hora, assim é mais fácil cortar a primeira fatia.


FOTOS: Sugar Cookie
Fotografias
Mousse de Morango com Base de Biscoito-p6120046.jpg   Mousse de Morango com Base de Biscoito-p6120048.jpg  
Quem Fez
Susana Simoes Ferrao
  #1  
Antigo
16-03-2014, 11:59
2
Olà Sugar gostaria de experimentar esta receita, mas tenho uma duvida a base nao leva ovos ou é assim?
Espero pela resposta
Beijinhos
17-03-2014, 14:17
3
Olá Susana, Desculpa só agora responder. Não a base não leva ovos, é um shortbread. Eu já fiz várias vezes, sempre exactamente como diz a receita, e apesar de gostar muito, acho que a base fica sempre um pouco rija. Aconselho-te a bateres a manteiga com o açucar e a baunilha primeiro, até estar bem cremoso e só depois juntar a farinha, mas sem bater demasiado. Eu inclusivamente vou experimentar reduzir um pouquinho a quantidade de farinha de 20 ou 30 gramas.
bjs
19-03-2014, 13:26
4
Postado Originalmente por sugar cookie Ver Post
Olá Susana, Desculpa só agora responder. Não a base não leva ovos, é um shortbread. Eu já fiz várias vezes, sempre exactamente como diz a receita, e apesar de gostar muito, acho que a base fica sempre um pouco rija. Aconselho-te a bateres a manteiga com o açucar e a baunilha primeiro, até estar bem cremoso e só depois juntar a farinha, mas sem bater demasiado. Eu inclusivamente vou experimentar reduzir um pouquinho a quantidade de farinha de 20 ou 30 gramas.
bjs
Olà Sugar ainda vens a tempo, vou entao fazer como dizes e depois mostro aqui o resultado
Obrigado e beijinhos
 

LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®