SaborIntenso.com
Publicado a 29-01-2011, 10:58
por Raquel F
Receita de Bolo de Laranja da Raquel
Ingredientes:
  • 5 ovos
  • 2 chávenas de açúcar
  • 1 chávena mal cheia de óleo
  • 1 chávena de sumo de laranja
  • 3 chávenas de farinha
  • Raspa de 2 laranjas
  • 1 colher de chá de fermento
  • Manteiga e farinha para untar e polvilhar a forma
Preparação:
  • Separar as gemas das claras. Bater as claras em castelo.
  • Bater as gemas com o açúcar até obter uma gemada cremosa.
  • Adicional o óleo sem parar de bater.
  • Juntar a raspa da casca da laranja.
  • Juntar o sumo de laranja e bater até envolver bem.
  • Aos poucos, adicionar a farinha misturada com o fermento, alternadamente com as claras, envolvendo sem bater.
  • Colocar no forno pré-aquecido nos 180º, durante 35 minutos.
Notas:
a) Para fazer este bolo, normalmente uso chávenas grandes, a que chamo almoçadeiras, no entanto podem usar chávenas mais pequenas pois o bolo assim fica realmente grande, levando também mais do que os 35 minutos a cozer. Neste bolo demorou cerca de 45 minutos;
b) Usei apenas 1,5 chávena de açúcar, pois eu não gosto de bolos doces, e mesmo assim acho que podia ter ficado menos doce, mas isso sou eu que tolero pouco o açúcar;
c) Gosto mais de bater primeiro toda a farinha e depois envolver as claras, acho que fica melhor mexido e sem perder qualquer volume.

Não sabia que nome haveria de dar ao bolo, pois já havia muitos, alguns até parecidos mas não iguais. Então, chamei-o assim porque este bolo já anda nas receitas da minha casa e da minha mãe há muito tempo, e é sempre aquele bolo favorito a que voltamos quando já nos cansamos de outras experiências, lembro-me bem de ser miúda e de fazer este bolo .

Francamente adoro este bolo, ao pequeno-almoço e ao lanche ... e nos intervalos também. É fofo, saboroso, aconchegante

Bom Apetite!


Foto: Raquel F
Fotografias
Bolo de Laranja da Raquel-1.jpg  
Quem Fez
glutao
  #1  
Antigo
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®