SaborIntenso.com
Publicado a 27-09-2011, 14:06
por oliviarocha
Receita de Bolo Milfolhas
Ingredientes:
  • 3 placas de massa folhada (usei do LIDL)
  • 2 l de leite
  • 180 gr de maizena
  • 300 gr de açúcar
  • 10 gemas de ovo
  • limão (1 casquinha)
  • um pau de canela
  • uma pitada de sal
  • amêndoa picada q.b
Merengue (decorar):
  • 100 gr de claras
  • 40 gr de açúcar
  • uma pitada de sal
  • 160 gr de açúcar
  • 40 gr de agua
Preparação:

Creme pasteleiro: Começamos por preparar o creme pasteleiro.
Dos 2 litros de leite separamos uma taça e o resto levamos ao fogão com a pele do limão e o pau de canela. Ao leite reservado juntamos as 10 gemas de ovo, os 180 gr de maizena e o açúcar. Bater esta mistura.
Quando o leite começar a ferver juntar a mistura das gemas pouco a pouco e mexer continuamente até que volte a ferver de novo, (já terá espessado) altura em que retiramos o creme do fogão.
Deitar num recipiente e tapar com película aderente tocando o creme (isto evitará que se forme uma capa na sua superfície) Reservamos.

Massa Folhada: Colocamos uma placa de massa folhada sobre um tabuleiro de forno.
Tapamos com papel vegetal e colocamos outro tabuleiro em cima para evitar que a massa folhada suba (só picar a massa não é suficiente).
Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 15/20 minutos aproximadamente, até que a massa esteja dourada.
Repetir este processo com as restantes placas de massa.

Merengue: Começamos por preparar o xarope. Levamos num tacho ao lume os 160 gr de açúcar com os 40 gr de água. Quando se aproximar dos 100 ºC (temperatura a que ferve) devemos começar a bater as claras com uma pitada de sal (na máxima potencia da batedora).
Quando atingirem o ponto de neve juntámos os 40 gr de açúcar e continuamos a bater (em media potencia).
Quando o xarope atingir los 120 ºC (ponto de fio), retiramos do fogo e em fio, muito lentamente vamos entornando o xarope sobre as claras sem parar de bater (media potencia o resto do processo).
Quando terminar de deitar o xarope deve continuar a bater até que o merengue esteja totalmente frio.
Será um processo um pouco demorado, mas dele dependerá o êxito do nosso merengue.

Montagem do bolo: Colocamos uma primeira placa de massa folhada sobre um prato de bolo (onde o vamos servir). Colocamos sobre ela uma boa capa de creme pasteleiro. Repetimos esta operação com as restantes placas de massa folhada. Sobre a última colocamos uma capa muito fina de creme para que ao colocar a amêndoa, esta não caia.
Decorar os laterais com merengue e cobrir a parte superior com a amêndoa.


FOTOS: Olivia Rocha

Fonte: Kanela y Limón
Fotografias
Bolo Milfolhas-3-.jpg.jpg
Visualizações: 1188
Tamanho: 53.6 KB
ID:	32446   Bolo Milfolhas-4-.jpg.jpg
Visualizações: 1801
Tamanho: 44.3 KB
ID:	32447  
  #1  
Antigo
27-09-2011, 14:23
2
Estou simplesmente rendida a este bolo, já o tinha visto no teu facebook e simplesmente adorei, muito bom...

Parabéns

Bjinhos
27-09-2011, 14:37
3
Ficou lindíssimo, uma jóia, parabéns.
27-09-2011, 15:05
4
Eu adoro bolo de milfolhas, é delicioso, e este parece mesmo bem!
Obrigado, bjs
27-09-2011, 22:54
6
K aspeto fantástico. Parabéns
27-09-2011, 22:59
7
Tenho uma kestão.100gr d claras são ktos ml?
29-09-2011, 13:40
8
Postado Originalmente por CLAUDIX Ver Post
Tenho uma kestão.100gr d claras são ktos ml?
Eu pesei... mas são cerca de 3 claras (1 clara de ovo médio pesa entre 30 e 33 g)

O creme leva 10 gemas portanto ainda te sobram claras para fazer outra receita (podes congelar).

Bjs
29-09-2011, 23:12
10
Ai Meu Deus Olívia!!!! Queres-me dar um ataque cardíaco mulher??? Ai o que eu não dava para ter essa factiazinha aqui agora ao pé de mim... acho que ia numa dentada lol
Lindo, como sempre. Excelente apresetação.
Beijinhos
 

LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®