Makroud | SaborIntenso.com
SaborIntenso.com
Publicado a 03-02-2011, 17:21
por rami
Eu Fiz Makroud

Estes bolinhos são muito bons, tinha uma amiga Tunisina que os fazia muito bem e como sabia que eu gostava, oferecia-me sempre um prato cheio deles, estes bolinhos são confeccionados mais especialmente na altura do ramadão, quando os mulçumanos cortam o jejum, por ser um bolinho muito consistente.

Massa:
  • 3 (copos de vinho) de semola de trigo
  • 1 (copos de vinho) de manteiga derretida
  • pitada de sal
  • 1 (copos de vinho) de farinha
  • o mesmo copo de água morna (não será preciso levar toda)
  • 1 ou 2 colheres sopa de água de flor de laranjeira (não pus, pois nunca vi isso aqui à venda)
Recheio:
  • 250 de tâmaras sem o caroço
  • canela
  • água de flor de laranjeira
Preparação:

Mistura-se a semola de trigo com a farinha e o sal, mexe-se com uma colher de pau, deita-se a manteiga, mistura-se tudo, junte a água de flor de laranjeira se tiver, e aos poucos junte a água morna e com as mãos vá amassando a massa até ficar homogénea e sem pegar .
Deixe repousar no frigorifico durante 2 horas envolto no filme alimentar.

Entretanto ponha as tamaras a cozer a vapor, até ficarem molinhas, depois é só triturar e juntar uma colher de chá de canela e a água de flor de laranjeira. Mistura-se tudo e deixa-se endurecer no frigorifico.

Divida a massa em várias partes do tamanho de uma laranja, depois é rolar tipo uma salsicha, se a massa se desfizer ao rolar é porque precisa de mais água. Depois de obter uma "salsicha", faça com o dedo uma estradinha ao meio, que é onde vai levar o recheio, (ver foto) faça com o recheio uma outra "salsicha" que vai entrar na estrada traçada com o dedo (ver foto), depois é só puxar a massa de lado de modo a fechar a "salsicha" ou então pode tapar com mais massa por cima se achar mais fácil, volte a rolar tudo outra vez para ficar bem fechada.
Corte em losangolos. Depois é sempre a mesma coisa até acabar a massa e o recheio.

Depois frite tudo numa frigideira em óleo bem quente, até dourar, escorra em papel absorvente, se quiser pode por por cima açúcar em pó ou então passa-las por mel derretido.

Eu fiz alguns fritos e outros no forno, pois há uma receita libanesa que se chama Maamoul, a massa é idêntica aos Makroud, só que são feitos no forno aquecido a 180º e até ficarem ligeiramente dourados.


FOTOS: rami
Fotografias
Makroud-no-forno-mel-acucar.jpg   Makroud-tamaras-vapor.jpg   Makroud-semola-trigo.jpg   Makroud-massa-depois-feita.jpg   Makroud-massa-abrir-ao-meio.jpg   Makroud-fechar-massa.jpg   Makroud-makroud-frito.jpg   Makroud-acucar.jpg  
  #1  
Antigo
08-11-2012, 15:05
2
uma delíciaaaaaaaaaaaaaaaa
Se fizer, acho que vou passar por mel depois de fritos os Makroud.
Obrigada pela partilha. Ficaram lindos e sem dúvida deliciosos.
Bjs
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2019 SaborIntenso®