SaborIntenso.com
Publicado a 06-05-2011, 11:00
por CéliaM
Receita de Bolo de Amêndoa Flagrante
Ingredientes para 8 pessoas:

  • 200g de manteiga
  • 250g de açúcar
  • 1 colher de chá de canela
  • Raspa 1 limão
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 5 ovos
  • 200g de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de fermento químico
  • 150g de miolo de amêndoa
Para o Creme:
  • 300 ml de leite
  • 200 ml de natas
  • 100 g de açúcar
  • 2 gemas
  • 80 g de amído de milho
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 415g de queijo mascarpone (eu aqui só usei 200g de mascarpone, mesmo assim foi muito creme)
  • 100 gr de Amêndoa laminada torrada para a base dos bolos
Preparação:

Comece por torrar os 100gr de amêndoa laminada num tabuleiro no forno.

Bolo: Bater a manteiga com o açúcar, a baunilha, a canela e a raspa de limão, até que fique bem cremoso, vá adicionando os ovos um por um, batendo bem entre cada adição.
Adicione a farinha peneirada com o fermento e bata só até ficar homogéneo.
Junte o miolo de amêndoa, e mexa para incorporar.
Divida a massa pelas formas e leve ao forno pré-aquecido nos 180ºC, por mais ou menos 20 minutos. verifique a cozedura, porque os meus ficaram um pouco secos.
Como não me cabiam as duas formas ao mesmo tempo, tive de cozer um de cada vez.
Retire do forno, e deixe arrefecer por completo.

Creme: Numa tigela misture o açúcar as gemas, a essência de baunilha, o amido de milho e um pouco de leite só para dissolver. Leve o restante leite e as natas ao lume até ferver. Verter sobre o primeiro preparado e mexer bem, passar num passador de rede e voltar ao lume, mexendo sempre até engrossar, colocar numa taça, colar película aderente para não criar crosta e levar ao frigorífico.
Quando estiver frio misturar o creme com o queijo mascarpone e bater bem até ficar um creme liso.

Depois colocar um bolo no prato de servir e colocar uma camada de creme por cima, colocar o outro bolo e mais creme por cima. Decorar com a amêndoa laminada torrada.
Levar ao frigorífico até á hora de servir.


FOTO: CéliaM

Fonte: Flagrante Delícia
Fotografias
Bolo de Amêndoa Flagrante-celiam-albums-receitas-da-celia-picture14506-varias-009-5.jpg  
  #1  
Antigo
06-05-2011, 11:50
2
Este bolo é fantastico, a receita já conhecia da Leonor Sousa, da Flagrante Delicia
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®