SaborIntenso.com
Publicado a 27-05-2012, 00:52
por Carmen Santos
Receita de Pudim de Pão Velho
Ingredientes para 8 pessoas:
  • 8 ovos
  • 400 ml de leite
  • 400 ml de açúcar
  • 1/3 de pão de mafra envelhecido
  • Caramelo liquido
Preparação:

Num medidor junte os ovos, o leite e o açúcar e misture tudo com a varinha mágica.
Quando já não sentir o açúcar a arranhar o fundo desfaça o pão em pedacinhos para dentro do recipiente e deixe embeber.
Entretanto unta-se uma forma de bolo com caramelo liquido e coloca-se o preparado dentro da mesma.
Coloca-se a forma dentro de um tabuleiro e enche-se com água até pouco mais de meio.
Leva-se ao forno a cozinhar em banho-maria aproximadamente 40 m, com a chama no máximo.

Notas:
  1. Nesta receita tudo depende da quantidade de ovos que se utiliza.
    Os ovos são o ingrediente mestre.
    Cada pessoa utiliza os ovos que quiser e a forma que quiser, desde que se saiba que vai caber tudo dentro dela.
    Eu decidi utilizar 8 ovos mas pode-se utilizar mais, ou menos.
    Coloca-se o número de ovos desejado dentro do medidor, tritura-se com a varinha mágica e vê-se que quantidade marca.
    Consoante a marca que calhar tem que se juntar a mesma quantidade de leite e de açúcar.
    Ao triturar os meus 8 ovos marcou 400 ml, mas pode variar, basta serem de tamanhos diferentes.
  2. Depois de tudo misturado, e se juntar o pão ao preparado, não há um tempo determinado para ficar embebido.
    Vai depender do gosto de cada um, se gosta mais espapaçado, mais tempo a embeber, ou com alguma textura, menos tempo.
    Por exemplo, quando fiz este pudim, deixei o pão embeber só até ter tudo preparado para o cozinhar.
  3. Quem quiser fazer esta receita mais rápido o caramelo de compra é o ideal, mas se preferirem podem fazer a calda.
  4. Em princípio ia fazer esta receita com carcaças ou bolas "velhas", mas o que tinha em casa era pão de mafra e decidi que não seria isso que me iria impedir de realizar a minha experiência , e acho que acabou por resultar melhor do que se fosse com outro pão, porque como tem uma côdea mais consistente, rija, ao ficar embedido e meio de fora do "molho", acabou por ficar meio crocante.
    Modéstia à parte, (e olhem que sou muito crítica comigo mesma), ficou muito bem e numa próxima espero bem que tenha pão de mafra, senão vou comprá-lo à rua de propósito lol.
"Espero que gostem desta receita. Bom Apetite" - Neuza Costa


FOTOS: Carmen Santos
Fotografias
Pudim de Pão Velho-dsc_0152.jpg   Pudim de Pão Velho-dsc_0153.jpg   Pudim de Pão Velho-dsc_0154.jpg   Pudim de Pão Velho-dsc_0155.jpg   Pudim de Pão Velho-dsc_0156.jpg   Pudim de Pão Velho-dsc_0157.jpg   Pudim de Pão Velho-dsc_0158.jpg   Pudim de Pão Velho-dsc_0159.jpg   Pudim de Pão Velho-dsc_0160.jpg   Pudim de Pão Velho-dsc_0161.jpg  

Pudim de Pão Velho-dsc_0162.jpg   Pudim de Pão Velho-dsc_0163.jpg   Pudim de Pão Velho-dsc_0164.jpg   Pudim de Pão Velho-c360_2012-05-27-00-15-00_org.jpg   Pudim de Pão Velho-c360_2012-05-27-00-15-57.jpg  
  #1  
Antigo
 

LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®