SaborIntenso.com
Publicado a 22-04-2011, 20:50
por ratolinha
Receita de Pão-de-Ló de Ovar III
Ingredientes para 6 pessoas:
  • 11 gemas
  • 2 ovos inteiros
  • 1 pitada de sal fino
  • 200 gr. açúcar
  • 80 gr. farinha trigo com fermento
  • 1 colher chá fermento em pó
  • Margarina para untar
  • Papel vegetal
Preparação:

A chover como gosto, lá me fui enfiar na cozinha, adivinhem a fazer o quê?
Isso mesmo pão-de-ló de Ovar. Nunca tinha feito até hoje e até tinha um certo receio de fazer e sair asneira, mas, se saísse, paciência.
Mas não, ficou uma maravilha. Por isso, meninas, corram para a cozinha e toca a fazer para a Páscoa.
Com a batedeira na velocidade máxima bater as gemas com os ovos, sal e o açúcar, durante 15 minutos. Tem de ser bem batido.
Colocar a farinha e o fermento em pó e envolver cuidadosamente com um rapa-tachos, nada de usar a batedeira.
Untar com margarina uma forma redonda sem buraco e colocar papel vegetal. Untar o papel vegetal.
A forma que usei tem de diâmetro 22 cm.
Verter a massa na forma e levar ao forno pré-aquecido a 180ºc nas duas resistências.
Demorou cerca de 35 minutos.

Nota: se a forma for maior vai demorar menos tempo a cozer (+/- 20 minutos depende), mas não aconselho porque o pão-de-ló vai abater bastante.

Como saber se já está pronto: espetar um palito na massa junto à borda da forma.
Tem de sair seco, e espetar no meio terá de sair húmido para ficar com o creme de ovos moles.

Retirar do forno e deixar arrefecer dentro da forma. Só depois de frio desenformar.






FOTOS: Ratolinha
Fotografias
Pão-de-Ló de Ovar III-pao-lo-ovar3.jpg  
  #1  
Antigo
23-04-2011, 00:14
2
Não vi as diferenças para o Pão-de-Ló da Neuza, mas adoro este assim, de comer à colher.
23-04-2011, 07:49
3
Moito bom , eu tambem estou tentada a fazer esa delicia.
Obrigada pela partilha e fotos.
23-04-2011, 20:03
4
Postado Originalmente por Carvalhovzky Ver Post
Não vi as diferenças para o Pão-de-Ló da Neuza, mas adoro este assim, de comer à colher.
Olá. As diferenças estão nas quantidas de ovos, açúcar e farinha, o meu leva menos quantidade. E principalmente no tempo de cozedura. O da Neuza está menos tempo e fica mais liquido. O meu não fica tão líquido.
beijo
23-04-2011, 20:03
5
Postado Originalmente por Tantra Ver Post
Moito bom , eu tambem estou tentada a fazer esa delicia.
Obrigada pela partilha e fotos.
Olá.
Faz que não te arrependes. Fiz o meu ontem sexta-feira e já quase não há, de tão bom que ficou.
beijo
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®