SaborIntenso.com
Publicado a 06-09-2015, 21:35
por SusyC
Receita de Bolo de Chocolate com Azeite e Amêndoas (Nigella Lawson)
Ingredientes para 12 fatias:
  • 300 ml de azeite
  • 100g cacau magro em pó
  • 250 ml de água fervida
  • 1 colher de sopa de essência ou extracto de baunilha
  • 300g de amêndoa moída
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 pitada de sal fino
  • 400g de açúcar
  • 6 ovos L
Preparação:
  1. Comece por dissolver o cacau previamente peneirado com a água quente.
    Junte a baunilha e reserve.
  2. Unte com azeite uma forma de aro amovível com 25 ou 26 cm de diâmetro.
    Forre a base da forma com papel vegetal e reserve.
  3. Ligue o forno a 170ºC.
  4. Numa tigela, coloque a amêndoa moída, o bicarbonato de sódio e uma pitada de sal fino. Misture com uma colher e reserve.
  5. Noutra tigela, coloque os ovos, o azeite e o açúcar e bata tudo energéticamente com a batedeira durante cerca de 3 minutos.
  6. Sem parar de bater, adicione a mistura de cacau e bata mais um pouco até ficar um creme homogéneo.
  7. Desligue a batedeira, e com a ajuda de uma vara de arames, envolva bem o preparado de amêndoa moída ao creme de chocolate.
  8. Verta o creme na forma untada e leve ao forno durante +/- 45 minutos. No final desse tempo verifique com um palito se está cozido. O palito deve sair seco, mas com vestígios de "migalhas" de chocolate.
  9. Caso não esteja cozido, deixe mais uns minutos no forno e vá controlando o tempo. (o meu bolo ficou quase 1h até ficar no ponto desejado).
  10. Retire do forno e deixe arrefecer uns 10 minutos dentro da forma. Depois, passe uma faca á volta e retire o aro. Transfira o bolo para um prato de servir e deixe-o arrefecer completamente.
  11. Decore a gosto com amêndoa moída e algumas amêndoas inteiras.
  12. Pode servir acompanhado com uma bola de gelado.
Citação:
Este bolo tem um sabor e textura fora do comum!! Fica com um aspecto de deixar qualquer um com água na boca, pois tal como aparenta, é mesmo um bolo super húmido!! Posso mesmo dizer que se derrete na boca não é um bolo muito doce, nem pesado e nem enjoativo. O sabor do azeite fica muito suavizado e equilibrado com o sabor da amêndoa. É mesmo um bolo de chocolate único, muito saudável e muito fácil de fazer. Recomendo vivamente para um lanchinho de domingo


FOTOS: SusyC

Notas: Eu dupliquei a receita em relação á receita original, pois pretendia um bolinho maior. Mas se pretenderem um bolo mais pequeno, dividam os ingredientes pela metade e usem uma forma de 22 ou 23 cm de diâmetro como pede no site da Nigella.

Fonte: CHOCOLATE OLIVE OIL CAKE | Recipes | Nigella Lawson
Fotografias
Bolo de Chocolate com Azeite e Amêndoas-img_3141.jpg   Bolo de Chocolate com Azeite e Amêndoas-img_3145.jpg   Bolo de Chocolate com Azeite e Amêndoas-img_3163.jpg   Bolo de Chocolate com Azeite e Amêndoas-img_3162.jpg   Bolo de Chocolate com Azeite e Amêndoas-img_3160.jpg   Bolo de Chocolate com Azeite e Amêndoas-img_3153.jpg   Bolo de Chocolate com Azeite e Amêndoas-img_3154.jpg   Bolo de Chocolate com Azeite e Amêndoas-img_3156.jpg  
  #1  
Antigo
08-09-2015, 14:25
2
Ola,fiquei a babar obrigada pela partilha,receita guardada para fazer em breve beijinhos
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®