SaborIntenso.com
Publicado a 12-02-2016, 16:52
por Marta Cunha-Tomar
Receita de Pie de Frutos de Inverno
Ingredientes:
  • 2 embalagens de massa quebrada
  • 60g de ameixas secas
  • 70g de miolo de noz
  • 40g de figos secos
  • 3 ovos
  • 1 gema
  • 2 dl de natas
  • 4 colheres de sopa de açúcar amarelo
  • 1 colher de café de canela em pó
Preparação:

Triture ligeiramente os figos, as ameixas e o miolo de noz.
Bata o açúcar com os ovos e a canela, até obter um creme esbranquiçado.
Acrescente as natas, em fio, junte depois todos os frutos e misture.
Forre uma tarteira com uma massa quebrada, aproveitando o papel vegetal que vem com a massa.
Recheie com o creme anterior.
Na outra massa quebrada, corte tiras com cerca de 1,5 cm de largura.
Pincele o bordo da tarte com água e disponha as tiras sobre o recheio, deixando 2 cm de intervalo.
Volte a colocar mais tiras sobre estas, cruzando-as e pressionando levemente os bordos para que colem.
Pincele a tarte com a gema, previamente dissolvida numa colher de sopa de água, e leve ao forno, pré aquecido a 200º C, durante 30 minutos.
Retire quando estiver dourada, deixe arrefecer e sirva.


FOTOS: Marta Cunha-Tomar
Fotografias
Pie de Frutos de Inverno-dsc01710.jpg   Pie de Frutos de Inverno-dsc01715.jpg  
  #1  
Antigo
16-02-2016, 18:42
2
Que bom aspeto
Apesar de nao apreciar alguns frutos secos, estou tentada a experimentar esta tua receitinha.
Parece me muito saborosa e, torna se diferente das tartes habituais que comemos "todos, ou quase, todos os dias"!!
Bejinho
17-02-2016, 09:48
3
Olá Monika!
Eu também não gosto muito de alguns frutos secos, mas como os tinha lá, vi nesta receita uma boa opção para os utilizar. A receita original usava alperces em vez de ameixas e também dizia para acrescentar 2 maçãs cortadas aos cubinhos, mas eu esqueci-me. Esta tarte não ficou muito doce, mas até gostei do resultado final. O ideal será provar a mistura antes de colocar o preparado na tarte.
Beijinhos
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®